TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágios de Desenvolvimento de Jean Piaget

Por:   •  21/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.326 Palavras (10 Páginas)  •  3.150 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

 Introdução ................................................................................................................5

  1.  Estágios de desenvolvimento segundo Piaget .............................................6

  1.  Dados das observações.................................................................................7
  1.  Método..........................................................................................................12
  1.  Conclusão.....................................................................................................13

 Referências Bibliográficas.......................................................................................14

Introdução

Esse trabalho tem como objetivo, introduzir o aluno na prática da observação dos fenômenos do desenvolvimento da criança e unir a teoria a pratica. Todas as observações realizadas tiveram a autorização do responsável e limitou-se apenas ao registro da mesma. Foram observados os seus aspectos físicos, perceptual, cognitivo, linguagem, personalidade e social. Através da observação comparamos e identificamos a fase de desenvolvimento dessa mesma teoria, buscando a relação da teoria com a observação prática e analisamos os dados a partir da Teoria de Jean Piaget em que estágio de desenvolvimento a criança se encontra.

Piaget teve a trajetória de sua carreira marcada com seus estudos e pesquisas com crianças, incluindo seus próprios filhos, utilizando-se da observação direta, sistemática e cuidadosa, buscando compreender o desenvolvimento cognitivo e como é construído o conhecimento. Através da observação cuidadosa elaborou sua Teoria do desenvolvimento cognitivo na qual cita que esse desenvolvimento se dá por estágios. Analisando o desenvolvimento desde o recém-nascido até a fase adulta, Piaget identificou quatro estágios de desenvolvimento, porém, o presente trabalho só discorre sobre o Estágio em que a criança se encontra.

O trabalho se constitui de um pequeno resumo sobre a criança observada, uma síntese da Teoria Piagetiana do desenvolvimento, a conclusão do tema e as referências bibliográficas pesquisadas.

Palavras-chaves: Observação. Piaget.Teoria do Desenvolvimento. Estágios.

  1. Estágios de desenvolvimento segundo Piaget

Jean Piaget apresenta uma proposta construtivista, que busca compreender o desenvolvimento do indivíduo. Seus estudos tiveram grandes reflexos para o campo da Educação.

O período Sensório-motor que compreende a faixa etária de 0 a 2 anos. A partir de reflexos neurológicos básicos, o bebê começa a construir esquemas de ação para assimilar mentalmente o meio. A inteligência é prática. As noções de espaço e tempo são construídas pela ação. O contato com o meio é direto e imediato, sem representação ou pensamento.

O período Pré-operatório também chamado de estágio da Inteligência Simbólica entre 2 a 7 anos. Caracteriza-se, principalmente, pela interiorização de esquemas de ação construídos no estágio anterior (sensório-motor). A criança deste estágio: é egocêntrica, centrada em si mesma, e não consegue se colocar, abstratamente, no lugar do outro, não aceita a ideia do acaso e tudo deve ter uma explicação (é fase dos "por quês"), já pode agir por simulação, "como se", possui percepção global sem discriminar detalhes e deixa se levar pela aparência sem relacionar fatos.

O período Operatório-concreto que se encontra de 7 a 11 anos a criança desenvolve noções de tempo, espaço, velocidade, ordem, casualidade, já sendo capaz de relacionar diferentes aspectos e abstrair dados da realidade. Não se limita a uma representação imediata, mas ainda depende do mundo concreto para chegar à abstração. Desenvolve a capacidade de representar uma ação no sentido inverso de uma anterior, anulando a transformação observada (reversibilidade).

O período Operatório-formal é a partir dos 12 anos em diante. A representação agora permite a abstração total. A criança não se limita mais a representação imediata nem somente às relações previamente existentes, mas é capaz de pensar em todas as relações possíveis logicamente buscando soluções a partir de hipóteses e não apenas pela observação da realidade.

  1. Dados das observações

Observação 1

A observação ocorreu, durante sessenta minutos, período da tarde, com uma criança do sexo feminino, M.E.E.C.R., cinco anos de idade em sua residência.

M.E. é uma criança muito inteligente, esperto e hiperativo. Reside com um irmão de sete anos, sua mãe, seu pai e alguns animais - cachorro, pássaros e galinhas. É apaixonado por seus bichinhos de estimação, trata e cuida deles com muito carinho. Tem mais outros três irmãos maiores de idade por parte de seu pai, que não moram com estes. Estuda na pré-escola, no horário da tarde em uma Escola Municipal da cidade onde mora. Na observação a criança interagiu com seu irmão, pai, mãe e alguns coleguinhas que se encontravam na casa àquele momento.

A criança possui peso e altura normais para a idade segundo informação da mãe.

Correu, dançou e pulou o tempo inteiro, não parava quieto, demonstrou facilidade para identificar seu nome, o nome dos pais, irmãos amigos e os nomes dos seus animais – sim, eles têm nome, quando interrogado pela sua mãe. Falou o tempo inteiro, expressou-se de maneira clara, ele possui problemas em alguns aspectos da linguagem. Troca a letra V pela M (fala ‘mermelha’ para cor vermelha); fala ‘muneca’, ao invés de boneca, troca o gênero da palavra “outro” (fala ‘outra’ sapato ao invés de ‘outro’ sapato/ ‘outra’ dia, ao invés de ‘outro’ dia). A mãe lhe corrige o tempo todo. Apesar do problema na dicção, comunicou-se bem. Usou frases coerentes, falou muito e alto. Está sob acompanhamento de uma fonoaudióloga.

É independente, agitado e observador. Interagiu com os colegas todo o tempo durante o período observado. Gosta de ser o centro das atenções.

A criança encontra-se no estágio de desenvolvimento pré-operatório ou simbólico, que vai dos 2 aos 7 anos, pois a criança possui uma linguagem clara, pratica o “faz-de-conta”, age por imitação, tem um pensamento imaginativo, dá vida e nome aos brinquedos, interage com os colegas e gosta de ser o centro das atenções.

Observação 2

A criança observada em questão é uma menina A.P., tem exatos 2 anos e meio. Segundo Piaget, encontra-se na fase do pré-operatório. De fato, a maior parte de suas atitudes e comportamento, condizem com o esperado para esta fase de desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (145.9 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com