TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho da Disciplina Clínica da Atenção Psicossocial

Por:   •  16/6/2020  •  Resenha  •  1.235 Palavras (5 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 5

Descrição: cbpos2

Descrição: Estácio

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM SAÚDE MENTAL E ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

Resenha Crítica de Caso

Jaqueline Cristina Pellis

Trabalho da disciplina Clínica da Atenção Psicossocial

Tutor: Profª. Aline Monteiro Garcia

Jaraguá do Sul

2020

CASO FAMÍLIA FLORES

Referência:

FRANCO, C. M.; FRANCO, T. B. Linhas de cuidado integral: uma proposta de organização da rede de saúde. 2012. Disponível em https://dms.ufpel.edu.br/sus/files/media/Linha-cuidado-integral.pdf Acesso em 22/01/2020.

GUERRERO, P.; MELLO, A. L. S. F.; ANDRADE, S. R.; ERDMANN, A. L. O acolhimento como boa prática na atenção básica à saúde. In: Texto e Contexto de Enfermagem. Florianópolis Vol. 22, n.1. jan-mar. 2013. Disponível http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0104-07072013000100016&script=sci_arttext&tlng=pt Acesso em 22/01/2020.

A família Flores composta por 4 pessoas, sendo a Senhora Vilma (62 anos), viúva e mãe de 3 filhos: Sérgio (27 anos), João (30 anos), Rony (35 anos) que começou a residir com a família há um ano e meio e pelas condições precárias de moradia o mesmo dorme em uma barraca no quintal da casa. A família recebeu atendimento do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), por conta de relatos dos vizinhos da família.

Na primeira visita do CAPS na casa da família Flores, a dona Vilma teve uma grande dificuldade para entender a finalidade da visita, já que para ela sua família não precisa de ajuda. Com relação a residência foi possível observar que moram em condições precárias e a casa não possui encanamento de água e esgoto, além de a casa ser composta apenas por três cômodos bagunçados e sem condição para moradia saudável, além de não ter geladeira na casa, o que propicia que as comidas estraguem com facilidade. Já no quintal era perceptível a quantidade de lixo espalhado.

Com relação aos membros da família, a senhora Vilma, se encontra em uma mistura de episódios maníacos e depressivos, onde ela acaba indo ao extremo tendo um delírio místico-religioso e em alguns momentos se isolando dentro de casa. Em uma de suas crises maníacas, foi até a Unidade de Saúde da Família mais perto de sua residência, pois acreditava que estava com a pressão alterada por sentir-se energizada, a enfermeira que a atendeu apenas mediu a pressão, conferiu que estava dentro da normalidade e mandou a dona Vilma para casa, por não ter dado ouvidos ao delírio místico-religioso da mesma não foi possível identificar se algo a mais estaria acontecendo, o que deixou a mesma muito incomodada, fazendo com que não se sentisse mais à vontade para comparecer ao local.

Já o filho Sérgio, tem crises que não duram muito tempo, as mesmas apresentam uma grande confusão mental caracterizada por conflitos de ideias e uso abusivo de drogas, entre elas a cachaça, maconha e cocaína. As confusões mentais de Sérgio não o impediram de aprender a tocar violão, de concluir o segundo grau e prestar a prova para o ENEM, com o intuito de cursar faculdade. Em um dos seus discursos confusos ele afirmou que a família tem condições de estar vivendo melhor, pois seu falecido pai era oficial da justiça e hoje a família recebe a pensão.

Sérgio procurou o Posto de Saúde, que negou o tratamento para o seu bicho de pé por ele estar alcoolizado, sendo que o mesmo não estava faltando com educação e mantendo a postura perante as pessoas, a falta de empatia e de atendimento deixaram Sérgio perdido e fazendo com que ele fosse até o CAPS para relatar a situação, mesmo sem conseguir entender ao certo o que havia acontecido.

O filho João, também tem momentos de crise e durante as mesmas faz uso abusivo de várias drogas e com isso acaba se colocando em situações de risco, mas isso não o impede de trabalhar e receber promoções, mas quando inicia alguma crise o seu trabalho é prejudicado fazendo assim com que tenha dificuldade em manter o mesmo.

João deu entrada no Hospital Geral do município aparentemente com intoxicação devido ao uso excessivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com