TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É PSICOSSOMÁTICA?

Por:   •  26/2/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.929 Palavras (12 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 12

O QUE É PSICOSSOMÁTICA?

A palavra psico, quer dizer alma, mente tudo que não podemos ver, como desejos, paixões entre outros, já a palavra soma vem do grego, que quer dizer corpo. A psicossomática é a ciência que estuda as doenças orgânicas, que se desencadeia em nosso organismo, que é uma lesão de órgão ou alguma disfunção no sistema nervoso.  Podemos dizer que o organismo possui três vias de respostas, sendo elas a orgânica, a ação e o pensamento, sendo o pensamento o mais evoluído entre os três.

Com isso podemos entender que a psicossomática busca o entendimento do corpo- alma meios de adoecimento. Mello Filho (2002), afirma que psicossomática é uma doença crônica empregada para referir aos sintomas de unidade patológica associados entre uma expressão fisiológica e uma expressão psicológica. Trata-se de fenômenos físicos expressivos em doenças somáticas que manifesta de forma crônica os conflitos psíquicos liberando em sintomas e doenças no corpo. Sendo assim podemos dizer que a somatização ela pode acarretar em doença crônica que afeta nosso físico que podem acarretar em dores estomacais, tremores ou suor entre outros sintomas que vem a se manifestar em nosso corpo.

DISTORÇÃO DA IMAGEM CORPORAL

A imagem corporal refere-se à percepção que uma pessoa tem de seu próprio corpo e os pensamentos e sentimentos resultantes dessa percepção, esses sentimentos podem ser negativos, positivos ou ambos e são influenciados por fatores biopsicossociais. Ou seja, a imagem corporal é a maneira com que a pessoa se vê quando se olha no espelho ou quando imagina ela na sua mente, é a representação mental que as pessoas têm do seu corpo e é a forma que elas acreditam que as outras pessoas têm delas.

A imagem corporal é formada por uma combinação de fatores que são o que a pessoa acredita ser sua própria aparência, como ela se sente em relação ao seu próprio corpo, incluindo altura, peso e como ela sente e controla seu corpo enquanto se move.

A distorção da imagem corporal é um fenômeno comum entre homens e mulheres que influencia na satisfação das pessoas com seus próprios corpos , impactando na saúde mental , pode ser definida como a incapacidade que a pessoa possui de  reconhecer adequadamente de forma  realista o tamanho e a forma do seu corpo, na presença da distorção o sujeito pode-se sentir mais magro ou mais gordo do que realmente ele é, senti que apenas uma parte do seu corpo é maior ou mais desconfortável ou até mesmo não reconhecer algumas partes do seu corpo. Essa distorção está relacionada aos fenômenos perceptivos, como a adaptação visual, e aos diferentes processos cognitivos como a imaginação mental, atenção visual e memória de trabalho.

Esse equívoco ao reconhecer o próprio corpo ou negligencia-lo, faz parte de alguns transtornos alimentares como a bulimia nervosa, que consiste em um transtorno alimentar grave marcado pela compulsão, seguidos de métodos para aliviar o ganho de peso, como a purgação, excessos de exercícios físicos , jejum entre outros, a anorexia nervosa que consiste em um distúrbio alimentar a qual a pessoa tem uma visão distorcida do seu corpo, mesmo magra acha que está gorda  e isso faz com que a mesma possuía  uma obsessão pelo seu corpo e por aquilo que come, o principal sintoma é manter em um peso abaixo do normal por meio de jejum ou pratica excessiva  de exercícios físicos.

A distorção da imagem corporal pode estar presente também em alguns casos de obesidade, pacientes bariátricos e no transtorno dimórfico corporal.

A necessidade de emagrecer ou de possui um corpo perfeito condizente com os padrões sociais impostos pela sociedade, impede que a pessoa tenha uma percepção real de si mesma, causando sofrimento e angústia, é comum a fala “dizem que estou muito magra, eu olho no espelho e só consigo enxergar um corpo gordo”.

A distorção corporal engloba os fatores cognitivos que consiste na expectativa irreal de possui um modelo corporal específico, aspectos comportamentais em que as pessoas evitam situações nas quais o corpo possa estar em evidência e os aspectos perceptuais que é a superestima do tamanho do corpo.

Alguns sinais evidenciam que as pessoas possam estar sofrendo com a distorção corporal como a grande insatisfação em relação ao corpo, manifestando uma repulsa dele, negação da magreza, comentários e queixas de que está gorda, mesmo que o peso esteja abaixo do saudável, emoções e reações negativas em relação ao corpo, queixas frequentes sobre “defeitos” no corpo, baixa autoestima, obsessão em relação aos espelhos, comparações frequentes em relação ao corpo, entre vários outros.

Uma relação conturbada com a própria imagem corporal pode desencadear sintomas leves, como a insatisfação com o corpo ou alterações na percepção corporal, podendo progredir para sintomas mais graves, como desenvolvimento de imagem corporal negativa ou elevada insatisfação corporal e distorção corporal. Alterações na imagem corporal podem trazer consequências desastrosas ao indivíduo, como o desenvolvimento de transtornos alimentares, elevação de sintomas depressivos (ou mesmo, depressão), baixa autoestima, aumento da ansiedade, elevado grau de comparação social, com consequente diminuição da qualidade de vida e saúde dos indivíduos (Cash & Smolak, 2011).

A incapacidade de modular e elaborar satisfatoriamente a tensão interna leva esses pacientes a escoarem a ansiedade pela via somática, por meio de comportamentos autoagressivos e somatizações que intensificam ainda mais a distorção da imagem corporal (CARDOSO, E. A. O. e SANTOS, M. A., 2014).

A distorção da imagem corporal, a insatisfação com a autopercepção da imagem corporal, causa uma preocupação com o alimento, com o peso e com o corpo e pode desencadear um Transtorno da Alimentação, mais conhecido por TA.

Há uma relação entre a insatisfação da imagem corporal e atitudes de risco para desenvolvimento de transtornos alimentares. Portanto a percepção de Imagem Corporal é um determinante para as atitudes alimentares.

 O TA é considerado como problema psiquiátrico que afeta particularmente adolescentes e adultos jovens. São caracterizados por um comportamento alimentar perturbado interferindo na saúde física e mental causando grandes danos biológicos e psicológicos, assim como a morbidade e mortalidade.  Os transtornos alimentares mais comuns são a anorexia e a bulimia.

A anorexia afeta, principalmente, jovens adolescentes, do sexo feminino, numa prevalência de oito a dez vezes mais que o sexo masculino. Voluntariamente reduzem a ingestão alimentar por um medo mórbido de engordar, com perda progressiva e desejada de peso, chegando a graus extremos de caquexia, inanição e até à morte. (SANTOS; PESSA; SANTOS, 1990; CORDÁS, 2004). É considerada uma síndrome psicossomática por compreender alterações somáticas importantes, caracterizadas pela desnutrição energético-proteica, além de distúrbios psicológicos como depressão, fobia, compulsões, preocupação obsessiva com os alimentos e distorção de imagem corporal (RIBEIRO; SANTOS; SANTOS, 1990; MORGAN; NEGRÃO; VECCHIATTI, 2002).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (104 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com