TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS TÓPICOS EM PSICOLOGIA DO TRABALHO – CINEMA E TRABALHO

Por:   •  25/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  600 Palavras (3 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES

DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA

DISCIPLINA: TÓPICOS EM PSICOLOGIA DO TRABALHO – CINEMA E TRABALHO

ALUNO: NIALDA SABRINA DA SILVA - 11319423

Filme: O Circulo

O filme nos apresenta uma trama que apesar de ser fictícia vem trazer diversos dilemas no mundo de empresas da área da tecnologia, através da empresa The Circle, uma das empresas mais bem sucedidas na área da tecnologia. Tal qual possui como foco os e-mails e as redes sociais, tendo por objetivo principal a avaliação de como os usuários estabelecem em relação as suas atividades e prestação de serviço da empresa.                                                Mae é uma das jovens que consegue um trabalho por intermédio de uma amiga para trabalhar nesta empresa. Logo de iniciou a empresa parece fazer parte de um imaginário de trabalho perfeito, ela apresenta várias áreas de socialização, lazer e atividades que não se focaliza apenas na jornada de trabalho. Além de para conquista-la a empresa passa a pagar todos os custos do tratamento de seu pai, que tem esclerose múltipla.

Mae encontra-se deslumbrada neste novo mundo de possibilidades, que não percebe que se perde nele, ela aceita ter sua vida acompanhada diariamente por milhões de pessoas conectadas. No começo até parece ser algo positivo, já que ela acredita que está auxiliando no seu crescimento profissional e social.

Mas com o decorrer do tempo este mundo virtual torna-se cada vez mais cansativo e absurdo. Ela percebe que é apenas mais uma peça dentro de um jogo de segredos e luta de poderes. O estopim para Mea por um fim nisso é quando indiretamente ela, junto com os demais funcionários do Circulo, causa a morte de Merce, um amigo intimo de Mae, em uma perseguição louca e desumana, sendo transmitido ao vivo na internet.

Esse paraíso, o Círculo, aos poucos vai se mostrando como uma “prisão” não tão perfeita pioneiramente, pois é como se a vida de quem trabalhe no Circulo se resumisse apenas dentro do ambiente de trabalho, já que este possui tudo o que uma pessoa necessita. Não precisando que seus funcionários busquem viver suas vidas fora daquele lugar.

Ao longo da trama podemos observar que a vida de cada personagem que trabalha para o circulo torna-se cada vez mais adoecida. Exemplificando temos a amiga de Mae, Annie, que nas primeiras cenas se apresenta como uma jovem bonita e bem arrumada, mas ao longo do filme ela vai ficando cada vez mais abatida e apática, buscando no uso de drogas uma forma de ficar acordada e produzir para a empresa.  Tyler outro personagem, também chama atenção, pois, apesar de fazer parte da construção da empresa e de participar de alguns eventos oferecidas pelo Circulo, ele prefere está sempre “nas sombras”, para que não esteja fazendo parte diretamente do que a empresa se tornou: algo que só gira entorno do dinheiro, sem se importar de fato com os usuários e os funcionários.

O filme apesar de ser uma obra fictícia apresenta questões atuais, vivenciadas por todos nós neste mundo tão virtual que nos encontramos, onde tudo é perfeito, não existe tristeza, as pessoas estão sempre sorrindo, estão sempre cercados por amigos e sempre m “good vibes”. Onde as mascaras são admitidas na busca de um meio social cada vez mais “perfeito” e invejável por aqueles que não estão fazendo parte deste mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (82.6 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com