TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Resumo Fenomenologia

Por:   •  11/5/2020  •  Resenha  •  2.885 Palavras (12 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 12

Cap 7

A fenomenologia reúne muitas vertentes em torno do mesmo núcleo: o método fenomenológico.

Husserl se empenha em fazer da filosofia uma ciência de rigor e a fenomenologia surge como investigação da possibilidade de conhecimento.

A fenomenologia de Husserl surge n filosofia como questionamento da validade total e irrestrita do positivismo como fundamento da ciência. Faz a defesa de que a experiência sensível é o modo como a realidade aparece – contraditória, mutável, perspectival -  e portanto deve ser reconhecida.

Husserl tenta restabelecer na fenomenologia a antiga ligação entre ser e pensamento.

Intencionalidade da consciência – harmonia entre realidade e consciência = Ser é constituído no e pelo pensamento – superando a dicotomia entre sujeito-objeto -  que fundamenta todos os problemas epistemológicos que a filosofia tenta resolver desde Platão.

Husserl recorre a Brentano com o objetivo de reencontrar um lugar para filosofia no campo do conhecimento.

Brentano opôs-se a naturalização da ciência nascente, considerando a possibilidade da psicologia afirmar-se como ciência empírica (experiencial).

Brentano defende que há uma diferença ontológica entre atos psíquicos e atos físicos. Os fenômenos psíquicos correlatos dos atos psíquicos, podem ser percebidos (Ninguém pode verdadeiramente duvidar que o estado psíquico que em si mesmo percebe não existe e não existe tal como percebe). Atos psíquicos são intencionais.

Para Brentano fenômenos psíquicos são fenômenos que contém objetos em si mesmo por meio da intenção (intencionais).

O ato psíquico de ver uma arvore contem, de alguma maneira, as cores, formas e texturas. Estás estão dadas como fenômenos psíquicos como cor-vista, forma-vista, textura-sentida.

A mente = conjunto momentâneo de atos psíquicos (intencionais) -  acessados por introspecção. É possível descrever os atos psíquicos/consciência, objeto de estudo da psicologia. Como conjunto de atos, a mente é um fluxo.

Husserl e a re-união de sujeito e objeto

Usa dois aspectos centrais, a intencionalidade da consciência e a consciência de fluxo.

Crise de fundamentos – ele denuncia a tentativa de fundamentar possibilidade de conhecimento na objetividade (materialismo) ou na subjetividade (idealismo) = “ismos” = psicologismo, sociologismo, etc.

Sufixos = contradição inerente nessas ciências como base epistemológicas para as demais. Ex: psicologia determinar que todo conhecimento verdadeiro é fruto de uma operação mental. Esse mesmo postulado aplica-se a premissa. Psicologia vira psicologismo.

O principal pressuposto – crença numa realidade objetiva acessada pelo sujeito = cisão entre sujeito e objeto.

Husserl se esforça para entender o fenômeno tal como é, não de acordo com as teorias sobre ele. Enquanto a epistemologia, a fenomenologia é um esforço metodológico de desconfiar de todos os pressupostos preconceitos, dogmas e compreensões prévias.

“de volta as coisas mesmas” = de volta aos fenômenos que surgem após a suspensão metodológica da atitude natural pela epoché. Postura ingênua. Crença na imanência da consciência e transcendência dos objetos.

Fenô se esforça a não se submeter a teorias, preconceitos (reduz fenomenologicamente).

Na atitude fenomenológica -  suspensão fenomenológica – consciência é pensada como ato – assim consciência e objeto acontecem concomitantemente, constituindo-se mutuamente. Os fenômenos são, portanto, imanentes (aquilo que é inerente a algum ser ou que se encontra unido, de forma inseparável, à sua essência.)

Fenomenologia para Husserl é a ‘ciência’ do aparecer – estudo dos múltiplos atos intencionais e objetos intencionais.

Fenômenos são constituídos na consciência – ela é a estrutura que fundamenta o conhecimento cientifico e de toda lida cotidiana com a “realidade” – é na correlação intencional que surgem os significados de tudo que aparece.

Superação da dicotomia S x O = Realidade atravessada pelo pensamento, constituída por ele.

Método fenomenológico, 3 etapas.

1 EPOCHE (suspensão) – Abster-se, suspender – nos abstemos de juízos sobre o outro.

2 Redução EIDÉTICA (Eidos = essência) – redução das essências – (eliminar elementos do contexto e da essência naturais).

3 Manifestação das essências.

A redução fenomenológica afasta dos fatos, levando a essências.

EX: Van Den Berg: amigo e garrafa -  a garrafa é garrafa, mas tbm é solidão – significados constituídos na correlação intencional – o significado não é algo que se agrega ao objeto, pois lhe é imanente.

O psicólogo lida com significações e ressignificações? A noção de que cada pessoa tem capacidade de significar e ressignificar suas experiências postula que estas têm uma existência autônoma e independente às quais agregam significações. Permanece velada a dicotomia do sujeito significante e do sujeito significado, mas a significação é constituída na correlação intencional, não realizada por um sujeito dotado da capacidade de significar.

A consciencia não “aborda” um objeto. O modo com o objeto aparece na correlação intencional é apenas isso: um modo de aparecer do fenômeno, que comporta uma infinidade de outros modos.

A fenomenologia de Husserl é epistemologia, pois investiga a possibilidade de todo conhecimento verdadeiro.

Cap 2, 4

“O fenomenologista nunca tem necessidade de hipóteses. As hipóteses surgem quando a descrição da realidade termina prematuramente. A fenomenologia é a descrição da realidade”.

“Leito de procusto: cruel ladrão que oferece hospedagem em sua casa, que contém duas camas, uma pequena e outra grande, aos viajantes baixos, oferece a cama grande e, prendendo-os, estica-os até que caibam perfeitamente. Aos viajantes Altos, oferece a cama pequena, cortando suas extremidades. (APOLODORO 1921/2006) ” mito que expressa o esforço de encaixar uma situação num quando teórico, mesmo que seja necessário distorcê-la para que caiba bem. (MAY, 1993).

Apresentar o sofrimento do paciente tal como experienciado pelo mesmo.

Jantar desmarcado com amigo:

“A experiência subjetiva torna-se acessível através dos objetos ao redor. A garrafa (objeto) revela imediatamente de um só golpe, a solidão de quem aguarda o amigo (sujeito). Não há na experiência a separação interior-exterior, tão corrente na psicologia. Cada esforço que faço para me concentrar no meu puro íntimo, resulta na tomada de consciência do meu ambiente: o quarto, o fogo, a garrafa e, dentro de tudo isso meu amigo ausente (VAN DEN BERG)”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (85.4 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com