TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS CONTOS DE FADAS NUM CONTEXTO PSICOPEDAGÓGICO

Por:   •  15/4/2018  •  Artigo  •  5.600 Palavras (23 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 23

FACON –FACULDADE DE CONCHAS

Pós-graduação

ANA CLÁUDIA MOREIRA

PROJETO DE PESQUISA

CONTOS DE FADAS NUM CONTEXTO PSICOPEDAGÓGICO

                                                                                      

Pré-projeto de pesquisa de elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso de Psicopedagogia Institucional.

Orientador: Adalberto Vitor Raiol Pinheiro

Conchas/2017

Curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional

                                             

ANA CLÁUDIA MOREIRA

 CONTOS DE FADAS NUM CONTEXTO PSICOPEDAGÓGICO

RESUMO

O presente trabalho tem como o intuito de mostrar a importância dos contos de fadas, no contexto psicopedagógico, com abordagem de aspectos que visam mostrar o quão importante é para as crianças o contato com o contos de fadas para seu desenvolvimento. Vemos como o psicopedagogo pode trabalhar os contos de fadas com as crianças, como o lúdico, a imaginação pode ser associada ao aprendizado e ao cognitivo da criança. Foi indispensável para a elaboração deste presente trabalho, a pesquisa bibliográfica, através de textos, livros, sites, artigos acadêmicos, foram de grande valia, para a elaboração do mesmo; pois a partir da pesquisa foi possível perceber que a contação de história, é preciosa para o desenvolvimento das habilidades das crianças, sendo então suporte para o ensino-aprendizagem.

PALAVRAS-CHAVE: Psicopedagogo. Contos de fadas. Aprendizagem. Contexto.

ABSTRACT

The present work aims to show the importance of fairy tales in the psychopedagogical context, with an approach to aspects that show how important it is for children to contact fairy tales for their development. We see how the psycho-pedagogue can work with fairy tales with children, like the playful, the imagination can be associated with the learning and the cognitive of the child. It was indispensable for the elaboration of this present work, the bibliographical research, through texts, books, websites, academic articles, were of great value, for the elaboration of the same one; because from the research it was possible to perceive that the story count is precious for the development of the children's abilities, being then support for teaching-learning.

KEYWORDS:Psychopedagogue. Fairy tale. Learning. Context.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.................................................................................... 5

  1. HISTÓRIA DA PSICOPEDAGOGIA NO BRASIL..........................................  6
  1. CONCEITO DA PSICOPEDAGOGIA....................................................... 7
  2. O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO INSTITUCIONAL.............................. 8
  3. O CAMPO DE ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO................................ 9
  1. QUAL A ORIGEM DOS CONTOS DE FADAS.............................................. 11
  1. A ESTRUTURA DOS CONTOS DE FADAS........................................... 12
  2. SEUS PRINCIPAIS AUTORES E OBRAS............................................. 13
  1. OS CONTOS DE FADAS NA PSICOPEDAGOGIA..................................... 17
  2. CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................................... 20
  3. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS.............................................................. 22


INTRODUÇÃO

O objetivo central deste trabalho de monografia tem como tema: Contos de fadas dentro do contexto psicopedagógico. Onde a ideia deste trabalho é clarificar a importância dos contos de fadas, no contexto da psicopedagogia, abordando aspectos que remetem a importância deste recurso no desenvolvimento infantil.

A escolha do referido tema, deve ao questionamento da criança, e inclusive através do processo de ensino-aprendizagem, onde pode ser uma ferramenta valiosa aos contos de fadas.

Os recursos metodológicos utilizados nesta presente pesquisa bibliográfica, decorreu-se de pesquisas em artigos científicos, revistas, livros e sites da internet.

No livro a psicanalise dos Contos de fadas, o autor Bettelheim, mostra-nos que o conto de fadas, não é apenas uma forma de literatura, e ainda segundo o autor o significado mais profundo dos contos de fadas será diferente de pessoa para pessoa e para mesma pessoa em outro determinado momento de sua vida.

O texto desta monografia foi escrito em linguagem simples, dividido em 03 (três) capítulos, sendo abordados os assuntos:

No primeiro capítulo – Breve história da Psicopedagogia no Brasil – onde foram expostos, o surgimento histórico – Conceitos da Psicopedagogia – O papel do Psicopedagogo Institucional e o campo em que ele atua.

Já no segundo capítulo – qual as origens dos contos de fadas – a estrutura dos contos – seus principais autores e suas principais obras.

E por fim no terceiro capítulo – Os contos de fadas na psicopedagogia – uma reflexão crítica dentro da contribuição dos contos de fadas no auxilio as crianças em como saber lidar com a ansiedade e superar seus obstáculos, assim como a construção da personalidade.

  1. HISTÓRIA DA PSICOPEDAGOGIA NO BRASIL

A história do movimento da Psicopedagogia no Brasil remete a história da psicopedagogia na Argentina.

A psicopedagogia chegou no Brasil, nos anos 70, em um período de dificuldades de aprendizagem, que eram associados a uma disfunção neurológica, denominada de disfunção cerebral mínima (DCM), camuflando os problemas sociopedagógicos. (BOSSA, 2000 p. 48.49)

A psicopedagogia surgiu com a criação da Escola de Guatemala, no Rio de Janeiro, na década de 80, em que a escola iniciou um trabalho de prevenção juntamente com o professor, buscando algumas saídas para o ensino; e desde a década de 60, a psicopedagogia começou a surgir no Brasil, através de trabalhos de alguns autores brasileiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.6 Kb)   pdf (287.9 Kb)   docx (38.9 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com