TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Centralização: Distribuição Do Poder No Âmbito Das Organizações

Por:   •  15/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.050 Palavras (5 Páginas)  •  751 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRALIZAÇÃO

A centralização refere-se à distribuição do poder no âmbito das organizações e constitui, portanto, uma das melhores maneiras de resumir toda a noção de estrutura. A estrutura pode ser encarada como constituída e constitutiva (Ransonm Hinings e Greenwood, 1980). No caso da centralização, uma dada distribuição de poder é constitutiva por gerar outras ações – as pessoas obedecem às regras e decisões organizacionais. A centralização também é constituída, pois a distribuição do poder está sujeita a mudança, à medida que grupos e indivíduos os ganham ou perdem poder ao longo do tempo.

A centralização tem sido definida de diversas maneiras, com a ênfase sempre se direcionando à distribuição do poder. Hage (1980) define centralização como “o nível e a variedade de participação em decisões estratégias pelos grupos, relativamente ao número de grupos da organização” (p.65). Quanto maior o nível de participação de maior número de grupos em uma organização, menor a centralização.

Van de Vem e Ferry (1980) definem centralização como o lugar em que se situa a autoridade que toma as decisões em uma organização. Quando a maioria das decisões é tomada hierarquicamente, uma unidade organizacional é considerada centralizada; uma unidade descentralizada, geralmente, implica que a principal fonte de tomada de decisões foi delegada por gerentes de linha a pessoal subordinado” (p. 399).

O que é centralizado e descentralizado?

Dos diversos elementos da centralização, o mais óbvio é o direito de tomar decisões. Se a maioria das decisões se origina no escalão superior, a organização é centralizada. Centralização não é somente uma questão de quem toma as decisões. Um grau reduzido ocorre em situações que envolvem tomada de decisões democráticas e coletivas. (Rothschild e Whit, 1986).

Um outro elemento da centralização é a avaliação das atividades (Dornbush e Scott, 1975: 82). O processo de avaliação envolve a determinação de o trabalho ser realizado de modo apropriado, certo ou pontual. Se a avaliação é efetuada por pessoas do alto escalão da organização, existe centralização, independentemente do nível em que as decisões são tomadas.

Centralização e outras características organizacionais

Examinaremos a relação entre tamanho, tecnologia e fatores ambientais conforme se relacionem à centralização.

Tamanho: Uma política centralizada em relação às qualificações dos empregados aparenta, portanto, contribuir para a delegação e a descentralização do poder.

Um tamanho cada vez maior se relaciona ao uso crescente de regras. Isso conduz à descentralização da tomada de decisões, mas não à perda de controle para a organização. Em organizações menores, os especialistas estão subordinados diretamente ao alto escalão da organização, ao passo que, nas maiores, os problemas são discutidos em um nível descentralizado, porém sob a orientação de regras organizacionais.

A relação entre tamanho e centralização é, portanto, complexa, com um tamanho cada vez maior conduzindo à delegação em algumas circunstâncias. A delegação, porém, normalmente ocorre em um contexto de regras; portanto, um tamanho maior, geralmente, relaciona-se a uma maior centralização.

Tecnologia: As organizações lidam com tarefas que variam no grau de certeza com que podem ser realizadas (Dornbusch e Scott, 1975). A variedade de tarefas desempenhadas em uma organização de acordo com a tarefa a ser realizada.

A tecnologia também permite às organizações controlar o comportamento dos membros. Tecnologia avançada refere-se, nesse caso, especificamente àquela concentrada no nível do fluxo de trabalho; portanto, o gerenciamento participativo torna-se mais eficaz em situações em que a automatização é mais presente.

Relações ambientais: As relações entre tamanho, tecnologia e centralização não são diretas. O mesmo padrão é identificado quando são considerados os estudos das relações entre organizações e seus ambientes.

Uma consideração básica diz respeito ao nível de concorrência que uma organização enfrenta em seu ambiente. Concorrência e estabilidade são importantes características ambientais gerais. Um outro componente importante do ambiente é o grau de incerteza experimentado. Quando o ambiente é muito incerto, as organizações tendem a descentralizar-se (Alexander, 1991).

Centralização e considerações macropolíticas

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (74.4 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com