TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS ESTÁGIOS FORMATIVOS DO GRUPO

Por:   •  30/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  649 Palavras (3 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 3

PSICOLOGIA INSTITUCIONAL E COMUNITÁRIA – II

ESTÁGIO SUPERVISIONADO ESPECÍFICO

O COMEÇO: ESTÁGIOS FORMATIVOS DO GRUPO

 Analise da pratica da disciplina com base nos estágios formativos e apresentação do texto discutido em sala (apostila – texto 3).

Estágios formativos do grupo ou estágios de desenvolvimento possuem o mesmo conceito; são etapas – fases padronizadas para a formação, desenvolvimento e nascimento de um grupo, independente da finalidade que este possui. Portanto, é preciso que o grupo passe por todas as fases para que ocorra o amadurecimento e progresso, caso contrário, o grupo não terá um desenvolvimento; levando em consideração que o regresso de certo modo também faz parte do grupo, logo, é preciso que seu líder, possua uma participação ativa e os vínculos sejam fortalecidos para que possam se reerguer e dar continuidade focando no crescimento do objetivo grupal.

Quando citamos etapas – fases, são elas que irão direcionar a evolução do grupo, destacamos três, sendo as essenciais:

• Fase inicial: quando o grupo começa a se conhecer e onde ocorre a preocupação com as tarefas de desenvolvimento. Onde começa a ser “traçado” o papel de cada participante do grupo.

• Fase foco no controle e na diferenciação individual: o grupo já com seu objetivo formado, passa a trabalhar em conjunto, deixando “transparente” a sua vontade individual para vivenciar a vontade coletiva,

• Fase de trabalho produtivo: surge a intimidade, a coesão e o envolvimento dos membros.

Com as três fases sendo trabalhadas, é visível identificar cada membro do grupo, o surgimento de conflito e a participação / papel de cada um. Os vínculos são formados e inicia-se a descrição das experiências vivenciadas por cada um, por mais que estão se lembrando de vivências do passado ocorre a concentração do aqui e agora e com a existências de conflitos há o controle do conflito, e este passa ser produtivo para o grupo, pois cada participante começa a perceber que todos ali enfrentam ou enfrentaram conflitos e que talvez sejam vivências parecidas, próximas, ou seja, é possível que aconteça com cada um, o que vá diferenciar (ou talvez não) é a forma com que se enfrenta tal vivência e o impacto que você permite que ela obtenha sobre você e sua vida. Deixa de existir o conselho e passa existir a compreensão do problema e consequentemente ocorre a diminuição da “participação” do líder, pois o grupo já possui vínculo entre seus frequentadores. Em um grupo terapêutico, não é diferente, os estágios são importantes para que uma boa concepção de desenvolvimento seja formada, logo no início é possível prevenir o estabelecimento de normas que venham impedir a terapia, ocorre a diminuição da ansiedade e confusão em reconhecer a sua função e como trabalhar as demandas do mesmo.

A instituição (NADHU – Núcleo de Apoio ao Desenvolvimento Humano) onde estamos realizando o nosso estágio permitiu que realizássemos nosso trabalho com a mocidade do local (jovens a partir de 14 anos). Podemos identificar, que este grupo já passou por todas as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (41.8 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com