TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Processo de nascimento e diferenças entre meninos e meninas

Por:   •  1/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.907 Palavras (8 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 8
  1. Introdução

As crianças começam a ter algum tipo de perceção pessoal como menino ou menina já a partir de 1 ano e meio de idade. Mas é na fase entre 2 e 6 anos que se identificam com outras crianças do mesmo sexo e demonstram comportamentos mais característicos masculinos ou femininos.

Atualmente, a maioria dos especialistas acredita que é uma mistura das características com que as pessoas nascem e das influências culturais e da educação o que acaba determinando como os papéis sexuais se formam e solidificam.

Olhando para o desenvolvimento físico, até a adolescência, meninos e meninas ganham altura e peso mais ou menos da mesma forma, que é contínua e acontece razoavelmente devagar. As diferenças mais marcantes só vêm a aparecer por volta de 12, 13 anos, quando as meninas têm um estirão que somente será alcançado e superado pelos meninos alguns anos depois.

  1. Objetivos

Geral

  • Compreender o processo de nascimento e diferenças entre meninos e meninas.

Específicos

  • Identificar as diferenças entre rapazes e raparigas;
  • Descrever as implicações educacionais.
  1. Metodologia

Para a realização deste trabalho recorreu-se a fundamentos teóricos, consulta de obras bibliográficas e troca de opiniões entre os elementos do grupo de forma a sintetizar os aspetos mais importantes para o tema em causa.

  1. O PROCESSO DE NASCIMENTO E DIFERENÇAS ENTRE MENINOS E MENINAS

De acordo com Mwamwenda (2006), o trabalho de parto é o processo pelo qual o feto é expulso do útero para o mundo exterior. Compreende três fases:

  • Na primeira fase, a mãe sente-se despreocupada e o bebé muda-se para a posição invertida de forma a enfrentar o canal por onde vai nascer. Isto relaxa a respiração da mãe.

Uns dias mais tarde, ou algumas semanas nalguns casos, a mãe começa a sentir algumas contrações no útero. Estas ocorrem em intervalos regulares, que se tornam cada vez mais curtos. Se é a primeira vez que a mãe esta a ter um parto, as contrações podem demorar uma media de 12 (doze) horas. No caso do segundo filho esse período é normalmente mais curto.

  • Na segunda fase do nascimento, o bebe passa o canal do nascimento para as mãos de um medico ou de uma parteira. Uma vez que a grande maioria das crianças africanas nascem em casa e não num hospital, a sogra, a mãe da mulher gravida, ou uma parente, fazem o papel de parteira. A boca e o nariz do bebe são limpos, com um aparato de sucção, de forma a facilitar a respiração do bebe. As vezes o bebe é estimulado a respirar com uma palmada nas nádegas, uma pratica medica comumente utilizada. Essa palmada faz com que o bebe chore, fazendo com que ele respire por si próprio. Depois de o bebe ter conseguido os seus primeiros movimentos de respiração, é amarrado e cortado o cordão umbilical de forma a evitar perdas de sangue por parte do recém-nascido. A tudo isto segue-se um exame medico rotineiro à respiração, à tonicidade muscular, ao coração, aos reflexos, e à irritabilidade, de forma a verificar o estado de saúde do bebé ou a determinar a necessidade de atenção media especial.
  • A terceira fase consiste na expulsão, pelo corpo da mãe, da placenta, do cordão umbilical e da membrana amniótica.
  1. O exame medico do recém-nascido

um teste especial desenvolvido por pediatras, denominado” Apgar”, é utilizado para avaliar a condição física do recém-nascido ao primeiro e ao quinto minuto, apos o nascimento. Este teste pode ser administrado por uma enfermeira ou obstetra. Os aspetos que são examinados são:

  • O ritmo cardíaco (0= sem batidas do coração, 1=batidas do coração menos de 100 (cem) por minuto, 2=100 a 140 (cem a cento e quarenta) batidas de coração por minuto);
  • Respiração (0= sem respiração durante mais de um minuto, 1= respiração irregular e lenta, 2= respiração normal)
  • Tonicidade muscular (0 flácida, 1= algumas flexões nas extremidades, 2= flexão satisfatória, movimento ativo)
  • Cor do corpo (0=corpo azul ou pálido nas extremidades, 1=corpo rosa e extremidades azuis, 2=rosa). O reflexo de irritabilidade é avaliado numa escala semelhante. Um índice de “Apgar” entre 7 e 10 é um sinal de que o recém-nascido está fisicamente saudável. Índices inferiores indicam que existem problemas aos quais tem de se dar atenção.

Este importante serviço não está disponível para os bebés recém-nascidos africanos que nascem em casa, o que evidencia a importância de assegurarmos que os partos ocorram em hospitais ou estruturas medicas similares (MWAMWENDA, 2006).

  1. Diferenças entre rapazes e raparigas

Quando as crianças nascem, os rapazes são conhecidos por serem menos maduros que as raparigas (Mwamwenda 1995; Winzer 1995):

  • No tamanho, as raparigas são mais pequenas e pesam menos que os rapazes.
  • No desenvolvimento corporal, contudo, as raparigas ultrapassam os rapazes em cerca de seis meses.
  • As raparigas atingem 50% da sua altura adulta muito antes do que os rapazes (21 meses para as raparigas e 2 anos (24 meses) para os rapazes).
  • A puberdade nas raparigas começa mais cedo do que nos rapazes.
  • A puberdade cessa nas raparigas mais cedo do que nos rapazes.
  • A adolescência começa nas raparigas muito mais cedo do que nos rapazes.
  • Na generalidade, são concebidos mais rapazes e morrem mais rapazes antes do nascimento.
  • Durante o nascimento, são mais as crianças masculinas que enfrentam as dificuldades, algumas das quais resultando em defeitos de nascimento.
  • Em media, o nascimento de bebés rapazes é mais longo do que o nascimento de bebés raparigas.
  • São mais as crianças rapazes com incapacidades do que as raparigas.
  • São mais as crianças rapazes associadas a surdez, cegueira, atraso mental, fissura no palato, gaguez e problemas de aprendizagem.

Não existem razoes cientificas avançadas para racionalizar tais diferenças (Winzer 1995).

  1. Sumário (Processo de Fecundação)

Traçamos a vida do feto humano desde a conceção ate ao nascimento. Ambos homem e mulher têm 23 pares de cromossomas, e um destes pares carrega consigo as características sexuais “XY” para os rapazes e “XX” para as raparigas. Os cromossomos sexuais do homem e da mulher combinam-se para determinar o sexo do bebe – a combinação de um cromossoma “X” de um homem com um cromossoma “X” de uma mulher resulta numa rapariga; a combinação de um cromossoma “Y” do homem com um cromossoma “X” da mulher resulta num rapaz. Um ovo fertilizado pode dividir-se em dois, resultando em gémeos idênticos e, por vezes, dois ovos podem ser fertilizados por dois espermatozoides diferentes gerando os gémeos fraternos. Fecundação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (120.1 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com