TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Antropologia?

Artigos Científicos: O Que é Antropologia?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/2/2015  •  1.582 Palavras (7 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 7

Antropologia é a ciência que tem como objeto o estudo sobre o homem e a humanidade de maneira totalizante , ou seja , abrangendo todas as suas dimensões . A divisão clássica da Antropologia distingue a Antropologia Cultural da Antropologia Biológica .A Antropologia , sendo a ciência da humanidade e da cultura , tem um campo de investigação extremamente vasto : abrange , no espaço , toda a terra habitada; no tempo , pelo menos dois milhões de anos e todas as populações socialmente organizadas . Divide-se em duas grandes áreas de estudo , com objetivos definidos e interesses teóricos próprios : a Antropologia Física ( ou Biológica ) e a Antropologia Cultural , para alguns autores sinônimo de antropologia social , que focaliza , talvez , o principal conceito desta ciência , a cultura . Segundo o Museu de Antropologia Cultural da Universidade de Minnesota a antropologia cultural abrange três tópicos gerais que por sua vez subdivide-se e constituem-se como especialidades : Etnografia / Etnologia , Linguística aplicada à antropologia e Arqueologia .

Antropologia na Atualidade A principal dificuldade em que se debate a antropologia cultural consiste em sua carência de um corpo unificado de conceitos, problema ainda não resolvido . Outro problema com que se defrontam os antropólogos culturais é o fato de estarem desaparecendo as culturas não europeias , ou tradicionais - seu objeto de trabalho habitual por mais de um século - , atropeladas pela cultura de caráter europeu , hoje convertida em universal . Entre eles estão a ecologia humana , que estuda a relação do homem com seu meio e que também ocupa os antropólogos culturais , e a genética humana , que estuda o comportamento dos genes causadores dos traços herdados dos indivíduos e , portanto , trata da variabilidade humana .

Antropologia Cultural Evolucionismo cultural Na época histórica de seu aparecimento como ciência , a antropologia sofreu a influência da idéia dominante no mundo científico : o evolucionismo , consagrado pela publicação de A origem das espécies , de Charles Darwin , em 1859 . As distintas sociedades evoluiriam todas na mesma direção , passando por etapas e fases de desenvolvimento e diferenciação cultural inevitáveis e escalonadas , seguindo uma transformação que levaria do simples ao complexo , do homogêneo ao heterogêneo , do irracional ao racional . Para evitar confusões , muitos antropólogos falam hoje de " sociedades de tecnologia simples " , ou " sociedades de pequena escala " , em oposição a " sociedade de tecnologia complexa " ou " sociedades industriais "

Antropologia Física na segunda metade do século XIX ficou bem clara uma primeira diferenciação dos estudos antropológicos entre os que se referiam ao homem como ser social e os que o tomavam como objeto de estudo do ponto de vista de suas características biológicas . Desde então , a antropologia física se desenvolveu em torno de dois objetivos principais : de um lado , o desejo de encontrar o lugar que o homem ocupa dentro da classificação animal , e averiguar sua história natural; de outro , a intenção de oferecer uma definição inequívoca das diversas categorias em que se pode dividir o conjunto do gênero humano , de acordo com as diferenças biológicas que os homens apresentam entre si . Curiosamente , essa disciplina adquiriu tal importância nos países anglo-saxões que , neles , o termo " antropologia " se aplica quase exclusivamente a ela , enquanto que , nos países da Europa continental , tais pesquisas não costumam ser consideradas propriamente antropológicas e são classificadas como uma forma de paleontologia , a qual é vista como um instrumento da outra .

Identidade cultural é o sentimento de identidade de um grupo ou cultura, ou de um indivíduo, na medida em que ele é influenciado pela sua pertença a um grupo ou cultura.

Formação da cultura brasileira O substrato básico da cultura brasileira formou-se durante os séculos de colonização , quando ocorre a fusão primordial entre as culturas dos indígenas , dos europeus , especialmente portugueses , e dos escravos trazidos da África subsahariana . A partir do século XIX , a imigração de europeus não-portugueses e povos de outras culturas , como árabes e asiáticos , adicionou novos traços ao panorama cultural brasileiro . Também foi grande a influência dos grandes centros culturais do planeta , como a França , a Inglaterra e , mais recentemente , dos Estados Unidos , países que exportam hábitos e produtos culturais para o resto do globo .

Cultura popular, cultura de massa .Estão relacionadas - Cultura Popular pode ser definida como qualquer manifestação (dança, música, festas, literatura, folclore, arte, etc.) em que o povo produz e participa de forma ativa. A cultura popular é o resultado de uma interação contínua entre pessoas de determinadas regiões e recobre um complexo de padrões de comportamento e crenças de um povo . O mais importante na arte popular , ou cultura popular , não é o objeto produzido , mas sim o artista , o povo , a periferia , isso faz com que a arte popular seja contemporânea ao seu tempo. Ao ver a cultura como algo amplo , sem ser um produto , chega-se a conclusão que toda cultura é por definição popular.

Cultura erudita é aquela proveniente de estudos , produzida através de pesquisas , análises teóricas , experimentação .Está ligada à elite , ou seja , está subordinada ao capital pelo fator de viabilizar esta cultura . A separação entre cultura popular e erudita , com a a atribuição de maior valor à segunda , está relacionado à divisão da sociedade em classes , ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com