TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel da psicoterapia para o estudante de psicologia de uma universidade particular de Manaus, no ano de 2010

Por:   •  1/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 2

1. JUSTIFICATIVA

Nossa pesquisa tem como tema, “O papel da psicoterapia para o estudante de psicologia de uma universidade particular de Manaus, no ano de 2010”. Ela encontra fundamento na realidade atual em que estamos inseridos. Recebemos muitas informações acerca da importância da realização do acompanhamento terapêutico, durante a formação. Isto acaba por nos motivar não só a realizar a terapia, como também a compreender os benefícios de fazê-la, e as conseqüências de não fazê-la. Então, como passar esta idéia em diante? Como divulgar para os demais os benefícios desta prática tão importante e salutar para nossa formação?

Junto a isto, colocamos a própria discussão deste tema. Grande parte da comunidade acadêmica sabe que o papel da psicoterapia é importante, mas se é tão importante, porque é tão difícil encontrar bibliografias direcionadas ou, até mesmo, relacionadas com esta temática? Acreditamos estar fazendo a diferença com este projeto.

Muitos poderão ser beneficiados com a abordagem deste tema, uma vez que todos nós somos interessados: discentes, docentes, instituições de ensino e pacientes. Como imaginar um profissional que aplica uma técnica a qual nunca se submeteu? Como ter a real certeza de sua eficácia sem sequer experimentá-la? Será que nós, acadêmicos e profissionais da área, estamos isentos dos efeitos das psicopatologias?

Após as buscas bibliográficas relacionadas com o tema, nos últimos anos em nosso país, podemos observar alguns destaques relacionados com a temática: prevalência de transtornos mentais menores em estudantes universitários (CERCHIARI, CAETANO, FACCENDA, 2005); representações sociais da depressão em jovens universitários com e sem sintomas para desenvolver a depressão (FONSECA, COUTINHO, AZEVEDO, 2008); psicoterapia para futuros psicoterapeutas: o projeto ecos universitário e a análise transacional (SILVA, PASSOS E RABELO, 2005); psicologia clínica, psicoterapia e o estudante de psicologia (MEIRA, NUNES, 2005), prevalência de depressão entre estudantes universitários (CAVESTRO, ROCHA, 2006); utilização do serviço de saúde mental em uma universidade pública (CERCHIARI, CAETANO, FACCENDA, 2005).

2. PROBLEMA

Qual o papel da psicoterapia para o estudante de psicologia de uma universidade particular de Manaus, no ano de 2010?

3. OBJETIVOS

3.1 Objetivo Geral

Identificar o papel da psicoterapia para o estudante de psicologia de uma universidade particular de Manaus, no ano de 2010.

3.2 Objetivos Específicos

• Identificar a importância da discussão sobre a psicoterapia para o estudante de psicologia;

• Conhecer os tipos de problemas aos quais os estudantes de psicologia estão suscetíveis; e

• Apresentar medidas preventivas e intervenções psicoterapêuticas adequadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (43.8 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com