TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TESTES MOTORES E TESTES DE CAPACIDADES FÍSICAS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Por:   •  30/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.359 Palavras (10 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2]

[pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

INTRODUÇÃO

Neste portfólio, serão demonstrados aspectos para a compreensão dos testes motores aplicados na Educação Física, o conhecimento sobre os testes relacionados às capacidades físicas na Educação Física e partir assim para uma reflexão sobre como o profissional de Educação Física incorpora os testes motores e testes de capacidades físicas durante as práticas.

No decorrer do trabalho, observa-se claramente que é importante que os jovens tenham como hábito, atividades físicas em seu cotidiano, e na escola, um trabalho também ligado à uma aprendizagem sobre o corpo e a importância de se dedicar momentos de trabalho físico com o mesmo, evitando assim que o decorrer da vida, especialmente da transição da adolescência para a fase adulta tenha sim uma estrutura que contemple uma coordenação motora adequada ao dia a dia, flexibilidade e uma saúde física que faça com contemple uma vida saudável.

Dentro desta expectativa, observou-se também que tais esforços junto à Educação Física e seus profissionais devem também, além da parte física trabalhada, evitar a ociosidade, a obesidade, males estes que se multiplicam em outros males, causando doenças circulatórias para o decorrer da vida.

Em todo um processo de observância à saúde, entra o fator de previsão, onde se encaixa as avaliações físicas, como o teste de aptidão física, do qual irá demonstrar as limitações e delas se formarem alternativas para esta melhoria, também na observância do grupo a ser trabalhado, para que assim, o professor de Educação Física possa realiza um planejamento que se adeque aos seus objetivos propostos.

Este movimento bate de frente também com os jovens que preferem outros tipos de entretenimento, como os tecnológicos, onde o tempo é dispersado em horas contínua frente a um computador ou videogame. Neste momento, entra o professor de Educação Física, aproveitando o espaço exclusivo da Escola para que realize um trabalho amplo, de conscientização para que o aluno se utilize deste movimento de atividades físicas fora da escola.

Para o profissional de Educação Física, o mesmo tem a missão de estabelecer em suas aulas, momentos de preparado de sua aula, junto ao planejamento, como serão observados nos testes de aptidão física, necessários para um trabalho pleno e seguro.

TESTES MOTORES E TESTES DE CAPACIDADES FÍSICAS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

Do mesmo modo que a infância exige cuidados durante o crescimento, principalmente relacionado à saúde, a adolescência apresenta mudanças biopsicossociais, compreendendo a faixa etária entre 10 e 19 anos, o que representa assim, uma ponte para a fase adulta, o que deve também, dentro do que se refere à motricidade, resistência física e musculatura.

Temos então uma importante disciplina que pode trabalhar diretamente esta preocupação, a Educação Física, a qual observará a aptidão física e aptidão motora de crianças e adolescentes, benefícios oriundos de níveis suficientes de aptidão física e aptidão motora para o desenvolvimento físico e motor.

Entra assim uma proposta de que atividades físicas e esportivas sejam e faça parte da rotina dos adolescentes, conscientes de que estas mesmas atividades, promovem saúde de modo direto, junto à fatores como alimentação saudável, evitar vícios de produtos como o cigarro e bebidas, mas que não trabalharemos neste momento, mas sim as atividades físicas. De toda esta proposta, sempre serão respeitadas as capacidades de cada aluno, como as capacidades motoras, resistência, força, velocidade por exemplo.

Entrando nesta proposta, temos assim a aptidão física como fator que propiciará suporte necessário para a prática das atividades físicas e esportivas, onde esta mesma aptidão entra como uma capacidade de realizar esforços físicos sem cansaço, que ofertem um ambiente que oferte por exemplo, movimentos em consonância com a limitação dos músculos, onde os mesmos  que requerem energia para serem realizados.

O que se deve ser atentando junto à Educação Física, são os testes ligados à própria avaliação da aptidão física, dos quais ofertam ao profissional de Educação Física uma maneira harmônica de utilizar dados dos testes para a realização do planejamento de suas aulas, observando de modo singular, cada necessidade física dos estudantes, o que ofertará segurança no momento de intervir com atividades que tenham como objetivo, gerar benefícios da prática de atividade física, onde o mesmo pode se utilizar regularmente de avaliações de desempenho para um melhor trabalho de conscientização para práticas de atividades físicas. Estes testes também podem ser feitos através de listas de checagem por exemplo, que se ligam diretamente à aspectos de acompanhamento de rotina, onde todo e qualquer déficit pode ser observado e logo, realizado um planejamento especifico para atuar a favor do desempenho.

Seguramente pode-se dizer que a premissa desta proposta é evitar que o público de adolescentes tenha problemas relacionados à déficits de algum tipo de atributo ligado ao corpo, logo, o movimento, como a insuficiência de coordenação motora, que apresentam inconstância motora geral, defeitos na condução do movimento, alterações na qualidade dos movimentos e redução do rendimento motor.

A Educação Física possui como as outras disciplinas, o aprendizado, mas um aprendizado ligado à saúde, e os mesmos vem com a missão dentro da proposta de atividades físicas, a melhoria, ganho e o desenvolvimento cognitivo e motor em suas realizados em suas aulas planejadas, todo um movimento que possa propiciar a inexistência de fatores de risco para doenças crônicas, principalmente as ligadas à circulação sanguínea ou coronárias, evitar a obesidade, por exemplo.

A prática esportiva é fundamental tanto para a prática corporal, coordenação motora e também para o desenvolvimento social da criança, que possam interagir de uma forma positiva e agradável, respeitando e compreendendo seus colegas.

ENTREVISTA COM O PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Nome completo: Alice Segovia do Nascimento

Data de Nascimento: 27/04/1985

Instituição em que trabalha: Escola Municipal Rural Monte Azul

Formação acadêmica: Educação Física 

1.Quando suas aulas são planejadas, você leva em consideração as fases do desenvolvimento motor das crianças? Se sim, como? Se não, por que não leva em consideração?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (169.8 Kb)   docx (27.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com