TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Observação

Por:   •  14/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE PAULISTA

PSICOLOGIA

1º SEMESTRE

TRABALHO DE OBSERVAÇÃO (CRIANÇA)

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO CICLO VITAL

ANA CAROLYNA RIBEIRO CESINI- RA C0276A-7

CAROLINA GABRIELA MARIA DE OLIVEIRA- RA C2395B-5

CAROLINA CAMILO CRIVELARI- RA C082GC-8

PAMELA DE SOUZA MIRANDA- RA C1091B-5

SÃO JOSE DO RIO PARDO

14/04/14

OBJETIVO: Observar uma criança de 2 a 12anos, com o principal objetivo de descobrir qual estagio ela se encontra segundo Piaget, e relacioná-la a esse estagio.

Observamos a M.F.B.S de 7 anos, uma criança comunicativa, autoritária, organizada e criativa.

Data da observação- 11/04/2014

Horário- 8:37

Local- sua casa (um lugar tranqüilo)

Mococa-SP

ESTAGIO OPERATÓRIO CONCRETO (7 aos 12anos)

O período do desenvolvimento do ciclo vital entre 7 a 12 anos é marcado pelo início formal da escolaridade e pelo início da puberdade. O ingresso à escola de Ensino Fundamental possibilitará a aprendizagem da leitura, escrita, aritmética, além das habilidades básicas de convivência social.

*DESENVOLVIMENTO FÍSICO E MOTOR:

Neste período não acontecem muitas mudanças notáveis na criança, ate porque as habilidades motoras mais importantes já estão desenvolvidas.

M.F mostrou-se bem desenvolvida nessa parte, quando começou a correr de um lado para outro do quintal, a dançar, e a pular do degrau da porta ao chão.

*DESENVOLVIMENTO COGNITIVO:

Em relação ao desenvolvimento cognitivo ocorrem mudanças significativas nesse período.  As crianças passam a ter uma lógica indutiva e um raciocínio indutivo, M.F nos mostrou isso quando estava brincando de escolinha e lembrou que tinha que pagar a p.m da escola, sendo assim ela raciocinou que precisaria de dinheiro pra isso, ai foi quando ela teve a idéia de desenhar notas de dinheiros pra pagar.

*DESENVOLVIMENTO AFETIVO-EMOCIONAL:

O sujeito estará construindo um conceito sobre si mesmo e os julgamentos a seu respeito são importantes e marcantes  nesse período, pois a criança tem que aprender a comportar-se em grupo, conviver com a competição e crítica do outro.

M.F também mostrou estar bem desenvolvida nessa parte, quando brincando com sua amiga de mãe e filha, sua amiga pediu para ser a mãe e então ela aceitou trocar de papel, ela deixou a amiga ser a mãe e ela seria a filha desta vez.

Neste ato ela soube enxergar o ponto de vista do outro, criando assim uma convivência boa com a amiga.

*DESENVOLVIMENTO SOCIAL:

Neste período surge a reciprocidade e cooperação como forma de relação e o exercício da interação social formal, polidez nos diálogos, aprendizagem de tarefas domésticas, incentivado pelos adultos.

 M.F soube ter um bom dialogo com a amiga sendo social o tempo todo, nos mostrou ser bem independente, organizada e obedeceu a mãe quanto as tarefas domesticas, depois de brincar guardou todos os seus brinquedos nos seus devidos lugares.

CONCLUSÃO:

Chegamos a conclusão que a nossa criança observada se enquadra perfeitamente no seu estagio segundo Piaget e mostrou estar bem desenvolvida em todos os aspectos deste estagio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (97.2 Kb)   docx (117.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com