TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROTOCOLO DE OBSERVAÇÃO

Por:   •  18/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.780 Palavras (8 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 8

PROTOCOLO DE OBSERVAÇÃO

1. Nome do Observador: Nayara Priscila Rebequi

2. Objetivo da Observação: Observar a rotina e o comportamento dos alunos e funcionários da escola E.M.E.I Sylvia Orthof, e avaliar o desenvolvimento de ambos nesse ambiente.

3. Data da Observação:

Dias do mês: 22 de março à 24 de maio de 2019.

Dia da semana: sexta-feira

4. Horário da Observação:

Período da manhã: Início 07:00 h Término 11:00 h

5. Diagrama da Situação

(anexo)

6. Relato do Ambiente Físico

O local a ser obervado foi na escoal E.M.E.I Sylvia Orthof localizada na rua das Cerejeiras, número 595, Jardim Botânico, Sinop-MT. contém 3 salas destinadas aos professores, 1 almoxarifado, 6 salas para os alunos, 1 biblioteca, 1 banheiro feminino contendo 4 sanitários, 1 banheiro masculino, ambos possuindo a mesma estrutura física, porém no banheiro feminino comportava duchas e um fraldário.

Decorrendo o perímetro da escola, se encontra também um pátio contendo um Datashow que disponibiliza de alguns colchonetes brinquedos para os alunos e juntamente nesse espaço se encontra a biblioteca, aparentemente bem pequena com uma porta apenas e não contém nenhum ar condicionado e nem ventilador, e havendo pouca iluminação deixando o espaço escuro e também pouco arejado. Ademais encontra-se o espaço do refeitório juntamente com o parque que proporciona diversos brinquedos e um espaço aparentemente adequado para a quantidade de alunos, e 1 caixa de areia com vários brinquedos específicos para esse local, e 1 pula-pula. O refeitório contém 6 filas de mesas com bancos, e 1 cozinha ampla e bem organizada, com prateleiras espaçosas possibilitando comportar adequadamente os matérias que nela contém.

As salas em sua estrutura física contendo uma porta, duas janelas amplas, 1 ar condicionado, bem iluminadas com 2 lâmpadas grandes e arejadas, com 6 mesas espaçosas, comportando 4 cadeiras por mesa, as paredes e os armários bem decorados com inúmeros materiais didáticos e educativos, 1 tatame, 1 quadro negro. Cada sala contém um suporte de álcool gel fixado na parede perto da porta, para a higienização das mãos e também contém cortinas blackout na proteção contra o reflexo do sol.

A escola contém um portão para cada espaço a ser acessado, contendo um total de 5 portões, e todos eles com fechaduras altas possibilitando apenas acesso dos funcionários, e no portão da entrada disponibiliza de uma vigia durante todo período de aula.

A estrutura da escola aparentemente foi reformada a pouco tempo, pois a pintura das paredes está com aspecto de novo, e alguns objetos como do fraldário nota-se que também foi trocado recentemente.

O local aparentemente apresenta boa higienização, os banheiros estando sempre limpos, e disponibilizando para o fraldário, materiais para uso no banho dos alunos e também luvas para os funcionários no momento em que for realizar. As salas também estão sempre com as mesas limpas e notou-se que é organizado os armários e limpo todos os dias, e também o tatame, pois observou-se que a funcionária da limpeza os esterilizou com álcool em gel.

Os brinquedos do parque, se altera de tamanho, possibilitando acesso para todas as idades, e a areia é dividida em uma parte mais úmida, onde os alunos utilizando os brinquedos para moldes. Foi possível observar que a cozinha contém 1 máquina de lavar e 2 tanques, onde é feito a lavagem dos objetos da escola.

No almoxarifado contém vários brinquedos e acessórios para os alunos e também materiais diferentes para os professores, porém é um espaço pequeno que permite acesso apenas por uma porta, e não contém janela, mas é tudo organizado em prateleiras, armários e caixas e com identificação para cada brinquedo e acessório.

As salas possuem sua estrutura física iguais, porém apenas contém 1 televisão. A quantidade de mesas e armários se mantém iguais e a quantidade de brinquedos para cada sala depende varia-se, pois notou-se que são os pais que realizam doações desses objetos.

7. Descrição do Sujeito Observado

Os alunos observados aparentemente apresentam sempre estarem bem higienizados, porém uma grande parte dos alunos não vão uniformizados todos os dias, mas sempre vão bem arrumados. Há muitos alunos que chegam atrasados, e outros que faltam quase que semanalmente, observa-se também que a condição de classe de vida, varia um pouco, de baixa a média.

A professora 1, aparenta ter em média 33 anos, de estatura baixa aparentando ter 1,60 e magra, com cabelos loiros e um rosto bem pequeno, ela sempre utiliza legue ou calça, tênis e uma blusa solta, ambas as peças são cores neutras. Seu cabelo sempre está preso em um formato de coque. Demonstra aparentemente um bom humor e empatia perante a todos e nas aulas está sempre disposta a ajudar os alunos para que todos acompanhem o mesmo ritmo de aprendizagem, e aqueles que demonstram mais dificuldades ela procurar aplicar atividades a mais só para ele, e comunicando aos pais do que está acontecendo.

O aluno A, aparenta ter em torno de 5 anos, porém demonstra ser alto pela idade, tem o cabelo cacheado e bem cuidado, e quase sempre falta nas aulas, está sempre arrumado, notou-se que a maioria das roupas dele é de super-heróis, inclusive os calçados. Nas aulas assim que a mãe o deixa em sala, ele leva um tempo até achar o seu local, e ele sempre procura brincar sozinho, porém demonstrando umas brincadeiras estranhas, e para realizar alguma atividade ou dinâmica proposta pela professora, exige muitas tentativas dela e das auxiliares em sala para ele fazer, e muitas das vezes ele não faz. Dificilmente nota-se conato visual com os demais, e tem grande dificuldade na fala, durante a aula diz poucas palavras e muitas com dificuldade, aparenta também estar sempre muito agitado e fazendo barulhos estranhos.

A auxilia B aparenta ter uma idade média de 20 anos, morena, tem o cabelo cacheado, estatura baixa, mais ou menos 1,64 e bem magra, sua expressão facial aparenta sempre estar séria, utiliza roupas escuras e sapatilhas, quase não interage com os professores e nem alunos, durante a aula, permanece a maior parte do tempo sentada, e auxilia os alunos quando a professora lhe dá a ordem, e quando só alunos buscam interagir, ela não demonstra interesse.

A diretora da escola, demonstra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (45.9 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com