TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Estudos em Psicanálise

Por:   •  4/5/2019  •  Resenha  •  1.104 Palavras (5 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 5

Estudo sobre transferência

Designa em psicanálise o processo pelo qual os desejos inconscientes se atualizam sobre determinados objetos, no quadro de um certo tipo de relação estabelecida com eles e, eminentemente, no quadro da relação analítica.

Trata-se aqui de uma repetição de protótipos infantis vivida com um sentimento de atualidade acentuada. A transferência é classicamente reconhecida como o terreno em que se dá a problemática de um tratamento psicanalítico, pois são a sua instalação, as suas modalidades, a sua interpretação e a sua resolução que caracteriza este.

  • O termo não é exclusivo do vocabulário psicanalítico.
  • Implica em um deslocamento de valores, direitos, transferência de propriedade...

Existe certa dificuldade em propor uma definição de transferência, a noção assumiu para muitos autores uma extensão muito grande, ao ponto de designar como o conjunto de fenômenos que constituem a relação do paciente com o psicanalista.

Quando Freud fala do sonho, “pensamentos de transferência” designa um modo de deslocamento, em que o desejo inconsciente se exprime e se disfarça através do material fornecido pelos restos pré-consciente do dia anterior.

Estudo sobre o narcisismo

        O termo aparece pela primeira vez em 1910, para explicar a escolha de objeto dos homossexuais. Tomam a si mesmos como objeto sexual; partem do narcisismo e procuram jovens que se pareçam com eles, e a quem possam amar como a mãe deles os amou.

        A descoberta do narcisismo leva Freud a propor – no caso Schreber, em 1911, a existência de uma fase da evolução sexual intermediária, entre o auto erotismo e o amor objeto. O sujeito começa a tomar a si mesmo, seu corpo como objeto de amor.

Estudo sobre narcisismo primário e narcisismo secundário.

        O narcisismo primário designa um estado precoce em que a criança investe toda a libido em si mesma. O narcisismo secundário, designa um retorno ao ego da libido retirada dos seus investimentos objetais.

  1. Para Freud, o narcisismo secundário não designa apenas certos estados extremos de regressão; é também uma estrutura permanente do sujeito.
  1. No plano econômico, os investimentos de objeto não suprimem o investimento do ego, antes existe um verdadeiro equilíbrio energético entre essas duas espécies de investimentos.
  2. No plano tópico, o ideal do ego representa uma formação narcísica que nunca é abandonada.
  1. De um autor para o outro, a noção de narcisismo primário está sujeita a extremas variações. Trata-se de definir um estado hipotético da libido infantil.

Estudos sobre o recalque

        Operação pela qual o sujeito procura repelir ou manter no inconsciente representações (pensamentos, imagens, recordações) ligadas a uma pulsão. O recalque produz-se nos casos em que a satisfação de uma pulsão – suscetível de provocar prazer por si mesma – ameaçaria provocar desprazer relativamente a outras exigências.

        O recalque é especialmente patente na histeria, mas desempenha papel primordial nas doenças mentais. Pode ser considerada um processo psíquico universal, está ligada a origem da constituição do inconsciente. O recalque faz parte de uma defesa, não única do psiquismo, mas, um processo complexo defensivo.

        A censura que fornece o modelo do recalque é uma operação defensiva do ego (parcialmente inconsciente).

Estudo sobre neurose, psicose e perversão

O que é neurose?

A neurose é uma estrutura da personalidade que está intimamente ligada à angústia. A pessoa consegue manter um pensamento racional e distinguir o certo do errado. Ela tem a necessidade de seguir as normas e fazer aquilo que é correto, sentindo-se culpada quando não consegue cumprir com essa expectativa.

As atividades normais do dia a dia da pessoa não se vêm afetadas pela estrutura neurótica, porém a pessoa não consegue resolver de forma satisfatória esses conflitos internos. Quando foge à regra, precisa justificar seu comportamento, e para isso recorre a argumentos que falem de merecimento ou necessidade. Mesmo assim, não consegue se sentir aliviada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (88.6 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com