TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é Desenvolvimento?

Por:   •  23/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 2

O que é Desenvolvimento.

O campo do desenvolvimento humano focaliza o estudo científico de como as pessoas mudam, e também de como ficam iguais, desde a concepção até a morte. As mudanças são mais óbvias na infância, porém ocorrem durante toda a vida.

O estudo do Desenvolvimento enfoca as maneiras quantitativas e qualitativas pelas quais as crianças se modificam no decorrer do tempo. A modificação quantitativa é bastante direta e relativamente fácil de ser medida. O crescimento de uma criança em altura, peso, expansão de vocabulário, habilidades físicas, é uma modificação quantitativa. O estudo das modificações qualitativas é mais complexo, traçando o crescimento da inteligência, da criatividade, da sociabilidade, da moralidade. Quantitativa e qualitativamente, o desenvolvimento é um processo complexo, contínuo e “irreversível”.

Os estudiosos do desenvolvimento oferecem muitas explicações, ou teorias, sobre o porque  as pessoas comportam-se da maneira como o fazem. Uma teoria é um conjunto coerente de conceitos relacionados que procura organizar e explicar dados obtidos por meio da pesquisa. As teorias são dinâmicas; elas mudam para incorporar novas descobertas, e servem como fonte contínua de hipóteses a serem testadas pela pesquisa. Às vezes a pesquisa sustenta uma hipótese e a teoria na qual ela se baseia. Noutras os cientistas têm que modificar suas teorias para explicar dados inesperados.

Nenhuma teoria do desenvolvimento humano é universalmente aceita, e nenhuma sozinha explica todas as facetas do desenvolvimento humano. Algumas dão mais peso aos fatores inatos (hereditariedade), outras ao ambiente ou à experiência – embora a maioria das teorias contemporâneas reconheça a interação das duas.

Os cientistas do desenvolvimento fazem distinção entre desenvolvimento físico, desenvolvimento cognitivo e desenvolvimento psicossocial. Considerando sua inter-relação.

O crescimento do corpo e do cérebro, as capacidades sensoriais, as habilidades motoras e a saúde fazem parte do desenvolvimento físico e podem influenciar os outros domínios do desenvolvimento.

Mudanças e estabilidade em capacidades mentais como aprendizagem, atenção, memória, linguagem, pensamento, raciocínio e criatividade, constituem o desenvolvimento cognitivo.

Mudanças e estabilidades nas emoções, na personalidade e nos relacionamentos sociais constituem o desenvolvimento psicossocial.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (91.7 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com