TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Observação de Bebê de 7 Meses

Por:   •  25/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.321 Palavras (6 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES
CAMPUS DE ERECHIM

CURSO DE PSICOLOGIA

TÉCNICAS DE OBSERVAÇÃO E DESCRIÇÃO

PROF. BRUNA MORAES CARDOSO

OBSERVAÇÃO E DESCRIÇÃO DE CRIANÇAS

0 - 3 ANOS

BIANCA FIGUEIREDO

ERECHIM

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO..........................................................................03

PROTOCOLO DE OBSERVAÇÃO............................................04

DIAGRAMA DO AMBIENTE....................................................06

CONCLUSÃO............................................................................07

BIBLIOGRAFIA.........................................................................08

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE ESCLARECIDO............09

INTRODUÇÃO

        Com a finalidade de por em prática as atividades de observação do comportamento humano, e a melhor compreensão do desenvolvimento humano, apresento a observação de uma criança em seu ambiente natural e descrevo seu comportamento.

        A necessidade da observação do comportamento humano é um fato reconhecido pelo psicólogo. O uso de informações obtidas através da observação possibilita dar vida ao estudo do desenvolvimento humano, ofertando uma compreensão de como vem se desenvolvendo o mesmo, e fatos que influenciam os domínios físico, cognitivo e psicossocial.

        Todos os domínios do desenvolvimento são inter-relacionados. Embora os cientistas do desenvolvimento, muitas vezes, examinem separadamente os diversos aspectos, cada um deles influencia os outros.

        Após a observação, o comportamento da criança será analisado e comparado às teorias de desenvolvimento psicológico infantil de vários autores consagrados, como Piaget, Mahler, e Klein.

PROTOCOLO DE OBSERVAÇÃO

        1. Nome dos Observadores: Bianca Figueiredo

        2. Objetivo da Observação: Observar e retratar as ações de uma criança de 0 - 3 anos para posteriormente avaliar e comparar seu comportamento com as teorias de desenvolvimento de autores estudados na matéria de Psicologia da Infância.

        3. Data da Observação: 11/10/2013

        4. Horário da Observação:         Início: 12:57                   Término: 13:08

        5. Diagrama da Situação:

        ANEXADO NA PÁGINA 06

        6. Relato do Ambiente Físico:

        Quarto do Sujeito na Residência dos Pais; Porto Alegre; Rio Grande do Sul; Brasil.

        A sala mede aproximadamente 3m x 4m. A janela se localiza no centro da parede a. A sala possui uma porta, na parede c, que dá para um corredor. A sala possui os seguinte móveis e objetos: dois armários e um berço embutidos, localizados à aproximadamente 4 centímetros da parede c; um trocador de fraldas, localizado no canto das paredes ab; uma caixa de brinquedos, localizada no centro da parede a, abaixo da janela; um tapete colorido com o alfabeto localizado no canto das paredes ad; um tapete de atividades localiza em cima e aproximadamente no centro do tapete colorido. O armário da esquerda, mais próximo à porta, abriga três pacotes de fraldas, um porta retrato, e quatro caixas coloridas. O armário da direita está com as postas fechadas. No horário da observação, a luz é natural. É possível ouvir os carros passando na rua. A temperatura é 23 graus Celsius.

        7. Descrição do Sujeito Observado:

        O sujeito (S) é um bebê do sexo masculino, de 6 meses e 21 dias, medindo 69,5cm de altura e pesando 8.330kg. Mora com a mãe e o pai.

        8. Relato do Ambiente Social:

        Estão presentes no quarto, além do sujeito, mais três pessoas. A mãe (M), com aproximadamente 29 anos, professora universitária; o pai, aproximadamente 27 anos, biólogo e pesquisador; e a observadora. A mãe se encontra sentada no tapete colorido aproximadamente 60 cm à esquerda do tapete de atividades e está com o olhar direcionado à um livro aberto em mãos. O pai se encontra apoiado com os ombros ao lado esquerdo da porta, observando o bebê. A observadora se encontra sentada no chão, apoiando as costas na parede b.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (232.9 Kb)   docx (143.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com