TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORIENTAÇÃO PARA RESERVA BOMBEIROS

Por:   •  10/5/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.134 Palavras (5 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 5

                          [pic 1]

Preparação para reserva dos Bombeiros militares da

Bahia

Salvador-Ba

2018.1

[pic 2]

Alana Cunha da Silva Reis

Preparação para reserva dos Bombeiros militares da

Bahia

Projeto apresentado para aprovação na disciplina de Estágio na ênfase I, no curso de Psicologia, da Instituição Unime, sob a orientação da Profª Simone Bartel.

Salvador-Ba

2018.1

Agradecimentos

Agradecemos aos servidores do serviço de valorização profissional (SEVAP) que abriu as portas para a elaboração desse projeto confiando na nossa equipe e no programa a ser desenvolvido.

Aos participantes do grupo coordenado pelo serviço de valorização profissional (SEVAP), que confiaram e nós receberam de forma muito acolhedora, demonstraram carinhos e respeito pelo trabalho realizado e vivenciaram muitas experiências valiosas para sua aposentadoria.

A nossa orientadora do estágio Simone Bartel que nós coordenou de maneira cuidadosa que não hesitou em agregar valores, conhecimentos e experiência para elaboração de todo projeto.

INTRODUÇÃO

        A preparação dos bombeiros para reserva a ideia é compartilhar as experiências advindas, o projeto foi a de passar de modo mais simples sem perder a consistência teórico- metodológica- procedimento e ferramentas que foram aplicadas na reserva, de modo a auxiliar em algum grau os bombeiros no processo de transição da aposentadoria.

Cabe destacar a importância do trabalho na vida humana, visto ser uma atividade desenvolvida pelo indivíduo na qual ele aplica sua energia física e mental e produz algo útil para si e para a comunidade. Nesses termos, considera-se que o trabalho se constitui uma das preocupações básicas do ser humano, pois se trata do principal meio pelo qual ocorre a sua participação na sociedade, o seu desenvolvimento, a sua realização e a obtenção das condições necessárias para a sobrevivência individual e familiar (KRAWULSKI, 1998; ROCHA-COUTINHO, 2007; SOARES, 2002).

        O conteúdo apresentado de preparação destinou se aos bombeiros da polícia militar da Bahia, planejamos e executamos o programa de preparação para aposentadoria o processo de construção do pós-carreira.        

Visamos a introdução de conhecimentos com diversas ferramentas que os ajudou todo o processo de forma enriquecedora trazendo assuntos que geraram debates e reflexão para que posso contribuir desde a revisão de um passado construtivo ou recheado de experiências agradáveis, até a elaboração de um projeto de vida na aposentadoria. A ideia do projeto é o processo de construção e de elaboração que deve ser continuamente refinado, de modo a transformá-las em estratégias de ação,

a partir desse conceito eles foram instigados a refletirem sobre as situações que podem levar á construção de um projeto de vida ou transforma o sonho em realidade.

        O projeto teve o envolvimento cerca de vinte bombeiros na reserva, junto com a equipe do corpo docente formado pela professora Simone Bartel e os alunos da unime salvador do curso de psicologia, e os profissionais da (sevap) serviço de valorização profissional que também são bombeiros militares, com o objetivo de ajudar e orientar suas perspectivas de pós-carreira.

No entanto, é importante analisar o contexto do mundo do trabalho que se institui face ao sistema socioeconômico vigente, no qual estão presentes o desemprego, a precarização do trabalho, a utilização em massa de meios virtuais, as excessivas exigências de aperfeiçoamento profissional, de aprender e de gerir os conhecimentos aprendidos, de produção e consumo. O trabalho se insere nessa realidade como um círculo vicioso e perverso, no qual o indivíduo precisa conviver em meio a incoerências, tais como a necessidade de qualificação contínua e o risco iminente de perda de sua atividade laboral (COUTINHO, 2006; POCHMANN; ANTUNES, 2007).

Local de realização do estágio

O 2° encontro do programa de preparação para reserva foi promovido pelo serviço de valorização profissional (SEVAP), que faz parte do Corpo de Bombeiro militar da Bahia (CBMBA) com parceria com a União Metropolitana de educação e cultura (Unime), nos dias 21, 22 e 23 do mês de maio de 2018, no auditório do Comando-Geral, na Barroquinha.

O SEVAP presta apoio e assistência aos Bombeiros Militares, servidores civis e dependentes , nos âmbitos psicológico, psicopedagógico, Serviço social e assitência religioso, contribui com a valorização do do ser humano enquanto bombeiros , demonstrando assim a preocupação com o bem estar, físico, emocional, profissional e afetivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (560.9 Kb)   docx (478.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com