TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sexo Segundo Freud

Trabalho Universitário: O Sexo Segundo Freud. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2014  •  3.476 Palavras (14 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 14

Universidade Federal da Paraíba

Centro de Ciências, Letras e Artes

Curso de Filosofia

Disciplina: Introdução a Psicologia

Professor: Rodolfo Tsuyoshi Manabe

Aluna: Ana Carolina Andrade e Silva

Matrícula: 011316972 Período: 2014.2

João Pessoa,2014

O Sexo Segundo Freud

Trabalho proposto pelo professor,

Rodolfo Tsuyoshi Manabe

com tema livre, como avaliação

da segunda nota do segundo período .

João Pessoa,2014

Ana Carolina Andrade e Silva

O Sexo Segundo Freud

Trabalho proposto pelo professor,

Rodolfo Tsuyoshi Manabe

com tema livre, como avaliação

da segunda nota do segundo período .

Data de Entrega: 18 de Fevereiro de 2014

Professor Rodolfo Tsuyoshi Manabe

Universidade Federal da Paraiba

Centro de Ciências, Letras e Artes.

____________________________________

O Sexo Segundo Freud

Resumo

O texto expõe as teorias de Freud sobre o desenvolvimento da sexualidade desde seu nascimento, explicando de forma simples todas as descobertas, etapas e até pressupostos distúrbios, enfrentadas pelas pessoas desde criança até a idade adulta ou considerável para a perpetuação da espécie. Idealizador da psicanalise, renomado no mundo inteiro Freud estava adiante em sua época, seus conceitos deixaram uma geração de conservadores perplexos causando sempre muitas críticas em suas investigações.

Palavras Chave: sexo, desenvolvimento, distúrbios.

ABSTRACT

The text exposes Freud's theories on the development of sexuality from birth, explaining in simple terms all discoveries, steps and even assumptions disorders faced by people from child to adult or considerable age for the perpetuation of the species. Founder of psychoanalysis, renowned worldwide Freud was ahead in his time, his concepts have left a generation of conservatives always perplexed causing widespread criticism in their investigations.

Key words: gender, development disorders.

Sumário

Introdução_________________________________________________1

O Sexo____________________________________________________2

O Sensual e o Genital________________________________________3

A Evolução Sexual___________________________________________4

O Complexo de Édipo________________________________________6

O Complexo de Castração____________________________________9

Conclusão_________________________________________________10

Referências________________________________________________11

Introdução

A interpretação de Freud sobre o sexo escandalizou a sociedade em que vivia, em uma época um tanto quanto conservadora, a afirmação de que a sexualidade está presente em bebês, em todo o nosso corpo e muitos dos distúrbios apresentados por adultos como as neuroses tem uma ligação inconsciente com nossa sexualidade foi muito criticada e até refutada por alguns membros mais conservadores da sociedade, no entanto com o passar do tempo foram aceitas e inseridas de tal forma no nosso cotidiano que até nos dias de hoje ainda podem ser utilizadas na forma de base para pesquisas ou ainda como teoria para identificação de distúrbios.

1

O Sexo

De acordo com Freud a sexualidade é uma dimensão humana essencial, e deve ser entendida na totalidade dos seus sentidos. A teoria da sexualidade infantil começou a ser pesquisada durante tratamentos clínicos em seu consultório, nos quais observou transtornos psicológicos apresentados por seus pacientes já adultos. Ele buscava tratar os distúrbios de histeria. Neste sentido, pode-se perceber que a criança não foi o ponto de partida, nem tão pouco o desejo de estudo de Freud mas a busca por solucionar os problemas emocionais apresentados por seus pacientes.

A fim de entender sobre sexualidade infantil torna-se importante primeiramente compreender a diferença existente entre “sexo” e “sexualidade”. Enquanto o Sexo é entendido a partir do biológico, remetendo-se a ideia de gênero, feminino e masculino, a sexualidade vai além das partes do corpo, constituindo-se como uma característica que está estabelecida e está presente na cultura e história do homem.

Em seus trabalhos Freud defende que a sexualidade surgiria na criança desde seu nascimento, e que o mau desenvolvimento dessa sexualidade pode ser a causa das neuroses.

Como um instinto, que segundo nosso autor é uma força que nos excita continuamente pelo qual o ser busca atingir prazer, ele se manifesta desde o nascimento, porém esse prazer na infância não é o mesmo no adulto, já que no adulto seu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com