TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O estresse

Artigo: O estresse. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Artigo  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÂO

Nas últimas décadas cada vez mais pessoas sofrem de “stress”.

As mudanças bruscas no estilo de vida e a posição a um ambiente cada vez mais complicado levam-nos a sentir um determinado tipo de angústia.

Sentimos-nos desprotegidos e envolvidos em situações traumatizantes; os nossos mecanismo de defesa passam a não responder de uma forma eficaz.Atualmente mudanças significaticas em toda a sociedade moderna exigem das pessoas grande capacidade de adaptação física mental e social gerando situações de enorme desiquilibrio emocional. E exatamente esses desiquilibrio continuo que desenvolve o stresse.

Devemos tentar diminuir os efeitos maléficos do estresse e facilitar a adaptação do ser humano perante o estimulo estressore do cotidiano.Iremos abordar os seus conceitos fases e tratamento.

Foi realizada uma pesquisa com profissionais de salões de beleza e clinicas estética para identificar o nivél de estress.

CONCEITO

E uma doença do homem moderno que significa: aflição,adversidade,força,

pressão e esforço

O stresse é um conjunto de reacções orgânicas e psíquicas de adaptação que o organismo emite quando e exposto a qualquer estimulo que o excite,irrite amedronte ou faça muito feliz.

O canadense Hans selye foi um dos primeiros pesquisadores a estudar o stresse.Em 1936, ele introduzio o termo estresse na area da saúde como uma resposta geral inespecífica do organismo frente a um agente estressor ou a uma situação estressante.

TIPOS DE ESTRESSE

Stress positivo Eustresse: agradável e construtivo tem o predomínio da emoção da alegria,temos um aumento de capacidade de concetração nas tomads de decisões.Neste caso temos um sentimento de prazer e confiança.

Stress negativo Distresse: E desagradável,prejudicial e causador de doenças relacionadas com o estresse,temos o predomínio das emoções da raiva,da tristeza do medo o funcionamento mental fica confuso a concentração e diminuída, aumento da issegurança.

1) Fase de alerta: A primeira fase ocorre quando o indivíduo entra em contato com o agente estressor e o seu corpo perde o seu equilíbrio. Tem-se os seguintes sintomas:

Mãos e/ou pés frios,Boca seca

Dor no estômago,Aumento de sudorese,tensão e dor muscular por exemplo na região dos ombros

Aperto na manidíbula/ranger os dentes ou roer unhas/ponta da caneta

Diarréia passageira,Insônia,Taquicardia

Respiração ofegante,Hipertensão súbita e passageira

Mudança de apetite,Agitação,Entusiasmo súbito

Se você tem menos que sete desses sintomas é possível que o seu corpo não esteja sendo afetado pelo estressor. Lembramos que este teste não é muito preciso e que casos de estresse podem se manifestar de formas diferentes.

Se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com