TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Estágios Do Desenvolvimento Do Conhecimento - Jean Piaget

Pesquisas Acadêmicas: Os Estágios Do Desenvolvimento Do Conhecimento - Jean Piaget. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  883 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

O presente trabalho visa identificar através de experimentos realizados com duas crianças de diferentes idades, os estágios do desenvolvimento da aprendizagem segundo a teoria de Jean Piaget e através dos resultados obtidos fazer a discussão teórico-prática, relacionando com os estudos a respeito do autor.

Os Estágios do Desenvolvimento do Conhecimento – Jean Piaget

Jean Piaget juntamente com sua equipe de estudiosos do desenvolvimento humano, elaborou quatro grandes estágios do desenvolvimento cognitivo. Estes quatro estágios foram denominados de sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.

Estágio Sensório-motor: acontece desde o nascimento até aproximadamente dois anos de idade. É o estágio no qual há o domínio da representação simbólica. O egocentrismo intelectual é a forma dominante no pensamento ao longo deste período. Não há ainda a utilização da linguagem, é a ação e a percepção que estimulam o desenvolvimento das estruturas mentais.

Estágio Pré-operatório: Se dá aproximadamente a partir dos dois anos de idade, podendo chegar até os sete anos. É o estágio da representação, que a criança adquire, por meio das construções cognitivas, de pensar um objeto através de outro objeto.

Estágio das Operações concretas: A partir dos sete – oito anos de idade, a criança chega à constituição de uma lógica e de estruturas operatórias denominadas concretas. Opera com objetos, e ainda não sobre hipóteses expressadas verbalmente. As ações executadas mentalmente se referem, nesta fase, a objetos ou situações passíveis de serem manipuladas ou imaginadas de forma concreta. Há operações de classificação, ordenamento e construção da ideia de números, operações espaciais e temporais.

Estágio Operatório formal; A partir dos onze anos. A criança raciocina com hipóteses, e não somente com objetos. A criança atinge novas estruturas de seu desenvolvimento cognitivo. Opera neste estágio com números realizando cálculos, e atividades de raciocínio lógico.

Conclusão

Através da aplicação das provas piagetianas tivemos a oportunidade de conciliar teoria e prática, observando nitidamente os estágios do desenvolvimento cognitivo desenvolvidos por Piaget, relacionando o conteúdo teórico das aulas e das leituras que foram propostas a respeito do autor.

Concluímos com esse trabalho que existem variações de noção de conservação de substancia de acordo com o estágio em que a criança se encontra.

Os resultados obtidos com a aplicação da prova piagetiana estão de acordo com a teoria, onde a criança Simbólica Intuitiva (4 – 5 anos), ainda não conserva substancia, diferente da criança no estágio Operatório Concreto (7 – 8 anos) que coordena no pensamento a ação da ida e da volta, utilizando argumentos que evidenciam a reversibilidade no pensamento.

Vale ressaltar que essa pesquisa foi muito importante para nós educadores que pretendemos trabalhar como psicopedagogas, pois podemos conhecer cada etapa da criança para entendermos melhor o seu desenvolvimento.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Piaget, Goulart e Barbosa, Luis:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com