TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Poder Da Crença No Ambito Cognitivo

Monografias: O Poder Da Crença No Ambito Cognitivo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  1.862 Palavras (8 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 8

O PODER DA CRENÇA: ABORDAGEM COGNITIVA

I. Resumo

II. Introdução

III. Breve Historial

IV. O poder da crença no mundo vigente

V. Abordagem clínico cientifica e jurídica

VI. Crenças que envolvem cultos religiosos

VII. Tipos de Crenças

VIII. Breves considerações

IX. Conclusão

X. Bibliografia

Resumo

Introdução

Breve Historial

Um dos primeiros textos conhecidos com instruções explicitas para investigação criminal foi o Malleus Maleficarum, escrito por dois monges dominicanos, henry kramer e James Sprenger, em 1486, para ser usado pela inquisição.

Neste manual, ”bruxas” e outros criminosos poderiam ser identificados por circunstancias, habilidades e características especificas. Por exemplo, para identificar e acusar uma bruxa, o investigador teria de verificar se era uma mulher, se evidenciava alguma mancha, cicatriz ou marca de nascimento (marca do diabo), se vivia sozinha, se tinha um animal de estimação (demónio sobre a forma de animal, conhecido como “família”),se sofria de perturbações mentais (alucinações visuais ou auditivas),se cultivava ervas medicinais e se não tinha crianças.

De lá pra cá, a raça ariana era tida como a mais perfeita pelos Nazistas (um pensamento propagado por Hitler)… Ao longo de toda a Idade Média, essa ideia foi desenvolvida e materializada pela Igreja católica.

Por exemplo, segundo o ponto de vista de determinadas correntes cristãs, os cátaros da França pareciam reconhecer dois deuses (um do Bem, que seria Jesus Cristo, e outro do Mal). Um ponto que foi traduzido como a razão para a perseguição dos cátaros.

No Egipto antigo, presenciou-se as chamas da biblioteca Alexandria, o ato que ocorreu por causa da divergência entre os cristãos e os pagãos.

Na Antiguidade, seitas esotéricas conceberam a religião judaica como a religião do demônio e viam os judeus como os agentes na propagação dessa religião do pecado. Essa cosmovisão foi resultado de uma crença dualista, isto é, em dois poderes criadores do universo: o Bem e o Mal, identificando os judeus com o Mal, o que os colocou no papel do mal cósmico e os viu como instrumento do demônio. E os judeus por sua vez, guiados pelo Antigo Testamento espelharam em si mesmo de que eles eram os filhos de Deus e que na sua interpretação, os filhos de Deus eram sempre perseguidos.

O Poder da Crença No Mundo Vigente

Segundo as pesquisas, no mundo atual para relacionar o crime com os rituais, importa enquadrar o que é considerado um crime… segundo o Principio da Legalidade, só pode ser punido criminalmente um fato que esteja descrito e declarado como possível de ser punido por lei, anterior ao momento da sua prática.

Na lei americana, um crime, para ser considerado como tal, tem de contemplar sete requisitos (Adler, Mueller & Laufer, 1998)

 Ser um ato humano voluntário e consciente;

 Estar contemplado na lei;

 Provocar danos;

 Existir Culpado;

 Haver concordância entre o ato e a mente criminosa;

 Existir intensão criminosa;

 Haver conhecimento da lei.

Abordagem clínico científica e jurídica

Os crimes rituais são actos ilícitos, contemplados e classificados na lei consoante a sua natureza, que envolve comportamentos rituais. Contudo, o conceito de crime ritual, em si, não é contemplado pela lei… sendo este tipo de crimes classificados e unidos consoante as circunstancias em que são cometidos, bem como a quem se dirigem. Os mais frequentes são inseridos nos crimes contra as pessoas (homicídios,oufenças corporais, violação, crimes sexuais, etc.).Os crimes contras animais que ocorrem em rituais são contemplados na lei de crimes ambientais (decretos-lei nº 9605,de 12 de Fevereiro de 1998, art.º32º);no entanto, para melhor compreender esta tipologia de crimes, e necessário definir dois conceitos : o de ritual e o de crime (Adler, Mueller,& Laufer,1998;Ferreira,1998;Peirano,2003).

Crenças que envolvem cultos religiosos

Entre os cultos religiosos, ou mais referidos como envolvendo crimes rituais são o satanismo e o vudu. O voodoo, vodu ou vodun (que significa “espírito”), como também é chamado, tem por base uma contradição religiosa teista –animista baseada nos ancestrais que crê que todas as coisas influenciam tudo a sua volta,e tem as suas raízes e maias entre os povos fon-Ewe da África ocidental, no pais hoje chamado Benim, anteriormente reino do daomé, onde o vodum e hoje em dia a religião nacional de mais de sete milhões de pessoas. Esta pratica teve também um valor politico, tendo-se desenvolvido e massificado em grande parte no Haiti, na medida em que estava na base da revolta dos escravos negros contra os ocidentais. Muitos brancos forao mortos por envenenamento, movidos pelas crenças do vudu, que envolve ainda rituais vários onde há sacrifício de animais e contactos com os espíritos. existem ainda algumas tribos em África onde se executam outros rituais (que podem ou não ter por base o vudu) tais como praticas de canibalismo e mutilações por encomenda (correa & Marcus ,2008;Harvey,2002; Mbembe,2001; Saueressing,2010.)

TIPOS DE CRENÇAS

O satanismo parece ser o culto religioso mais recorrente na literatura ,estando fortemente relacionado com ritos nos quais ocorrem abusos sexuais de crianças e sacrifícios humanos que, segundo alguns documentos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com