TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos da Psicologia da Saúde

Por:   •  18/10/2022  •  Ensaio  •  2.246 Palavras (9 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 9

Fundamentos da Psicologia da Saúde – 40hs

Ementa

Estabelecimento de relações entre Psicologia e Saúde: histórico, concepções e modelos. O Modelo Biopsicossocial. Características da atuação profissional e científica do psicólogo no campo da Saúde. Estratégias de ação, pesquisas, técnicas e instrumentos. O papel do psicólogo como facilitador das relações entre paciente, família e equipe profissional.

 

Objetivo

O objetivo da disciplina é conhecer e refletir sobre as possibilidades de atuação do psicólogo na saúde, analisando-as de maneira crítica, com o intuito de desenvolver habilidades e competências profissionais éticas, comprometidas e contextualizadas, tanto com o contexto da saúde, quanto com a sociedade de maneira ampla. Para tanto, realizar-se-á o resgate histórico do conceito de saúde e doença, analisando-os numa perspectiva biopsicossocial que permitirá ao aluno avaliar os fundamentos teóricos, metodológicos, e políticos pelo profissional psicólogo na área da saúde.

 

Conteúdo Programático

1. Saúde x Doença 2. Normal e Patológico. 3.Resgate histórico do Sistema Único de Saúde (SUS). 4. Estudo aprofundado do conceito Biopsicossocial pensando em estratégias de ação. 5. Sobre a Saúde Pública. 6 Sobre a Saúde Coletiva. 7. A teoria crítica na Psicologia da Saúde. 8. Políticas Públicas. 9. Políticas Sociais 10. Políticas da Saúde. 11. Sobre a Saúde numa perspectiva Interdisciplinar. ​

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ANGERAMI-CAMON, Valdemar Augusto. Psicologia da Saúde: um novo significado para a prática clínica. São Paulo: Pioneira, 2006.

NEME, Carmem Maria Bueno; RODRIGUES, Olga Maria Piazentin Rolim. Psicologia da Saúde: perspectivas interdisciplinares. São Carlos, Rima, 2003.

STRAUB, Richard O. Psicologia da saúde: uma abordagem biopsicossocial . 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ANGERAMI-CAMON, Valdemar Augusto. A ética na saúde. São Paulo: Pioneira Thomson Learning. 1997.

___. GERAMI, V.A. (org.). Psicossomática e a psicologia da dor. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001.

___. Psicologia hospitalar: teoria e prática. São Paulo: Cengage Learning, 2016.

CHIATTONE, Heloisa de Carvalho; RICHLMANN, José Carlos; GIMENES, Maria da Glória. PSICOLOGIA da saúde: um novo significado para a prática clínica . São Paulo: Pioneira, 2009. 

VASCONCELLOS, Esdras Guerreiro (Et al). PSICOLOGIA da saúde: um novo significado para a prática clínica . 2. ed. São Paulo: Pioneira, 2014.

eoria Psicanalítica Freudiana – 80hs

Ementa:

Introdução aos fundamentos epistemológicos e históricos da psicanálise. Apresentação do movimento psicanalítico a partir do trabalho teórico/clínico concebido por Freud e seus principais colaboradores.

 

Objetivos

O objetivo dessa disciplina é apresentar os fundamentos epistemológicos, clínicos e teóricos que sustentaram a constituição do conceito de inconsciente proposta por Freud em suas relações com a questão do desejo e as pulsões que dinamizam o funcionamento do aparelho psíquico na primeira tópica freudiana. Busca-se estudar o conceito de sexualidade para psicanálise freudiana; o funcionamento mental através do principio do prazer e o principio de realidade. Apresentação do modelo do aparelho psíquico relativo à segunda tópica em termos de Ego, Id e Superego.

 

Conteúdo Programático

Biografia de Sigmund Freud e o nascimento da Psicanálise.

Divisão dos Textos de Freud. Como pode ser estudado seus textos. Teorias da defesa, da sedução e dos sistemas neurônicos.

Temáticas da sexualidade, do inconsciente e o conceito de repressão.

Exposição do documentário "A Invenção da Psicanálise", francês de 1997. Comentários de Elisabeth Roudinesco e Peter Gay, biógrafo de Freud.

O Capítulo VII da Interpretação dos Sonhos

A primeira tópica

Modelo Estrutural – Segunda tópica.

A teoria da libido.

As fases psicossexuais de organização da libido.

 

Bibliografia Básica

FREUD, S. (1905) Três ensaios sobre a Teoria da Sexualidade. Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud, vol. VII. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

GARCIA-ROZA, L.A. Freud e o inconsciente. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

LAPLANCHE, Jean PONTALIS, Jean-Bertrand.Vocabulário da psicanálise. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

 

 

Bibliografia Complementar

COUTINHO JORGE, Marco Antonio. Fundamentos da psicanálise de Freud a Lacan, v.1: as bases conceituais. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2000.

FREUD, S. (1909) Cinco Lições de Psicanálise. Edição Standart Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud, vol. IX. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

MANNONI, Maud. A primeira entrevista em psicanálise. 27 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

MEZAN, Renato. Freud: A trama dos conceitos. São Paulo: Perspectiva, 2013

ROUDINESCO, ZIMERMAN, D. E. Fundamentos Psicanalíticos: teoria, técnica e clínica – uma abordagem didática. Porto Alegre: Artmed, 1999.

Direitos humanos e diversidade

Direitos humanos, conceito e processos históricos no Brasil e no mundo; evolução dos direitos humanos e suas problemáticas, como o relativismo e o universalismo; educação em direitos humanos, diversidade, cidadania e as práticas pedagógicas; universalismo e multiculturalismo; direitos humanos, diversidade cultural e sua relação com processos educativos; diversidade, pluralidade de identidades e expressões culturais de povos e sociedades; temas contemporâneos em educação, diversidade e direitos humanos;

história das culturas afro-brasileira e indígena; sociedade multicultural e pluriétnica e relações étnico-sociais positivas.

Promover uma educação voltada para o paradigma dos direitos humanos, desenvolvendo nos estudantes um olhar técnico, prático e crítico em relaçãoao panorama destes no contexto atual.

Articular a relação entre os direitos humanos, a diversidade e a globalização. Compreender

sobre a diversidade e a tensão entre a busca de universalidade e a atenção às

particularidades culturais. Refletir sobre o processo educativo como capaz de formar sujeitos de direitos a partir do reconhecimento de suas diferenças. a reflexão sobre os conceitos de direitos humanos, cidadania e os processos históricos de construção da sociedade brasileira. Discutir o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (65.5 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com