TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos em Estatística

Por:   •  27/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  868 Palavras (4 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 4

Fundamentos em estatística

Prof: Tauily Taunay

Aluno: Carlos César – 1722021

Fichamento

Conceito de estatística: A estatística é uma ciência que se dedica a coleta, organização, análise, interpretação e resumo de dados e assim poder compreender algo sobre a relação entre tais variáveis com certa precisão, que pode responder a uma importante pergunta sobre a vida pessoal, social, ambiental com mais precisão e menos erros.

Nível de significância (valor de p): O nível de significância, também denotado como alfa ou α, é a probabilidade de rejeição da hipótese nula quando ela é verdadeira. Por exemplo, um nível de significância de 0,05 indica um risco de 5% de concluir que existe uma diferença quando não há diferença real.

População (censo): População é o conjunto de elementos com, pelo menos, uma característica em comum, sendo o censo a análise de todos os elementos extraídos de uma população.

Amostra (amostragem): É um “recorte” da população, um subconjunto desta. Ao se estudar a amostra, se a mesma tiver um tamanho adequado, podemos estar aptos para afirmar algo da mesma forma que se estudássemos toda a população. Coletar dados de uma pequena parte de um grande grupo e aprender então alguma coisa sobre esse grupo maior.

Conceito de variável: É tudo aquilo que muda. Que pode variar entre as pessoas (personalidade, inteligência, religiosidade) ou mesmo nas pessoas (humor, doença, renda)

Tipos de variáveis:

Variável independente: uma variável que pode causar algum efeito. É utilizada para denotar aquilo que o experimentador manipula.

Variável dependente: uma variável é afetada por mudanças na variável independente. Pode-se tê-la como uma variável de resultado.

Variável preditiva: uma variável que prediz um variável desfecho. É perfeitamente comutável com o termo variável independente.

Variável desfecho: uma variável que muda em função de mudança na variável preditiva. Pode-se tê-la como um sinônimo para variável dependente.

Delineamentos correlacional: Tende a explicar e predizer relações entre as variáveis. O investigador verifica a natureza (força e direção) das relações que existem entre determinas variáveis. Logo há hipóteses quanto a essa natureza.

 Experimental: Ocorre quando há uma manipulação de uma variável para verificar se exerce efeito em uma outra.

Delineamentos intra: Delineamento com pessoas de um mesmo grupo. A principal vantagem de utilizar esse deliamento é poder controlar muitas das variáveis de confusão interindividuais. 

Interparticipantes: Deliniamento com pessoas de grupos diferentes. Assim cada participante fica menos sujeito a ficar cansado ou frustrado com o experimento, logo, há uma maior probabilidade de apresentarem desempenho ótimo.

Os 3 aspectos da estatística descritiva:

As três principais características de um conjunto de dados são:

Um valor representativo do conjunto de dados: uma média (Medidas de Tendência Central). Uma medida de dispersão ou variação. A natureza ou forma da distribuição dos dados: sino, uniforme, assimétrica, ... (tabelas de frequência e histogramas)

Medidas de tendência central

Determina a característica de agrupamento de um conjunto de dados, média, moda e mediana. São valores que trazem consigo informações resumidas dos dados estatísticos (populações ou amostras), elas nos dão um panorama do comportamento geral das observações estudadas, são como valores de referência, em torno dos quais os outros se distribuem, podem ser denominados parâmetros ou estatísticas (estas não são valores fixos, pois dependem dos elementos da amostra particular que foi escolhida).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (78 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com