TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS ASPECTOS MÉDICOS : MENINGITE

Por:   •  13/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.550 Palavras (7 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

O presente trabalho irá abordar o tema meningite em todos seus aspectos. Meningite é a inflamação das meninges, a mesma é causada por diversos microrganismos patogênicos, como bactérias, vírus e fungos. Dentre as infecções do SCN, essa é a que apresenta a maior taxa de mortalidade, pois pode ser contraída por pessoas de todas as idades, contudo as crianças menores de 5 anos são mais vulneráveis.

Devido á meningite infecciosa está em um grupo de notificação compulsória, por sua capacidade de produzir surtos, e exigem também uma vigilância epidemiológica ativa para propor ações preventivas e corretivas. O bom prognóstico da doença está baseado em diagnóstico e tratamento precoce, no conhecimento da doença, da etiologia e de técnicas desenvolvidas de análise são decisivos. Medidas como uso de vacinas e quimioprofilaxia são importantes ferramentas no controle desta doença, e de suas sequelas.

2 ASPECTOS MÉDICOS: MENINGITE

2.1 – Conceito

As membranas que envolvem o encéfalo e a medula espinhal são denominadas meninges e são formadas por três camadas: dura-máter, aracnóide e pia-mater, apresentadas nas figuras 1 e 2. O líquido cefalorraquidiano (LCR) ou líquor circula no espaço entre a aracnóide e a pia-máter (Rubin, 2006).

A meningite é um processo inflamatório da aracnóide, da pia-máter e do LCR, estendendo-se pelo espaço subaracnóide do cérebro e da medula espinhal. Este processo inflamatório acontece quando uma bactéria ou vírus vence as defesas do organismo e se aninha nas meninges. Uma vez instalado, o processo infeccioso dissemina-se rapidamentamente pelo LCR (Burton, 2006).

A meningite pode ser causada por fungos, vírus, parasitas e bactérias e caracteriza-se por febre, cefaleia, náuseas, vômitos, sinais de irritação meníngea e alterações do LCR (líquido céfalorraquidiano), além de outras manifestações dependentes do tipo de meningite, (Jawetz, 2014).

Figura 1: Estrutura do sistema nervoso e LCR

(Fonte: GEOCITIES, 2007)

Figura 2: Meninge

(Fonte: DRAUZIOVARELLA, 2007)

2.2 Etiologia

A meningite bacteriana é causada pelas bactérias Streptococcus pneumoniae, Haemophilus influenzae ou Neisseria mengitidis. O meningococo, (Neisseria mengitidis) é o tipo mais comum de meningite em crianças e adultos. O modo de transmissão é por secreção respiratória, porém a grande maioria dos infectados não desenvolvem a doença, pois a bactéria não entra no sistema circulatório, ela se aloja na nasofaringe e depois é eliminada pelo sistema imunológico. Entretanto, pode ser transmitida mesmo que a pessoa não desenvolva a doença.

A meningite viral pode ser causada por um vírus que infecta especialmente as meninges, ou pode ser resultado de uma reação imunológica a um vírus que não infecta especialmente o cérebro, dentre os vários tipos de vírus que causam esse tipo de meningite temos o enterovirus, poliovirus, adenovírus, vírus do sarampo, do herpes e da varicela (Burton, 2006).

A transmissão do Enterovírus (vírus causador da meningite viral), pode ser fecal-oral, oral-oral e respiratória. Os veículos de transmissão mais comuns são os alimentos, bebidas, beijos, contato direto com as fezes do indivíduo contaminado ou até mesmo gotículas respiratórias, que são eliminadas através dá tosse e do espirro.

De acordo com Burton (2006), o tipo mais raro é o da meningite fúngica. A forma mais comum de contágio desse tipo de meningite é através dos fungos CRYPTOCOCCUS e COCCIDIOIDES, que são geralmente encontrados no solo.

A suscetibilidade da doença é universal. As vacinas de meningite disponíveis na rede pública são: pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, e pentavalente. Já na rede privada, para crianças, são oferecidas a pneumocócica 13 valente, a meningocócica A, C, W, Y, e a pentavalente. Quem não tem vacina e nem proteção pode adquirir a doença. A distribuição é variada e imprevisível, a meningite é considerada uma doença epidêmica com surtos e epidemias ocasionais que podem acontecer durante todo ano especialmente no inverno por se tratar de uma doença respiratória, quando ocorre a maior circulação desse tipo de vírus.

2.3 Sinais e Sintomas

Conforme Veronesi (1991), os sinais e sintomas da Síndrome de Meningite incluem: febre, alterações funcionais do SNC, rigidez da nuca e vômitos. É possível ter o acréscimo ou ausência de sintomas, portanto, é necessário ficar atento à possibilidade de surgir a meningite diante de qualquer situação em que o paciente apresente febre e cefaleia holocraniana.

Há dois fatores onde os sintomas da meningite diferem: agente etiológico e a idade do paciente. Diferente de alguns germes que costumam colonizar-se, primeiro em focos infecciosos distantes, algumas bactérias apresentam quadros clínicos instalados abruptamente e acompanhados de graves manifestações sistêmicas. Já a idade do paciente, os sinais e sintomas diferem entre os seguintes grupos etários:

a) Recém-nascidos e crianças até um ano de idade;

b) Crianças maiores e adultos;

c) Pacientes idosos;

No grupo dos recém-nascidos e crianças os sinais podem se ausentar porque a caixa craniana pode-se distender devido à presença de suturas cranianas abertas, as quais permitem a expansão do conteúdo endocriano sem causar aumento da sua pressão (Veronesi, 1991).

Por consequência disso, a criança não apresenta tantos sinais; sendo eles: hipertermia (ou hipotermia, nos processos graves), choro ou gemidos, irritabilidade, recusa alimentar, fontanelas abauladas, vômitos e/ou diarreia. Aos menos frequentemente, rigidez de nuca, estado comatoso, convulsões, cianose de extremidades e etc.

Além disso, dependendo da gravidade do processo infeccioso, a criança pode apresentar sinais neurológicos como; certo grau de letargia, sinal de Moro anormal, tremores, olhar fixo, alterações na tonicidade muscular e, mais raramente, sinais de comprometimento dos nervos cranianos, (Veronesi, 1991).

Em crianças maiores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (88.1 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com