TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PILARES DA ANALISE

Por:   •  2/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  677 Palavras (3 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 3

PILARES DA ANALISE

 INCONSCIENTE

 DESEJO

 SEXUALIDADE

 COMPLEXO DE EDIPO

 TRANSFERENCIA

A teoria psicanalítica se faz a partir da experiência a qual justifica a pratica.

-Arco reflexo: na vida psíquica a tensão nunca se esgota.

-Recalque: censura do inconsciente, barreira a qual impede que os processos inconscientes se tornem conscientes.

→ há aqui a energia que resta (permanece no inconsciente) e a energia que passa (passa a pela barreira e se mostra por meio de: atos falhos, lapsos, sonhos, sintomas somáticos etc.)

INCONSCIETES

O inconsciente é atemporal- sem passado, presente e futuro.

1. Inconsciente descritivo: que pode ser observado/descrito por um observador, graças as manifestações.

2. Inconsciente sistemático: aquele que se mostra por meio de um produto. Sistema de representação e manifestação de conteúdos recalcados de modo deturpado, o que passa para o consciente (atos falhos, lapsos, sonhos, sintomas somáticos)

3. Inconsciente dinâmico: o retorno do recalcado – luta entre os representantes do recalque e os produtos do inconsciente (sintomas neuróticos)

4. Inconsciente econômico: define onde a pulsão será direcionada, o porque dá pulsão ser direcionada a determinado lugar/objeto → as pulsões finais do inconsciente serão fantasias (comportamentos afetivos e encolhas amorosas inexplicados).

5. Inconsciente ético: Desejo- movimento/busca para a satisfação plena do desejo (não é possível). O desejo se constitui na falta, a partir disso há sempre uma busca por satisfação, que nunca será plena.

TECNICA ATIVA

1. Consiste basicamente na educação do EGO.

Quando o sujeito se encontra em um processo de análise, com já transferência estabelecida, onde o analisando passa a mostrar-se resistente, interferindo/impedindo a livre associação de ideias, Ferenczi utilizava da técnica ativa. Tal técnica consiste basicamente em, quando o fluxo de associação livre se estagna devido a um deslocamento libidinal para fantasias e gratificações corporais inconscientes (ex: quando a paciente de Ferenczi passa a “esfregar” uma perna na outra, quase um movimento masturbatorio), isso indica uma crise na relação transferencial que deveria ser manipulada pelo analista (por meio de elogios, censuras e punições).

As medidas fariam parte de uma nova educação do ego, uma intervenção do analista na luta com a libido transferida para o analista com o objetivo de que o paciente se convencesse dos motivos inconscientes de seu sofrimento escorado em suas lembranças e repetições.

Com essas medidas, Ferenczi acreditava que proporcionaria uma descarga libidinal, proporcionando um relaxamento que levaria o sujeito de volta a livre associação de ideias que fora perdida.

CONTRAINDICAÇOES

 QUANDO NÃO HÁ TRANSFERENCIA

A técnica pode alcançar a cura dos sintomas, porém não os traços mnêmicos (causa), ou seja, o sujeito pode mesmo após a análise

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (40.7 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com