TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OBJETIVO DA TÉCNICA: O Psicodrama

Por:   •  26/6/2019  •  Relatório de pesquisa  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 2

1- OBJETIVO DA TÉCNICA 

O Psicodrama vem se mostrando um ótimo instrumento para cuidar dos grupos em todos os contextos humanos. (Costa, Guimarães, Pessina, & Sudbrack, 2007; Fleury et al., 2009; Liberali & Grosseman, 2015; Monteiro, 2014; Motta et al., 2011; Nery, 2010 apud Iunes & Conceição, 2017). Pode-se dizer que o psicodrama é uma ferramenta que proporciona a elaboração da cidadania. De acordo com Nery, Costa e Conceição (2006)  apud Iunes & Conceição (2017) falar sobre um saber socioeconômico como procedimento de pesquisa-ação, um mecanismo de observação social e intervenções comunitárias, uma disciplina que está sendo cada vez mais utilizada por pesquisadores que buscam entender os fenômenos sociais e favorecer com o individuo no aumento de consciência de cidadania e na promoção de autonomia. A socialização do psicodrama se tornou presente com a brecha de espaços para a sociedade trabalhar, de forma de grupo e psicodramática, atritos inerentes ao contexto atual, favorecendo a aproximação e aumentando a prática socionômica  (Iunes & Conceição, 2017).

Segundo Moreno (1889-1974) apud Iunes & Conceição (2017) seu trabalho se destinou em grupos. Ele buscava métodos que pudesse abrangir o envolvimento das pessoas e da sociedade. Procurava ampliar a consciência e viabilizar a inclusão social (Motta, Esteves, & Alves, 2011 apud Iunes & Conceição, 2017).  Nessa época ele previa a robotização do homem e se dedicou para que as pessoas desenvolvessem a espontaneidade melhorando sua comunicação, aproximação e expressão das pessoas (Moreno, 1975 apud Iunes & Conceição, 2017).

2- PÚBLICO ALVO 

O artigo compra a identificação de recomendar a realização de práticas terapêuticas, como uma equipe que tenha no mínimo dois responsáveis fiscalizados por especialistas. O contato de início com os integrantes do grupo deve ser realizado um momentâneo rapport, mantendo uma figura investigadora, porém acolhedora, deixando claro que acontecerá um encontro por semestre. Assim, se faz necessário o profissional ter flexibilidade e criatividade para saber lidar com as singularidades de cada grupo, contando com métodos e técnicas para ajudá-lo (Paul & Ommeren, 2013 apud Iunes & Conceição, 2017).

De acordo com Toloi e Souza (2015) apud Iunes & Conceição (2017) o psicodrama temático em encontros pontuais destaca-se o interesse da elaboração de um cenário protegido. Considera-se o público-alvo para que o exercício oferte o máximo de ganhos e o mínimo de prejuízos (Iunes & Conceição, 2017).

REFERÊNCIA

ANA LUÍSA SILVA IUNES, Conceição. MARIA INÊS, Gandolfo. Intervenção psicodramática em ato: ampliando as possibilidades. Revista brasileira de Psicodrama, São Paulo, vol.25, n°2. Disponível em: .Acesso em: 24 maio de 2019

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (76.2 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com