TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo o Poder Integrador Psicologia Cognitiva

Por:   •  1/4/2023  •  Resenha  •  1.665 Palavras (7 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 7

BECK, A.T.; ALFORD, B.A. O poder integrador da terapia cognitiva. Porto Alegre, Artmed, 2000, cap.1

Em resumo, as informações trazidas no texto de Aaron Beck nos trazem a ideia de como a teoria da terapia cognitiva, dentro de seu contexto, trabalha a cognição dentro da psicoterapia e psicopatologia.

Aaron Back teve como objeto de estudo a depressão e usando a psicanalise, realizou experimentos que a fizessem ser reconhecida como método cientifico, porém sua pesquisa não teve o objetivo esperado, e o levou a descobrir de forma precisa que pensamentos e crenças que eram distorcidas eram os causadores da depressão.

Beck quis desenvolver o tratamento da depressão através de uma terapia focada no presente que buscava soluções dos problemas atuais modificando pensamentos e comportamentos disfuncionais, ou seja, de forma cognitiva.

A Teoria Cognitivo Comportamental de Beck foi desenvolvida ao que, analisando os pacientes depressivos, ele percebe que haviam duas versões de pensamento: uma de livre associação e a outra de pensamentos rápidos sobre si, que está ligada as emoções do paciente. Beck começou a orientar esses pacientes a localizar, avaliar e responder aos pensamentos disfuncionais e irrealistas, e os pacientes apresentaram melhora.

Esse capítulo aborda os aspectos da terapia da teoria cognitiva: desenvolvimento inicial, uma afirmação formal da teoria, problemas e orientações teóricas e tendências futuras.

A teoria cognitiva tem como o foco primário os fatores cognitivos da psicopatologia e da psicoterapia, complementam-se as ideias como motivadores inconscientes na psicanalise, reforço ou condicionamento no behaviorismo. Portanto a estrutura teórica da terapia cognitiva constitui uma teoria das teorias, teoria esta essencial para a prática clínica.

Permite com que o sujeito teste a teoria através de exercícios conjuntamente desenvolvidos ao contexto de seu ambiente natural e em suas crenças, a colaboração só pode ocorrer através de uma estrutura. Para que isso possa acontecer, o terapeuta precisa ter um bom aporte de técnicas de tratamento especifico e ensina-los aos pacientes, não uma estrutura sobre qual o processo de colaboração.

Vamos ver os aspectos do desenvolvimento inicial, afirmação formal de teoria, problemas e orientações teóricas e tendências futuras, cognição é definida como função que envolve deduções sobre experiências, ocorrências e controle de eventos futuros. Podendo ser a chave para transtornos psicológicos. Na

teoria cognitiva clínica, a cognição esta inclusa no processo de identificar e perceber a relações complexas nos eventos.

Existem critérios para os axiomas formais da teoria cognitiva, falaremos brevemente por eles:

• O funcionamento ou adaptação psicológica consiste em significados denominados esquemas.

• A atribuição ao significado consiste em controlar os sistemas psicológicos em suas variáveis.

• Agem de forma interativa o sistema de cognição e outros sistemas.

• Existem implicações da categoria de significados traduzidos em padrões específicos, denominado especificidades do conteúdo cognitivo.

• Mesmo que os significados sejam atribuídos pelo sujeito, pode ocorrer distorções cognitivas ou preconcepção, podendo ser disfuncionais ou maladaptativos.

• Existe a vulnerabilidade cognitiva, que é quando o sujeito é predisposto a fazer construções cognitivas com distorções especificas.

• Tríade cognitiva uma síndrome de significados maladaptativos, são três tipo de componentes interligados de forma negativa na depressão.

• Níveis de significado: significado público ou objetivo e significado pessoal ou privado.

• Níveis de cognição: pré-consciente, não intencional e nível metacognitivo.

• Teleonômicas, esquemas evoluídos para adaptação da pessoa no ambiente.

Em problemas e orientações teóricos, existem aspectos importantes sobre a teoria que são menos conhecidos ou estão atualmente em processo de refinamento, o processamento cognitivo automático consiste no conceito de pensamentos automáticos e inconscientes cognitivos, pois possuem aspectos parecidos, os terapeutas cognitivos usam de técnicas designadas para tornar o pensamento automático em inconsciente, mais sujeitos para a percepção consciente através de técnicas cognitivas, como distrações ou reorientação dos recursos de atenção. Várias linhas de pesquisas tem apoiado a presença de processamento automático pré-concebido nos transtorno de ansiedade, na depressão.

Os recursos de atenção transfixados pode se explicar o problema de fixação de recursos de atenção, teoria geral de que um prejuízo funcional na atividade de organização cognitiva ocorre nos transtornos. A natureza construtiva do significado se da pela forma que a pessoa atribui a situação ou evento um significado, é forma como ela irá se sentir ou comporta-se diante do evento.

Diretrizes futuras, teorias da personalidade. A personalidade pode ser o mais complexo dos constructos cognitivos, senso assim personalidade é o termo aplicado a padrões específicos de processos sociais, motivacionais e cognitivos afetivos, A personalidade pode ser concebida como um eixo integrador, onde inclui processo esquemáticos individuais, que determinam operações dos principais sistemas de analise psicológica, a perspectiva de cognição traz padrões característicos do desenvolvimento e da diferenciação de uma pessoa e seu convívio no ambiente social e biológico.

Estilos é o esquema de memorias específicas, algoritmo para resolver problemas específicos e representações específicas em imagens e linguagens que formam perspectiva, para ativar um estilo é determinado um processo esquemático idiossincrásico que deriva de uma programação genética do sujeito e sua crença cultura, social internalizadas. A teoria cognitiva considera que a personalidade é uma operação coordenada de sistemas complexos que foram selecionados ou adaptados para assegurar sobrevivência biológica.

A natureza evolutiva da teoria cognitiva ocorre juntamente com pesquisas sobre a natureza da cognição. .

Na teoria da terapia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (61.1 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com