TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SISTEMA DE CORREÇÃO

Por:   •  31/5/2020  •  Seminário  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 2

SISTEMA DE CORREÇÃO

Oferece uma análise qualitativa dos desenhos.

A interpretação final dos resultados permite classificar o desenvolvimento COGNITIVO da criança ou seja, seu nível de MATURIDADE CONCEITUAL,  em relação ao seu grupo normativo, através de faixas de classificação.

Quatro formas de resultado são possíveis de serem examinadas, a partir dos resultados brutos obtidos pela criança, de acordo com o sexo e o tipo de figura desenhada.

  1. RESULTADO PADRONIZADO: É obtido pela forma pela forma Z(Z=(X-X)/S), que considera o resultado bruto, a média e o desvio padrão do grupo. Após esta transformação obtivemos um resultado padronizado, utilizando a média de 100 e o desvio padrão de 15, que é uma medida utilizada nos testes de inteligência, a partir da equação, RP=Z (15)+100.
  2. RESULTADO EM  PERCENTIL: Expressa a pontuação do individuo, comparando-a com um grupo de 100 pessoas. Ele indica a percentagem de pessoas que se situa abaixo de um determinado resultado. A média de um percentil é de 50. Ex: o percentil de 78 indica que 77% das pessoas estão abaixo daquela pontuação.
  3. INTERVALO DE CONFIANÇA: É uma medida de probabilidade, indicando onde estariam os resultados de uma criança, se testada 100 vezes, em 90%, 95% ou 98% dos casos. Esta medida dá maior confiabilidade no diagnóstico da criança. O intervalo de confiança é calculado a partir do erro padrão de medida, que é representado por EPM = DP. 1-a. Assim sendo para um intervalo de 90% de confiança teríamos +- EPM x 1,64,  para  95% teríamos  +- EPM x 1,96, e ainda para 99% de intervalo de confiança seria +- EPM x 2,58. Este resultado é calculado para cada tipo de figura desenhada, dentro de cada faixa etária.
  4. FAIXAS DESENVOLVIMENTAIS: é utilizada para fazer uma avaliação geral da criança, em termos do que seria esperado para sua faixa etária. Leva em consideração um conjunto de itens, determinados para o tipo de figura, idade e sexo da criança, que aparecem segundo as seguintes categorias de freqüência:

  1. Esperados  (86 – 100%)
  2. Comuns  (51 – 85%)
  3. Incomuns  (16 - 50%)
  4. Excepcionais  (1- 15%)  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (48.8 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com