TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Processo De Admissão Em Grupos Coesos

Artigos Científicos: O Processo De Admissão Em Grupos Coesos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2013  •  6.816 Palavras (28 Páginas)  •  928 Visualizações

Página 1 de 28

KROENKE, David M. Sistemas de Informação Gerenciais – 1ª Edição. Editora Saraiva, 2012.

Sistemas de informação individuais são sistemas utilizados por um único indivíduo. Como esse sistema tem apenas um usuário, os procedimentos são simples e provavelmente não documentados ou formalizados. Um sistema de informação de grupo de trabalho e um sistema de informação compartilhado por um grupo de pessoas para um determinado fim, que servem de suporte para um determinado departamento as vezes são chamados sistema de informação departamentais ou que prestam suporte a uma determinada função da empresa e são nomeado sistema de informação de funcionais.

Normalmente, os sistemas de grupos de trabalho atendem de dez a cem usuários, os procedimentos são formalizados em problema, eles quase sempre conseguem resolvê-lo dentro do próprio grupo.Sistema de informação empresarias são sistemas de informação que abrangem toda a empresa e prestam suporte as atividades de diversos departamentos, normalmente tem de centenas a milhares de usuários, sendo que os procedimentos são formalizado e extensamente documentado; os usuários são submetidos a um treinamento formal nos procedimentos adotados e também abrangerem muitos departamentos e envolverem possivelmente milhares de usuários, os sistemas empresariais são muitos difíceis de ser alterados , devendo ser cuidadosamente planejada, implementada com cautela. Sistema de informação interempresariais são sistemas de informação compartilhados por duas ou mais empresas independe mentes.

Esse tipo de sistema normalmente envolve milhares de usuários, e a solução dos problemas requer a cooperação entre diferentes empresas, normalmente independentes. Os problemas são resolvidos através de reunião, contrato e, às vezes, processo judicial. Em geral, os dados são duplicados entre as empresas, mas essa duplicação é cuidadosamente administrada. Os silos de informação existem quando os dados são isolados em sistemas de informação separados. Os silos de informação são criados ao longo do tempo, à medida que os sistemas de informação são implementados como instrumentos de suporte para aplicações individuais e de grupo de trabalho.

À medida que as empresas crescem, no entanto, em algum momento esses silos duplicarão os dados e se transformarão em uma fonte de possíveis problemas sérios. Nenhuma empresa planeja criar silos de informação. Eles surgem em decorrência do próprio desenvolvimento da empresa e do crescente uso dos sistemas de informação. Antes de prosseguir, consideremos as diferentes necessidades por sistemas de informação entre esses grupos.

O departamento de organização de eventos está interessado em expandir os eventos isolados. Cada grupo de desenvolverá sistemas de informação de naturezas diferentes. Por não terem praticamente nenhuma relação entre si, esses sistemas podem operar como entidades isoladas por muito tempo, sem nenhum problema. Aliás, ilhas de automação é outro termo para designar os silos de informação. Significa simplesmente grupo de sistemas de informação que operam isolados uns dos outros.

Os silos de informação (ou ilhas de informação) não representam nenhum problema enquanto não começam a compartilhar dados sobre as mesmas entidades. Os sistemas de informação de marketing e vendas, operações, produção e serviços de atendimento ao cliente processam seus próprios dados relativos ao cliente. Primeiro, os dados são duplicados porque cada aplicativo possui o seu próprio banco de dados. Se os aplicativos de contabilidade e marketing/vendas forem separados, os dados do cliente serão duplicados, podendo haver incoerência.

As alterações nos dados do cliente feitas no aplicativo de marketing/vendas podem levar dias ou semanas para chegar ao banco de dados do aplicativo contábil. Durante esse período, os embarques chegarão ao cliente sem atrasos, mas as faturas serão enviadas para o endereço errado. Além disso, quando os aplicativos são isolados, os processos de negócios ficam desconexos. Uma conseqüência desses processos desconexos é a falta de informações empresariais integradas. Isso leva à quarta conseqüência: a ineficiência.

Quando usamos aplicativos isolados, as decisões são tomadas isoladamente. Por fim, os silos de informação podem resultar em aumento de custos para a empresa. Dados duplicados, sistemas desconexos, informações limitadas e ineficiências; tudo isso significa maiores custos. O problema fundamental dos silos de informação são os dados duplicados e armazenados em sistemas isolados. A maneira mais óbvia de corrigir esse problema é eliminar esses dados duplicados armazenando uma única cópia dos dados em um banco de dados compartilhado e revisando os processos de negócios para utilizá-lo. Quando um sistema empresarial é implementado, todos os departamentos que o utilizam devem mudar seus processos de negócios.

Mostra alguns dos departamentos e processos de um hospital envolvidos na rotina de alta de paciente. Antes do sistema empresarial, o hospital desenvolvera procedimentos que lhe permitissem utilizar um sistema baseado em papel e mensagens informais por via telefônica. Cada departamento mantém os seus próprios registros.

Quando o novo sistema de informação empresarial foi implementado, não só os dados foram integrados ao banco de dados, como novos formulários e relatórios computadorizados foram criados. Sistemas empresariais, não eram viáveis até que as tecnologias de rede, comunicação de dados e banco de dados alcançassem um nível satisfatório de capacidade e maturidade no final da década de 1980 e início da década de 1990. Naquela ocasião, muitas empresas começaram a desenvolver sistemas empresariais.

Em parte para utilizar bancos de dados compartilhados, e em parte para utilizar novos formulários e relatórios computadorizados. Uma razão ainda mais importante para a mudança dos processos de negócios era que os dados integrados e sistemas empresariais ofereciam a possibilidade de um nível substancial de eficiência operacional. Reengenharia de processos de negócios, que é a atividade de alteração e criação de processos de negócios com intuito de desfrutar as vantagens dos novos sistemas de informação, a reengenharia dos processos de negócios é difícil, lenta e excessivamente dispendiosa.

Os analistas de sistemas precisam entrevistar o pessoal-chave de toda a empresa para determinar a melhor forma de uso da nova tecnologia. Devido à complexidade envolvida, esse tipo de projeto requer habilidade de alto nível e caras, além de consumir um tempo considerável.

Processos inerentes, que eram procedimentos pré-criados para o uso de produtos de software, pouparam as empresas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.3 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com