TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Resumo Palografico

Por:   •  16/8/2022  •  Ensaio  •  949 Palavras (4 Páginas)  •  72 Visualizações

Página 1 de 4

Teste Palográfico

Simbolismo do espaço

Na escrita temos:

Parte superior: representa o intelectual e espiritual, a expansão e o contato com meio ambiente.

Centro: ego – a vida consciente em vigilia, os sentimentos.

Parte inferior: inconsciente, aspecto material, erotico-sexual, instintos e simbolos coletivos.

Esquerda: relação consigo mesmo, com o passado, a introversão, figura materna, família de origem e fixações infantis.

Direita: relação com o outro, com o futuro, extroversão e autoridade.

Com isso:

Inclinada para frente ou para direita: desejo de sair de si para o mundo e para vida (extroversão – preocupa-se com o mundo exterior e em deixar sua marca nas pessoas e nas coisas). Quanto maior deslocamento para a direta, maior preocupação com o futuro e com aqueles ao seu redor, adiando a satisfação de suas necessidades e impulsos imediatos, trazendo a razão. Maior sociabilidade e estabelecimento de relações sociais e afetivas.

Muito perpendicular: menos se voltará para fora.

Inclinada para tras ou para esquerda: maior resistencia em voltar-se para o mundo e para a vida (introversão – se ocupa de seu mundo interior, dos seus pensamentos, sentimentos e visões). Quanto mais o desenho estiver deslocado para esquerda, mais impulsivo, com satisfação emocional imediata e direta de seus impulsos. Maior preocupação com o passado e seu foco está em si. Maior aversão, afastamento e repulsa.

Perpendicular: mantém equilibrio e que tem graus moderados de extroversão e introversão.

Oscilação entre direita e esquerda: atitudes ambivalentes em relação ao mundo e a vida.

Desloca para cima: por usar musculos extensores, com um movimento de afastamento do corpo, simboliza a reflexão, meditação, abstração e especulação, alguém que não é afetado por considerações de ordem material. Zona para cima simboliza o ar, espírito, divino, logo esta ligada à espiritualidade, mitiscismo e objetivos altos. Quanto mais para cima se concentra o desenho, maior satisfação na intelectualização e na fantasia do que na realidade.

Deslocamento para baixo: usando musculos flexores, com aproximação do corpo, simboliza os instintos primitivos, materialismo e irracionais. Zona ligada à terra, à matéria, ao concreto, ao início, ao inconsciente.Quanto mais para baixo o desenho estiver na folha, mais se sente inseguro, inadequado e que esse sentimento produz depressão do humor. É mais concreto, maior satisfação na realidade do que na fantasia.

Zona média: equilibrio entre a esfera cultura e instintiva da personalidade

Margens para esquerda: ligado ao passado, à fixação em certo período do desenvolvimento psicossocial, à introversão, às regras e à segurança.

Margens para direita: ligada a figuras de autoridade, às situações novas, às metas, aos objetivos, âs mudanças, à capacidade de lidar com situações sociais.

Margens esquerda e superior: atitudes conscientes e reflexiva, e o respeito consciente às normas sociais, cívicas, aos outros e a si, isto é, à educação.

Margens para direita irregulares: Quando uma chega até o final da folha e outra não, pode levar a deduzir uma carência na capacidade de distribuição do espaço. Pode significar temor ou uma falta de energia para realizar um propósito.

Margem para esquerda ampla: descuido em questóes de dinheiro.

Margem para esquerda estreita: indício no sentido econômico.

Alargamento progressivo da margem esquerda: vivacidade e impaciência.

Estreitamento progressivo da margem esqueda: prudência, reflexão e as vezes desconfiança.

Proximidade entre as linhas: desejo de se aproximar do outro. Tentativa de obter o máximo redimento no insvestimento de tempo, dinheiro ou esforço.

Maior distancia entre as linhas: dificuldade de relacionamento com o outro, tendência de isolamento tanto físico como psicológico.

Linhas muito próximas, se cruzando: comportamento de excessiva proximidade em relação ao outro, sem respeitar limites.

Linhas ascendentes: meta alta para qual é necessario escalar, subir animado pelo entusiasmo, pelo zelo, pela ambição ou pela necessidade de ação.

Linhas descendo: impulso fraco, propenso à fadiga ou teme obstáculos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (41.6 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com