TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Observações no Laboratório

Por:   •  13/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.770 Palavras (12 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 12

Professora: Maria de Souza
Acadêmico: Marcos de Santos,Giariana Silva.
Psicologia – Bloco IV









RELATÓRIO DA PRÁTICA EM ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO






Pelotas – RS, 10 de dezembro de 2015.

SUMÁRIO

1)Introdução __________________________________________________________3

2)Rererencial teórico ____________________________________________________4

3)Método_____________________________________________________________5

3.1)Sujeito_______________________________________________________5

3.2)Equipamento _________________________________________________5

3.3)Procedimentos _______________________________________________5

3.3.1Treino ao bebedouro ___________________________________6

3.3.2Modelagem ___________________________________________6

3.3.3Saciação______________________________________________7

3.3.4Comportamento mantido em FR __________________________7

3.3.5Discriminação _________________________________________7

4)Resultados e discussão ________________________________________________8

5)Conclusão __________________________________________________________10

6)Referência Bibliográfica ______________________________________________11

INTRODUÇÃO

Este trabalho é um relatório da atividade prática da matéria Análise– UPS. O relatório aborda os exercícios de laboratório aplicados ao rato: Treino de bebedouro, que tem como finalidade fazer com que o animal se aproxime do bebedouro quando ouvir o ruído do funcionamento deste e associar o som do bebedouro com o ato de beber; e Modelagem e CRF, com o propósito de fazer com que o rato pressione a barra e obtenha água sem que o experimentador interfira. Saciação para demostra que um animal semi-saciado ou saciado emitirá poucos  ou nenhuma resposta. Comportamento mantido em razão fixa para demostrar que o rato depois aprendido irar associar o quantas vezes a barra for apertada irar ter a recompensa e trabalhar por menos reforço. Não conse-guimos realizar discriminação pela falta de tempo. No relatório estão inclusos as tabelas e gráficos dos resultados da experiência, elaborados nas aulas práticas. É importante ressaltar que foi usado somente reforço positivo com o rato. Foram seguidas as instruções do livro Exercícios De Laboratório Em Psicologia do Mario A. A. Guidi.

Essa atividade prática teve como objetivos replicar as práticas realizadas por Skinner para verificar sua replicabilidade e ajudar na teoria. Ou seja, reproduzir o trabalho de Skinner e comprovar sua teoria. Foram recebidas instruções de como manusear o rato e os equipamentos (caixa de Skinner, caixa de controle) e de como portar-se dentro do laboratório.













REFERENCIAL TEÓRICO

Sabe-se que a aprendizagem é o processo de modificação de comportamento com o individuo e meio ambiente. O behaviorismo se destaca como uma das principais perspectivas  teórica que teve como procurar processar Skinner, que procurou explicar através de atividades observáveis a maneira como os animais e as pessoas se comportam. Os principios do behaviorismo alicerçam a análise experimental do comportamento, sendo a base para um dos tipos de aprendizagem associativa. O condicionamento operante, que anuncia que o sujeito ''opera'' sobre o meio,de modo a gerar cosequências.

O condicionamento operante é o tipo básico de aprendizado que envolve a associação entre estimulos e respostas. Através de experimentos labortoriais realizou-se o codicionamento da resposta de pressão à barra em um rato albino privado de água. Os estudos de esquemas de reforçamento foram descobertos por Skinner, onde certa quantidade de comprtamento deveria ocorrer para que o animal obtevesse reforçamento. Outros exigiam intervalo entre os refoçadores em encentivar uma taxa alta ou baixa de comportamento. E alguns requeriam exigências combinadas.

O esquema de reforçamento tem quatros influências principai: Afetiva, Frequência, Condicionada e Reforçamento. O reforçamento contínuo intermentente é a maneira mais eficiente de iniciar o condicionmento do comportamento. O reforçamento parcial ou intermetente é aquele em que nem todas as respostas corretas são seguidas de um reforçador, porém o reforçamento parcial é o mais econômico. Possui quatro esquemas básicos, Razão Fixa, Razão Variável, Intervalo Variável, Esquemas Parciais. O esquema de razão diz que o reforçador deve ocorrer após indeterminado número de respostas corretas, já o esquema de razão fixa ocorrera após, o número definido e invariável de respostas corretas. O esquema de razão variável produz uma alta taxa geral de respostas como o esquema de razão fixa.
A modelagem do comportamento de observação e o mapeamento dos processos bem sucedidos que formam a base de algum tipo de desempenho exepcional. É um processo pelo o qual determinado comportamento vai sendo incentivado (o chamado reforçopositivo), até adiquirir uma determinada forma (condicionamento operante). No reforço negativo elas são removidas ou subtraídas. Em termos mais formais, sempre que um operante é fortalecido pela remoção ou redução de um evento posterior, chamamos ao processo de consequência. No reforço positivo, sempre que um operante é fortalecido pela apresentação de um evento que se lhe sucede, os psicólogos chamam ao processo e consequência de reforçamento positivo.

METODOLOGIA

A) SUJEITO: Foi utilizado um rato Wistar da raça Rattus Norvergius, macho experimentalmente ingênuo e com aproximadamente 90 dias de idade no início da atividade prática. O animal foi mantido a 85% do seu peso normal durante a atividade prática. Foi utilizado um esquema de privação de água de 48 horas. A razão foi mantida ad lib.


B) EQUIPAMENTOS UTILIZADOS


B.1) O rato realizava a atividade prática nessa Caixa, que é uma gaiola experimental que segue os princípios básicos de um aparelho análogo desenvolvido pelo professor B.F. Skinner, chamada Caixa de Skinner. Ela possui um vidro móvel na parte anterior, um bebedouro, na parte direita, saia as gotas de água, uma barra, que foi utilizada para o aprendizado do animal perante os exercícios e tinha o chão em grade, além de uma iluminação característica. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (161.5 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com