TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Testes Motores e Testes de Capacidades Físicas em Crianças e Adolescentes

Por:   •  22/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  3.359 Palavras (14 Páginas)  •  43 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

EDUCAÇÃO FÍSICA

Débora Cruz Reis

Eduardo Silva Alves

Gabriel Bevilacqua De Oliveira
Gustavo Da Costa Pires

Marco Aurelio Damasio Lins

Testes Motores e Testes de Capacidades Físicas em Crianças e Adolescentes

[pic 3]

Débora Cruz Reis

Eduardo Silva Alves

Gabriel Bevilacqua De Oliveira
Gustavo Da Costa Pires

Marco Aurelio Damasio Lins

Testes Motores e Testes de Capacidades Físicas em Crianças e Adolescentes

Trabalho de Educação Física apresentado à Universidade Pitágoras Unopar, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Educação Física .

Orientador: Prof Sâmya Galatti Arab Reis e Vagner Luiz Carmo

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        1ª parte - Revisão de Literatura sobre os testes motores e testes de capacidades físicas.         4

2.2        2ª parte - Atividades adotadas durante a prática de atividade física e exercício físico para crianças e adolescentes..        6

2.3        3ª parte - Importância dos testes motores e de capacidades físicas (testes de aptidão física) na Educação Física–         8

3        CONCLUSÃO        11

REFERÊNCIAS        12

  1. - INTRODUÇÃO

OS TESTES MOTORES APLICADOS ÀS CAPACIDADES FÍSICAS COMPREENDEM FERRAMENTAS MUITO IMPORTANTES NA EDUCAÇÃO FÍSICA, POIS PERMITEM MENSURAR O NÍVEL FÍSICO EM QUE OS ESTUDANTES SE ENCONTRAM, ALÉM DE ESTIMULÁ-LOS A UM ESTILO DE VIDA MAIS SAUDÁVEL.

DESSA FORMA, OS TESTES SÃO ESSENCIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CAPACIDADES FÍSICAS (AGILIDADE, EQUILIBRIO, DESTREZA), DETERMINANDO O PROGRESSO DO ESTUDANTE.

2 - DESENVOLVIMENTO

2.1        1ª PARTE - REVISÃO DE LITERATURA SOBRE OS TESTES MOTORES E TESTES DE CAPACIDADES FÍSICAS

TEMA: Revisão de Literatura sobre os testes motores e testes de capacidades físicas.

 PEREIRA, E.S. Importância da Aptidão Física relacionada à Saúde e Aptidão Motora em crianças e adolescentes. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício, v. 7, n.39, p. 309-316, 2013.

É fundamental a importância do conhecimento atualizado e especifico sobre a aptidão física e aptidão motora de crianças e adolescentes. Sendo assim, o objetivo desta revisão de literatura visa analisar e se caracteriza com o levantamento bibliográfico descritivo com referências relevantes, com fonte de dados documentais e artigos científicos por meios eletrônicos, onde vários teóricos como: ARAÚJO E ARAÚJO(2000); BIANCHI(2009); DUMITH(2010); FERREIRA(2001); FIALHO E UGRINOWITSCH(2004); GLANER(2003/8005); GUEDES(2007); LUGUETTI E COLABORADORES(2010); MOTA E COLABORADORES(2006); PRIORE (1998); RÉ(2011); WHO (1986); entre outros confirmam a importância da aptidão física relacionada à saúde e a aptidão motora em crianças e adolescentes. Assim foi possível verificar que a aquisição de hábitos saudáveis com prática de atividade física, sempre acompanhada por profissionais de Educação Física, que contribui de forma decisiva no desenvolvimento e na promoção da saúde dos adolescentes; sendo fundamental para o processo de crescimento humano, desenvolvimento humano e o processo de maturação biológica do sujeito, lembrando que cada sujeito é único, com identidade própria e um ritmo singular de desenvolvimento integral.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a adolescência é um período da vida permeado por profundas mudanças biopsicossociais, compreendendo a faixa etária entre 10 e 19 anos (WHO, 1986). Para, Priore (1998), O início do crescimento e desenvolvimento biológico durante a adolescência é representada pelo aparecimento da puberdade, que geralmente é definida como a transformação física de uma criança em um adulto. Para o organismo que se encontra em processo de crescimento e desenvolvimento, é importante que a realização de atividades físicas se dê de forma sistemática e metodologicamente organizada, dirigida a cada grupo etário. É importante a diferenciação entre idade biológica e idade cronológica no planejamento de um programa de atividade física para uma população de adolescentes.

As necessidades e expectativas da população brasileira vêm sofrendo alterações socioculturais nos últimos anos, com o acentuado desenvolvimento tecnológico, “era digital”, com a hipocinesia, ou seja, há diminuição da atividade motora ou da atividade funcional humana, pois os hábitos das pessoas também mudaram, provocando modificações na qualidade de vida.

Segundo vários teóricos, as atividades físicas e esportivas são consideradas importantes meios de promoção da saúde, do desenvolvimento da personalidade dos indivíduos e da oportunidade de ascensão e integração social, assim os benefícios de níveis satisfatórios de aptidão física e aptidão motora na infância e na adolescência repercutirão por toda a vida do indivíduo. Contudo, é fundamental e importante a aptidão física relacionada à saúde e aptidão motora para o desenvolvimento em adolescentes, para adquirir hábitos saudáveis com as práticas de atividade física, sempre acompanhada por profissionais de Educação Física, visando contribuir de forma decisiva na promoção de saúde, prevenção de doenças e melhores níveis na qualidade de vida. Além disso, evidenciamos que a exposição à inatividade física, quando iniciada na infância ou adolescência, torna-se mais estável na vida adulta e, portanto, mais difícil de modificar. Por isso, quanto mais cedo forem traçadas metas para a prática de atividade física, a literatura demonstra que a probabilidade dessa criança ou adolescente se tornar um adulto sedentário serão mínimas. Para, Glaner (2003), o próprio lazer é sedentário. Dentre esses fatos há um consenso de que a hipocinesia está relacionada com várias doenças crônico-degenerativas, como: acidente vascular cerebral, câncer, obesidade, osteoporose, diabetes, hipertensão e as cardiovasculares. Desse modo Glaner (2005), afirma que o conceito que engloba a aptidão física relacionada à saúde é o de que melhores índices cardiorrespiratórios, de força/resistência muscular e flexibilidade, e níveis adequados de gordura corporal, estão associados com um menor risco para o desenvolvimento de doenças hipocinéticas ou crônico-degenerativas.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)   pdf (251.4 Kb)   docx (953.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com