TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Protocolo de Observação

Por:   •  12/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  721 Palavras (3 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 3

rr[pic 1]

FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU

CURSO DE PSICOLOGIA

DISCIPLINA: PRÁTICA INTEGRATIVA 2017.1

PROTOCOLO DE OBSERVAÇÃO

JOÃO PESSOA, PB

2017

PROTOCOLO DE OBSERVAÇÃO

Nome das observadoras:

Ana Beatriz de Souza – 03027335, Andrezza Leal de Araújo – 03027699, Patrícia Kelly Laurentino Gomes - 03030494 e Solange Augusto Melo - 03028282

Objetivo da observação:

Obtenção de conhecimentos sobre a clínica escola, dando ênfase sobretudo ao setor de psicologia em seu exercício da prática profissional.

Data da observação: 09.06.2017

Horário da observação: 08h00min às 10h00min

Relato do ambiente físico:

Há algumas mesas e cadeiras na entrada da clínica (área coberta).

Em sequência, uma piscina que ocupa um espaço considerável do pátio que antecede a recepção.

Na recepção, um balcão de atendimento com acento para duas recepcionistas. O mesmo ambiente aloca também algumas cadeiras para os pacientes em espera e uma estante com algumas prateleiras onde os estagiários costumam deixar seus objetos pessoais de volume, assim como nós (observadoras) deixamos antes de adentrar às salas.

Dentro das salas onde é realizado o atendimento psicológico captamos os seguintes objetos: SALA 1 – uma poltrona, uma cadeira de escritório, uma estante alocando brinquedos (o que adequa o ambiente para o atendimento também de crianças), um armário baixo fechado contendo gaveta, um quadro exposto na parede e um ar condicionado. Na SALA 2 foram identificados os mesmos objetos, contendo no mais alguns adesivos infantilizados na parede próximo a estante de brinquedos. SALA 3 e 4 também encontramos os mesmos objetos, com exceção da estante com brinquedos e dos adesivos.

Na sala de grupo identificamos tatames, colchonetes, um gaveteiro, uma mesa com cinco cadeiras e um relógio na parede.

Relato do ambiente social:

 Sujeitos presentes: Psicóloga e supervisora Morganna, três estagiários do 9º período: Gabriel, Kalina e Paula, todos da abordagem ACP. Quatro estudantes do 4º período em psicologia: Andrezza, Beatriz, Patrícia e Solange.

Ao entrarmos, já tivemos de início o contato com a Psicóloga Morganna, que nos orientou em nossa visita. Na sala de espera havia uma mulher, um senhor e um casal, observamos enquanto a Morgana tratava com duas recepcionistas da clínica, ao término a mesma nos direcionou ao corredor que dá para as salas. Enquanto nos apresentava a clínica, nos falou sobre as sessões, que duram até 45 minutos. Em seguida nos conduziu até a sala onde é feita a terapia em grupo. Perguntamos o porquê de a sala ter sido arquitetada daquela maneira, com os tatames, os colchonetes e a mesa, a mesma nos contou que o propósito é acolher de forma simples, receptiva e aconchegante os alunos e mentores que passarem por alí. Comentou sobre a utilidade do gaveteiro presente na sala: sua função é arquivar documentos dos estagiários e dos pacientes, os prontuários, as fichas das sessões e toda documentação de psicologia. Contamos com a presença de dois estagiários de início, o Gabriel e a Kalina, que conversaram um pouco conosco sobre suas respectivas rotinas na clínica, os horários e dias de estágio, e em seguida se recolheram para cumprir seus atendimentos fixos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (115.7 Kb)   docx (38.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com