TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O estudo da posição do indivíduo social

Seminário: O estudo da posição do indivíduo social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  Seminário  •  1.620 Palavras (7 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

UNIDERP CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – POLO DE JUNDIAÍ

FRANCILEIDE MARIA DE JESUS SILVA

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATPS DE PSICOLOGIA SOCIAL

JUNDIAÍ

2.012

Resumo

Este trabalho tem como objetivo a investigação da situação do Individuo social, bem como a obtenção de dados que comporão a afirmação de que a Invisibilidade Social existe e é ampla na sociedade brasileira, abrangendo vários setores sociais inclusive o profissional.

A linha de desenvolvimento desse trabalho será: Pesquisa de campo, incluindo entrevista e questionário, o grupo acompanhará a trabalhadora no período de desenvolvimento de suas funções. A pessoa entrevistada nessa pesquisa será uma trabalhadora autônoma (catadora), que exerce suas atividades no Bairro Cidade São Pedro, em Santana de Parnaíba, estado de São Paulo.

É esperado obter material sólido para o desenvolvimento da ATPS de Psicologia Social, onde se observará de perto a realidade vivida por milhares de profissionais, que mesmo dedicando seus esforços para colaborar com a sociedade no seu desenvolvimento e crescimento, não são valorizados como profissionais devido a estigmas sociais. Dessa forma o resultado é: Trabalho barato e sem remuneração justa; desvalorização do individuo e sua posição social e por fim a Humilhação Social que o transforma em número, sem auto-estima e sem perspectivas para o futuro.

Sumário

• Introdução

• Relatório do Estudo desenvolvido

• Relatório de Pesquisa de Campo

• Conclusão

• Anexos

• Definição de imagens anexas

Introdução

A humilhação social e suas consequencias na vida do cidadão brasileiro e do trabalhador ( nosso objeto de estudo) é tema de grande impacto para o estudante do Serviço Social. Ao longo do trabalho será tratada essa questão e a Invisibilidade do indivíduo em seu meio, resultado de uma sociedade desigual no trato de seus cidadãos. O trabalho de campo foi a base para a comprovação dessa realidade, trazendo consigo a necessidade de uma tomada de posição do aluno de Serviço Social, já nos primeiros passos rumo a função de Assistente Social. Sendo também um decisivo apontador de convicções: Existe uma realidade muito próxima e que requer atitudes que resultem em mudanças. É isso mesmo que eu quero. Sou capaz de ser útil e desenvolver atividades eficazes na questão do trabalhador invisivel e desvalorizado, tema entre tantos que nos serão apresentados no decorrer da vida acadêmica e de nossa Profissão.

Relatório do Estudo desenvolvido

Humilhação Social- Desigualdade e Invisibilidade Social na formação da socedade brasileira

Nesta sociedade capitalista a humilhação tende a crescer de acordo a desigualdade social, é aí onde entra um fator já levantado anteriormente pelos pesquisadores , que a humilhação é conseqüência dos interesses econômicos , pois tudo gira em torno do dinheiro.

Diante das leituras realizadas podem-se apontar as seguintes conclusões:

• A globalização e as formas extremas de individualismo são os fatores que acrescentam e desencadeia o sentimento de humilhação, somados com o acúmulos de elementos e fenômenos aparentemente insignificantes no cotidiano ;

• O homem hoje sofre em suas formas de expressões e seus efeitos em processos individuais.

• Podemos observar no texto, fatos e realidades vividos pela sociedade nos dias atuais. Indivíduos que dentro do contexto são vítimas de humilhação, preconceito e dificuldades, que resultam então na perda das perspectivas e sonhos, fatos que chegam a ser cruéis.

• A desigualdade tem crescido e lidamos com ela dia-a-dia, o que se pode afirmar então é: Valemos o que temos não o que somos. A sociedade avalia nosso valor pela casa em que moramos o carro que possuímos e onde ele nos leva.

• O cidadão tem perdido a visão dos seus direitos, tem se conformado com a situação, a ponto de esquecer-se de que é um indivíduo com direitos, com valores e que precisam conhecê-los, não se conformando com um dia difícil de trabalho, de pressões psicológicas e desvalorização de sua mão de obra em nome de sustentar sua família.

• Ouvimos dizer que nosso país é rico e podemos refletir sobre essa questão, com a seguinte pergunta: Onde foi parar todo essa riqueza, para onde vão bilhões de reais que correm neste país e que ninguém nunca presta contas ? Ricos são sempre mais ricos e os demais que sobrevivam com o que sobra. Fome, moradia precária, assistência médica débil e ineficiente, filas de hospitais intermináveis, crianças e adolescentes enveredados no mundo de drogas tendo a esperança de uma vida melhor morta dentro de sua alma. Humilhação!

Relatório de Pesquisa de Campo

O grupo trabalhou a questão de pesquisa de campo com muito afinco e precauções, levando em conta a seriedade da pesquisa teve-se o cuidado de se produzir autorização de direito de imagem que foi assinado ppela pessoa entrevistada, bem como as devidas identificações dos membros do grupo como estudantes de uma Intituição de Ensino.

A partir de agora segue relatos do trabalho realizado em campo:

O foco do grupo foi como pede o trabalho, um trabalhador que exerce suas atividades na sociedade e que por vezes não tem seu valor reconhecido, tornando-se mais um dos milhares de brasileiros que tem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com