TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Comunicação Interna?

Por:   •  18/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 2

1- O que é comunicação interna?

A comunicação interna é uma área da comunicação integrada, que foca suas ações nos colaboradores de uma empresa. O principal objetivo da comunicação interna é manter os colaboradores alinhados e engajados com os objetivos, causas e discursos da organização.

2- Dê exemplos de fluxos de comunicação descendente, ascendente e lateral. Cite um exemplo de cada.

Descendente -  O movimento acontece de cima para baixo, os diretores passam para os supervisores e os supervisores passam para os subordinados.

Exemplo: As mensagens ou informações que saem do topo decisório e descem até as bases, através dos níveis superiores, até aos empregados.

Ascendente - O movimento acontece de baixo para cima, os subordinados passam para os superiores e os superiores passam para os diretores.

Exemplo: Quando flui uma comunicação dos subordinados para os seus superiores com o objetivo de fornecer informações aos níveis de topo.

Lateral - O movimento acontece para os lados, da mesma posição.

Exemplo: Quando acontece a comunicação entre pessoas do mesmo nível hierárquico que visa a comunicação entre pessoas que estão fora da cadeia de comando, proporcionando uma rápida cooperação e coordenação.

3- Diferencie intranet e house organ.

Intranet é uma rede de computadores utilizada para comunicação interna da equipe de uma corporação, acessível apenas por membros da organização, empregados ou terceiros com autorização de acesso.

House organ é o famoso jornal, boletim ou revista, um veículo de comunicação interna e uma das ferramentas mais antigas utilizadas no meio empresarial, a fim de alcançar uma boa comunicação com o público interno.

Ambos servem para a comunicação, mas de formas diferentes. A intranet é uma rede local privada, com objetivo de facilitar a troca de informações entre os diversos setores de uma empresa. House organ é a denominação dada ao veículo (jornal ou revista) de uma empresa ou entidade, ele geralmente é criado para divulgar os fatos e as realizações da empresa com objetivo de informar, integrar, educar e motivar podendo assumir diferentes configurações, dependendo do público.

4- Explique o que é endomarketing.

Endomarketing pode ser entendido como o Marketing voltado para as ações dentro da empresa, com estratégias para o público interno de uma organização. Então, utilizaremos as mesmas técnicas do Marketing tradicional, só que nesse caso com o público interno, ou seja, com os colaboradores.

Surgiu para motivar, pois é formado a partir de ações de marketing voltadas para melhorar a satisfação e a ligação com o público interno.

5- Leia o texto a seguir e explique resumidamente como o endomarketing é trabalhado em uma das empresas a seguir: Fiat, Golden Cross ou Toyota.

Na Toyota o endomarketing funciona da seguinte forma, os novos funcionários passam por treinamento para entender como é feita a produção dos carros, e quais são as dificuldades e necessidades acentuadas pelos clientes. Após o período, é considerado apto e podem também apresentar ideias para melhoria no dia a dia da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (50.4 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com