TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Testes Projetivos no Brasil

Por:   •  8/4/2020  •  Resenha  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 2

MACAÉ, 20-03-2020

ALUNA: DAIANE PACHECO FREIRE

MATRÍCULA – 201402071

TESTES PROJETIVOS

PROFESSORA- NÚBIA

Resenha Crítica

_AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NO BRASIL: FUNDAMENTO, SITUAÇÃO ATUAL E DIREÇÕES PARA O FUTURO – RICARDO PRIMI

No texto de Ricardo Primi, fala da avaliação psicológica no Brasil abordada como uma das áreas mais antigas da psicologia que iniciou com o desenvolvimento dos testes psicológicos e da psicometria (permite a objetivação e operacionalização de teorias psicológicas, uma integração entre a ciência e a profissão. – voltada para seleção de soldados nas grandes guerras ( Anastasi & Urbina, 2000).

No Brasil a partir de 1990, pode-se observar a movimentação da área por meio da organização de eventos dedicados à avaliação psicológica, com mais de uma edição anual, promovidos em São Paulo pela USP (Encontro de Técnicas do Exame Psicológico), em Porto Alegre pela UFRGS e PUC-RS e consolidação das duas sociedades científicas mais representativas da área atualmente: a ASBRo3 , fundada em 1993, e o Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP)4 , fundado em 1997.

Dos 65 programas existentes no Brasil, nove (UFMG, UFU, UFRGS, PUC/RS, UFSC, USP/RP, USP/SP, PUCCAMP, UnB) contam com linhas de pesquisa na área. Em especial a Universidade São Francisco com concentração em Avaliação Psicológica, até o momento o único no país. Também houve um aumento importante da área nos programas de pós-graduação, o crescimento de grupos ligados à área nas reuniões da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP).

Mostra-se que a área da avaliação psicológica no Brasil cresceu muito nos últimos 20 anos.

Ao falar de direções para o futuro, Primi, observa nos últimos anos quais caminhos seriam importantes trilharmos para desenvolver ainda mais a área no Brasil.

Nos avanços metodológicos e tecnológicos, pode ser notado um avanço importante fazendo uso de métodos mais avançados como, por exemplo, a Teoria de Resposta ao Item (TRI) e Análise Fatorial Confirmatória. Em termos de avanços tecnológicos também encontram-se exemplos de testagem informatizada e confecção de relatórios via web já disponíveis para testes comercializados.... mas o uso desses recursos tecnológicos, pode ser um aliado importante para a formação na área. Por outro, é necessária uma maior qualificação da crítica em relação à avaliação psicológica de forma a dissolver falsos dilemas e evitar a perpetuação de preconceitos.  

Há um desejo em especializar  para a aplicação de testes, mas negado; o intuito de proibir essa prática aos não especialistas, como forma de reconhecer que existe um campo próprio de conhecimentos específicos e reconhecer os profissionais que se aprofundam nas diversas áreas desse campo.

Apesar dos avanços obtidos no Brasil, ainda é muito escasso o uso e reconhecimento desses testes frente ás possíveis questões de seus cliente.

Ainda há muito no que avançar e qualificar sob a visão dos pisicólogos; talvez a implementação da especialização destes testes, dariam uma ênfase em qualificação e reconhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (68.7 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com