TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é dinâmica de grupo?

Por:   •  15/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  480 Palavras (2 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 2

O que é dinâmica de grupo?

Segundo Ramalho (2010) a expressão dinâmica de grupo apareceu pela primeira vez em 1944, num artigo escrito por Kurt Lewin, relacionando teoria e prática na Psicologia Social.

Segundo o criador do termo “dinâmica de grupo” e seu principal pesquisador, Kurt Lewin (1890-1947), a preocupação central com o estudo dos pequenos grupos em suas dimensões mais concretas e existenciais, é atingir a autenticidade nas suas relações, a criatividade e a funcionalidade nos seus objetivos; para isto, é importante descobrir que estruturas são mais favoráveis, que clima de grupo permite isto, que tipo de liderança é mais eficaz, que técnicas são mais funcionais e facilitadoras, como se dão os mecanismos de atração e rejeição interpessoais (RAMALHO, 2010 apud MAILHIOT, 1991).

        De acordo com Ramalho (2010), uma das características do ser humano é reunir-se em grupos, por isso, a questão central das dinâmicas de grupo é descobrir como estes grupos se formam e se desenvolvem como declinam e como influencia no comportamento dos seus membros.

        Para o mesmo autor, somos seres sociais, e que participamos de diferentes grupos sociais, numa constante dialética entre a busca da sua identidade individual e a necessidade de uma identidade grupal e social.

O que é um grupo?

        De acordo com Ramalho (2010), um grupo existe quando há interação entre seus membros e objetivos em comum.

Para Pichon Riviére, o grupo é um conjunto restrito de pessoas ligadas entre si por constantes de tempo e espaço, articuladas por sua mútua representação interna, que se propõe de forma explícita ou implícita à realização de uma tarefa, a qual constitui sua finalidade, interatuando através de complexos mecanismos de atribuição e assunção de papéis (RAMALHO, 2010 apud RIVIÉRE, 1980).

Para Sartre um grupo nasce quando os indivíduos saem do estágio da serialidade e começa a tomar conta da consciência de uma tarefa comum, na qual um depende do outro. Depois o grupo se organiza para buscar os objetivos por ele traçado, com regras e metas a serem cumpridas (RAMALHO, 2010).

Assim, a particularidade de um grupo baseia-se na natureza das relações que unem as pessoas que o compõem: comunicação direta, tomada de consciência de uma finalidade comum e elaboração de uma organização para que o projeto tenha êxito. É através dessas características que um grupo pode ser identificado. Se esses dados forem perdidos de vista, o grupo desaparecerá (RAMALHO, 2010 apud AMADO & GUITTET, 1978, 101).

A ação do grupo:

        Para Ramalho (2010), cada grupo é único e a maneira que ele será manuseado dependerá de vários fatores, entre eles os objetivos a serem alcançados, a participação dos membros, o interesse, a motivação, os valores etc. Não haverá uma teoria a ser seguida e sim, possíveis caminhos que precisarão ser adequados ao contexto existente.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (60.1 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com