TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do texto: Compreender a Fenomenologia

Por:   •  22/3/2019  •  Resenha  •  605 Palavras (3 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 3

        Resumo do texto: Compreender a Fenomenologia.

 

        Marcondes(1999) , no que se refere ao ato de investigar trás três possíveis resultados no processo de investigação: acreditar ter encontrado a resposta da investigação; acreditar ser impossível encontrar uma resposta ou continuar a busca. A fenomenologia é vista como um dos principais representantes do ceticismo ao passo que  a “ atitude fenomenológica”, portanto trás a ideia de investigação constante, havendo certo seguimento entre pensamento cético e fenologia. Então o ceticismo pirrônico é considerado como base do pensamento fenomenológico.

         A fenomenologia é considerada referência na história da filosofia, trazendo contribuições relevantes no pensamento contemporâneo sendo comparada  às revoluções paradigmáticas. A primeira área de influencia da fenomenologia fora da filosofia  foi a psiquiatria, posteriormente atingindo outras áreas como a educação, música, teologia e o simbolismo, logo após a arquitetura, literatura, teatro, antropologia, cinema e política.

         O texto ressalta a importância de frisar a ideia de que fenomenologia não pode ser considerada  uma ideologia tampouco uma simples “escola de pensamento”, sequer  uma “corrente “, nem uma abordagem. Sendo então conceituada como uma forma de acessar o mundo, podendo ser compatível com a psicologia de forma a ser um “explicativo” da realidade psíquica.

        Fenomenologia trás críticas a ciência na qual trás consigo diferentes modos de percepção da realidade , onde ocorre o resgate da subjetividade , havendo uma recolocação no contexto histórico mundano, ou seja reposicionando o sujeito na sua relação com o mundo. Sendo conceituado o fato de “ser sujeito” é estar em uma determinada relação com o objeto.(Freitas, 1990c,p.1.337).

        Husserl relata  que o pensamento fenomenológico possui ligações com cartesianismo tornando - o  uma corrente de pensamento fundamental  para o entendimento da cultura e da evolução do nosso século. Reconhecendo porém que Descartes não realizou  uma investigação  epistemológica aprofundada apontando que o mesmo estabelece um subjetivismo intrínseco , ou seja isolado do mundo. No entanto  em suas Conferências de Paris, menciona que  o ego cartesiano atua sobre um “filosofar  seriamente solupsista”.

        Por meio da influência fenomenológica , propiciou  o progresso de movimentos de pensamentos bastante relevantes nas quais incluem: Filosofias da Existência; Existencialismo; Analítica Existencial.

       Fenomenologia é considerada uma epistemologia, visto que trás o seu conceito como “teoria do conhecimento, bem como “crítica”  do conhecimento estabelecido. Já no que tange a fenomenologia  como uma filosofia,  esta relaciona-se  como “pensar” a realidade. Hosserl defende a ideia de fenomenologia como uma filosofia, porém não sendo vista como uma “escola “ filosófica, mas um ponto de vista sobre reflexão da realidade, sendo um método de pesquisa da referida realidade. Trata-se então de um conhecimento holístico sobre algo, sendo comparada com “aquilo que vem à luz”

       Karl Jaspers(1883-1969)  relaciona a fenomenologia como “psicologia descritiva dos fenômenos da consciência sendo vista como a ciência em si e que sua aplicação prática seria na psiquiatria. Para ele, fenomenologia  são fenômenos psíquicos que não podem ser percebidos diretamente  em contrapartida aos fenômenos físicos.

        A intenção de Husserl(1910-1965) seria desagregar  a filosofia rigorosa da filosofia do “ponto de vista” de forma a vê-la como uma “filosofia absoluta” sendo manifestada como “verdade absoluta” e não como  anseios e de “satisfação humana”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (73.6 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com