TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Organizacional Do Trabalho

Artigos Científicos: Psicologia Organizacional Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  636 Visualizações

Página 1 de 2

Proposta de Portfólio

 Passo 1: Escolha uma figura (imagem) que tenha duplo sentido ou várias interpretações;

 Passo 2: Mostre para 10 pessoas e anote suas respostas;

 Passo 3: Faça um comentário sobre “ a subjetividade das pessoas” , usando a teoria Gestalt e Psicanálise para explicar o que é a personalidade e como ela é formada.

Fonte: Google

Pontos de vista acerca da imagem:

1ª pessoa: Vê um senhor de cabelos brancos, barba branca, de semblante muito sério.

2ª pessoa: Vê um homem bravo, que lembra a época medieval.

3ª pessoa: Disse tratar-se de um “mexicano” sobre um cavalo, ao lado de um riacho. Num segundo momento, percebe uma mulher deitada.

4ª pessoa: Um homem, aparentemente, sério e velho com cabelos brancos. Num segundo instante, percebe que seu rosto é formado pela imagem de uma pessoa sobre um cavalo.

5ª pessoa: Um velho com uma espécie de touca e também uma malha de aço, parecida com uma corrente, na cabeça.

6ª pessoa: Vê um velho barbudo e cabeludo. Posteriormente, também vê outro homem sobre um cavalo.

7ª pessoa: Um senhor com cabelos, barba e uma grossa sobrancelha. Percebe após, um homem sobre um cavalo branco. Disse que o cavalo e a barba se misturavam. Também percebeu um rio, uma mulher e galhos secos debaixo de um arco.

8ª pessoa: Um homem barbudo.

9ª pessoa: Uma pessoa velha; e também alguém sobre um cavalo, e outra pessoa deitada, toda coberta, no chão.

10ª pessoa: Vê alguém com um grande chapéu, sobre um cavalo, olhando uma mulher deitada no chão. Poucos segundos depois, também percebe a imagem de um velho.

As Teorias Gestalt e Psicanálise.

A sensibilidade para a percepção, registrada pelas sensações e formas, conduzem os indivíduos a demonstrarem, automaticamente, a subjetividade na maneira de visualização daquilo que é óbvio, e evidente para alguns, enquanto para outros é obscuro, duvidoso, e/ou tendencioso. Para os estudiosos, a percepção permite a compreensão do comportamento. Pela Teoria Gestalt, é possível pensar em uma relação entre os comportamentos de uma pessoa e os estímulos físicos aos quais são apresentados a ela.

A Psicanálise de Freud deu uma forte contribuição para o desenvolvimento da psicologia ao afirmar que para além do comportamento, há um inconsciente. A Psicanálise propôs duas principais teorias a respeito da estrutura mental: a primeira trata de uma divisão mental entre consciente, pré-consciente e inconsciente, e a segunda propõe a divisão entre id, ego e superego. A psicologia surge como um corpo teórico de conhecimento. Admite que existam fenômenos psíquicos inconscientes capazes de explicar atos e comportamentos, até então inexplicáveis. No campo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com