TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Inconsciente em Freud

Por:   •  19/6/2015  •  Resenha  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  1.830 Visualizações

Página 1 de 2

O inconsciente (resumo)

Sucintamente, posso dizer que o que levou Freud a questionar o inconsciente foi o seu trabalho com as Histéricas, as quais revelavam sintomas físicos que através do hipnotismo eram findados, e que retornavam no momento em que elas retornavam ao seu estado de consciência . Isso levou Freud a especular uma segunda consciência que logo foi designado como inconsciente.

O estado inconsciente não se trata do Inconsciente propriamente dito, mas um estado que nos permite ter acesso a coteúdos que habitam essa “dimensão”, conteúdos que parecem sem significado claro, como pode-se perceber com os sonhos que são conteúdos do inconsciente, porém são conteúdos que possuem uma significação, ou melhor , uma representação.

Logo podemos afirmar que o inconsciente é um sistema ondes localizam-se as representações e simbolismos do objeto numa realidade interior, enquanto os sistemas pré-consciente- consciente abrangem as representações da linguagem associadas à realidade.

Não podemos dizer que o sistema inconsciente trata-se de um espaço, ou uma lixeira interna onde os atos psiquicos não assimilados pela consciência são jogados,ou um lugar onde encontra-se ocupado por conteúdos recalcados. Mas um espaço não anatomicamente falando, um lugar onde os fenômenos e as representações são dinamizadas e assimiladas, onde s elocalizam as pulsões e os afetos e que iterage de forma constante com o sistema pre-consciente-consciente, possibilitando assim a tranfusão de um conteúdo psíquico de um sistema para o outro.

Os conteúdos psicológicos estão em estado de pulsão e que sofrem forças de investimentos energéticos de ambos os sistemas e por meio destas que há a possibilidade de um conteúdo passar para outro sistema, tal como há uma censura entre esses sistemas que delibera sobre a passagem de um conteúdo do sistema ics para o pcs-cs, e sendo este conteúdo negado por esse censura, classifica-se este como conteúdo recalcado, e este ato como o do recalque.

Posso definir o inconsciente metaforicamente como uma espécie de órgão não-físico,ou não-anatômico que absorve a vivência humana,as experiências que proporcionam o contato com os conteúdos, os simbolismos e representações, significa-as e as concretiza de foma peculiar a cada individuo e que esse conteúdo se mantém atemporalmente ifluenciando a consciencia do ser que os obtém,tal como seu modo de lidar com a realidade e consigo mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (36.3 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com