O Projeto Comportamental
Por: Manuella254 • 30/7/2025 • Trabalho acadêmico • 12.607 Palavras (51 Páginas) • 8 Visualizações
PROJETO
EDUQUE COM CARINHO, UM EQUILIBRIO ENTRE O AMOR E O LIMITE
FASE 1
PROJETO PSICOLÓGICO: EDUQUE COM CARINHO
OBJETIVOS:
- Resgatar a autoridade de pais em casa;
- Compreender que professores, terapeutas, familiares e cuidadores são colaboradores no processo de educação dos pais, pois os pais que são os maiores responsáveis pelos seus filhos;
- Aprender a diferenciar atitudes dos filhos referentes ao transtorno que possui de desobediência.
METAS:
- Estabelecer regras com ganhos e perdas visuais em casa, na escola e nos familiares;
- Realizar treinamento com babás, cuidadores, avós e professores;
- Realizar leitura de um texto por mês em casa e vir para discursão com Psicóloga;
- Escrever durante o mês acontecimentos que deveriam ser discutidos e trabalhados;
- Vir o pai e a mãe na primeira sessão do mês com Psicóloga para orientações;
- Pôr para realizar programas bem específicos como: Bio feedback, musicalização, jogos de inteligência e/ou jogos de atenção.
AÇÕES:
- Entregaremos tabelas e colheremos resultados nos atendimentos com os pais;
- Coleta de nome de babás;
- Entrega de material inicial de leitura para pais;
- Traçar como ação DIRETA e IMEDIATA dos pais: Dar autonomia (banho, dormir, alimentar e brincar), intensificar o tempo com o filho, melhorar o ambiente afetivo, ser o modelo de comportamento, demonstrar mais carinho com o filho, para isto devem filmar e trazer em pendrive mensalmente;
- Investir em programa concreto de estimulação ao relaxamento e autocontrole.
ESTRATÉGIAS COMPORTAMENTAIS
PREMIAÇÃO DE COMPORTAMENTOS POSITIVOS:
Todo comportamento estimulado, elogiado ou reforçado terá probabilidade de se repetir. Os prêmios que se podem oferecer devem ser motivadores e a criança precisa se sentir atraída por ela, ou seja, pode ser um abraço, beijo, elogio, carinho, frases de incentivo, privilégios como assistir televisão por mais tempo, horário extra no celular, sair para passear ou até mesmo um presente. O objetivo é elogiar comportamentos positivos para que venham se repetir e passem no decorrer do tempo a fazer parte da vida da criança tornando-se comuns.
MÉTODO DE ECONOMIA DE FICHAS:
É uma tabela contendo comportamentos a serem estimulados na criança. Muito importante que os itens da tabela sejam colocados de forma clara e positiva. Por exemplo: “Isabela, mantenha seu quarto arrumado”, em vez de “Isabela, não bagunce seu quarto”. Esses comportamentos são colocados em um calendário semanal e a cada item da tabela receberá uma nota no fim do dia: 1 ponto, caso o comportamento adequado tenha sido feito corretamente, e 0 ponto caso não tenha sido feito corretamente. A pontuação pode ser realizada de diferentes formas. Por exemplo: desenho um rosto feliz de caneta verde para comportamentos positivos e rosto triste com caneta vermelha para comportamentos negativos. A tabela contara com sete dias da semana e a criança que alcançar determinado número de pontos no fim da semana, após a somatória de todos os itens, poderá ser premiada ou não, conforme combinado. Para esse método dar certo e surtir efeito a técnica deve ser utilizada ininterruptamente por pelo menos 6 semanas. Além da possibilidade da premiação semanal, a criança que for premiada poderá receber uma ficha de plástico no fim da semana que poderá ser guardada em um pote e posterior, trocada por uma recompensa maior.
CONTRATO PAIS-FILHO:
Nada mais é do que um acordo escrito entre pais e a criança. O objetivo do contrato é auxiliar na resolução de um problema específico de comportamento através de sua documentação utilizando-se uma linguagem clara e objetiva. Os pais devem se sentar com a criança, conversar e identificar uma situação problemática. Essa questão é discutida e a solução negociada entre ambas as partes. A partir daí, o contrato poderá ser escrito e assinado por todos. O não cumprimento do contrato resultará em penalidades descritas nele.
MÉTODO DE ANTECIPAÇÃO DE PROBLEMAS:
Uma vez que os pais já identificaram problemas em situações específicas, eles podem determinar regras e alertar a criança ou adolescente sobre isso, antecipando e prevenindo futuras situações problemáticas. Por exemplo: a mãe de Pedro o leva para uma festa de aniversário e antes de chegarem, ela estabelece regras com o Pedro, um plano de comportamento que deve ser compartilhado com a criança sobre como se comportar na festa, antecipando situações problemáticas ocorridas no passado. Pedro havia brigado com um amigo em uma festa anterior além de não ter aceitado brincar com os colegas. Assim, a mãe de Pedro relembrou essas situações problemáticas e orientou sobre o comportamento esperado do filho para essa atual festa e alertou que o não cumprimento resultaria em consequências como o castigo, a perda de privilégios ou prêmios.
MÉTODOS DE PUNIÇÃO COMPORTAMENTAL:
Existem diversos tipos de punições e em nenhum caso serão usadas punições físicas, condutas agressivas ou ameaças. São seis técnicas de punição que podem e devem ser utilizadas para a correção de comportamentos desobedientes, desafiadores e opositivos.
- BRONCA E DESAPROVAÇÃO: Seja calmo, breve, enfático e objetivo na orientação ao seu filho. Enfatizar que você está chateado com o comportamento dele e não exatamente com ele. Isso tem grande diferença pois muitos pais costumam criticar o caráter ou a personalidade da criança, prejudicando imensamente a sua autoestima.
- CONSEQUÊNCIAS NATURAIS POR MAU COMPORTAMENTO: Em determinadas situações os pais podem permitir que consequências naturais por indisciplina ou desrespeito às regras ocorram e assim mostrar a criança o resultado negativo de seu comportamento. Por exemplo, Fabiano desmonta e quebra seu videogame de proposito, a consequência natural disso é ele ficar sem o brinquedo. Não dê outro videogame, não premie comportamentos negativos.
- CONSEQUÊNCIAS LÓGICAS POR MAU COMPORTAMENTO: Gustavo andou de bicicleta na rua, desrespeitando a regra de pedalar apenas na calçada. Consequência lógica: foi proibido de usar a bicicleta por uma semana. Renata estava se recusando a escovar os dentes – foi proibida de comer balas e chocolate até que iniciasse o hábito de escovação diária.
- PENALIDADES POR MAU COMPORTAMENTO: Determinadas atitudes da criança podem merecer penalidades específicas, mas que não tenham relação direta com o mau comportamento. Por exemplo, Renata xingou e bateu no irmão mais novo – Penalidade: Renata está proibida de assistir televisão por um dia. É muito importante que aplique penalidade que tenha significado para a criança.
- CANTO DO CASTIGO: Essa técnica significa uma rápida interrupção das atividades que estavam sendo realizadas por seu filho. Ele é colocado nesse local “chato” imediatamente após o mau comportamento, permanecendo sentado em um banquinho, longe da televisão ou de qualquer coisa legal e deverá permanecer o tempo de um minuto para cada idade. O canto do castigo tem dois objetivos principais: interromper o problema comportamental imediatamente e ensinar a criança a se disciplinar. Se a criança se recusar a ir para o canto do castigo, faça o seguinte: para a criança com menos de 4 anos de idade carregue-a até o canto do castigo e seja enfático na imposição da regra. Caso a criança tenha entre 5 e 12 anos de idade, informe que a recusa de ir imediatamente ao canto do castigo resultará no acréscimo de 1 minuto para cada 10 segundos de demora para o cumprimento da punição. Acrescente os minutos de punição e se mesmo assim a criança continuar a se recusar a cumprir, anuncie que esse comportamento resultará em uma penalidade e faça a penalidade combinada.
- CAIXA DO CASTIGO: O objetivo será apreender os objetos pessoais, como brinquedos, jogos e roupas que a criança deixa espalhado pela casa. Por exemplo, Aline espalha suas bonecas pela casa toda e nunca quer guardar quando a mãe pede. A mãe coloca a caixa do castigo na sala, próximo as bonecas, posicionando também o despertador junto a caixa. Solicita o recolhimento das bonecas e cronometra 2 minutos para que Aline recolha e guarde-as no armário. Se Aline não recolher as bonecas no tempo combinado, a mãe deve recolher as bonecas no chão e as colocar na caixa do castigo.
Por fim, seguem as dicas de guia dos pais, que são dicas para um ambiente doméstico saudável e acolhedor, visando a melhoria da comunicação e harmonia entre membros da casa, diminuindo as possibilidades do desencadeamento ou piora de comportamentos opositivos, desafiadores e desobedientes dos filhos.
...