TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A teoria psicanalítica de Freud que propôs que a sexualidade infantil e as motivações inconscientes influenciam a personalidade

Por:   •  9/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  764 Palavras (4 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 4

PERSONALIDADE

Existem 2 perspectivas históricas sobre a personalidade:

- A teoria psicanalítica de Freud que propôs que a sexualidade infantil e as motivações inconscientes influenciam a personalidade;

- A abordagem humanista que focou nossa capacidade interior (personalidade), para o crescimento e auto-realização;

Freud era médico neurologista especialista em transtornos nervosos.Durante sua jornada se deparou com pacientes cujo transtorno não fazia sentido do ponto de vista neurológico. Perda da sensibilidade da mão (medo de tocar órgãos genitais). Surdez e cegueira (causadas por não desejar ver ou ouvir algo que despertasse angustia). Possui uma obra de 24 volumes (1888 e 1939). Inicialmente acreditou que o método da hipnose poderia abrir as portas p/ o inconsciente, mas pacientes possuem capacidades desiguais para o método.

Dedicou-se posteriormente a ASSOCIAÇÃO LIVRE (paciente relaxava e falava o que viesse a mente sem censura). Ele acreditava que comportamentos (sintomas) presentes eram conseqüência de vivências passadas e que a associação livre permitiria o retorno ao inconsciente, ou seja, se o paciente retomasse a lembrança desse fato ficaria livre das lembranças inconscientes dolorosas quase sempre infantis.

MENTE – ICEBERG

Consciente – parte superior do iceberg / inconsciente –parte submersa (pensamentos, desejos, sentimentos e lembranças que não temos ciência). pré-consciente armazena tudo isso por algum tempo, depois vai para o inconsciente.

Para Freud nossos impulsos não reconhecidos se auto-expressam de formas disfarçadas (sintomáticas – nossos hábitos diários, sonhos, atos falhos).

Estrutura de personalidade para Freud: Origina-se de um conflito entre nosso impulsos biológicos agressivos em busca do prazer e as restrições sociais que foram interiorizadas contra eles. Esforço de produzir satisfação sem sentir culpa ou ser punido. Esse esforço e regido por três sistemas integrantes a personalidade.

ID: reservatório de energia psíquica inconsciente em luta constante para satisfazer os impulsos básicos para sobreviver.  
 Assemelha-se ao Inconsciente => reina o princípio do prazer = processo primário. Se não for recalcado pelo principio da realidade tende a buscar satisfação imediata. Ex: recém- nascidos, pessoas que pensam em satisfação no presente se se preocupar com o futuro. Essas pessoas fazem mais uso de álcool, tabaco, drogas...

EGO – A medida que a criança vai se desenvolvendo  aprende a enfrentar o mundo real.o ego operando sobre o principio da realidade. Busca satisfazer os impulsos do id de maneiras realistas que trarão prazer a longo prazo mas sem dor e destruição.

Por volta dos 4 ou 5 anos a criança reconhece as demandas do superego (voz da consciência que força o ego a considerar não só o real quanto o ideal.(como a pessoa deve se comportar). Luta pela perfeição, julgando ações e produzindo sentimento positivos de orgulho ou negativos de culpa. o Herdeiro do complexo de Édipo, constituído pelo precipitado das identificações com as exigências e proibições dos pais.

O ego luta para conciliar id e superego (demandas opostas).

Baseado em seus estudos Freud concluiu que a personalidade (caráter) se forma nos primeiro sete anos de vida, e que os sintomas de seus pacientes tem origem em conflitos mau resolvidos na infância.

Fase s psicosexuais de Freud

Fase

Foco

Oral (0 a 18 m)

Centro de prazer na boca (sugar, morder, mastigar)

Anal (18 a 36 m)

Prazer para aliviar intestinos e bexiga (controle das esfíncteres)

Fálica (3-6 anos)

Zona de prazer nos genitais). Sentimentos sexuais incestuosos

Latência (6 anos a puberdade)

Sentimentos sexuais latentes

Genital (puberdade em diante)

Maturação dos interesses sexuais



Na fase fálica os meninos buscam a estimulação genital e desenvolvem tanto desejo sexual pela mãe quanto ciúmes pelo pai (rivais). Sentem-se culpados e sofrem por medo de serem punidos (castração) por parte do pai. Esse conjunto de sentimentos Freud denomina de complexo de Édipo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (75 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com