TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Lobos Cerebrais

Por:   •  23/11/2017  •  Artigo  •  603 Palavras (3 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 3

Lobos cerebrais

        Cada hemisfério cerebral é composto por quatro lobos - frontal, parietal, occipital e temporal – que têm funções específicas. Cada um dos lobos integra áreas corticais que, apesar da sua especialização, atuam de forma coordenada e complementar umas com as outras.

  • Lobos occipitais:

Os lobos occipitais estão localizados na parte inferior do cérebro. Coberta pelo córtex cerebral, esta área é também designada por córtex visual, uma vez que processa os estímulos visuais. É constituída pela área visual primária, que recebe as mensagens visuais, e pela área visual secundária ou área visual de associação, que coordena os dados recebidos na área visual primária permitindo o reconhecimento de objetos. A área visual comunica com outras áreas do cérebro que dão um sentido ao que vemos tendo em conta as nossas experiências passadas e as nossas expetativas, por isso é que o mesmo objeto não é percecionado de igual forma por diferentes indivíduos.

Caso a área visual primária sofra uma lesão,ocorrerá cegueira cortical, ou seja, perda de visão. Mas, uma lesão na área visual secundária provoca agnosia, que é a incapacidade de identificar objetos conhecidos, e cegueira verbal, isto é, incapacidade de reconhecer o significado das palavras escritas.

  • Lobos temporais:

Os lobos temporais estão localizados na zona por cima das orelhas e têm como principal função processar estímulos auditivos. São constituídos pela área auditiva primária, que recebe os sons elementares, e pela área auditiva secundária, que recebe os dados da área auditiva primária e atribui-lhes um significado.

Quando a área auditiva primária sofre uma lesão ocorre surdez cortical (perda de audição), porém uma lesão na área auditiva secundária provoca agnosia auditiva, ou seja, incapacidade de reconhecer sons comuns.

  • Lobos parietais:

Os lobos parietais localizam-se na parte superior do cérebro e são constituídos pela área anterior e pela área posterior. A zona anterior designa-se por córtex somatossensorial e possibilita a receção de sensações. Nesta área primária, estão representadas todas as áreas do corpo, sendo as zonas mais sensíveis que ocupam mais espaço, por terem mais dados para interpretar. A área posterior é uma área secundária que analisa, interpreta e integra as informações recebidas pela área anterior.

Se occorer uma lesão na zona somatossensorial primária irá provocar anestesia cortical, que faz com que haja uma perda de sensibilidade tátil, térmica e de dor. Mas uma lesão na zona posterior provoca agnosia somatossensorial, isto é, ocorre a incapacidade de reconhecer objetos pelo tato, de discriminar pesos, de localizar sensações térmicas e táteis.

  • Lobos frontais:

Os lobos frontais estão situados na parte da frente do cérebro, que corresponde a cerda de 1/3 do seu volume total. Estes são responsáveis pelas atividades cognitivas que necessitam concentração, pelos comportamentos de antecipação, planificação de atividades, pelo pensamento abstrato, pela memória de trabalho, pelo raciocínio complexo e intervêm, ainda, na regulação das emoções. Os lobos frontais são constituídos por diferentes partes. O córtex motor primário, situado na parte dos lobos frontais, é responsável pelos movimentos da responsabilidade dos músculos. O córtex motor secundário coordena e organiza os movimentos corporais e, tal como na área somatossensorial, as diferentes partes do corpo têm uma representação que é proporcional ao tipo de movimentos que têm de processar. Por trás do córtex motor, fica situada a área de Broca, responsável pela linguagem falada, pela produção de discurso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (87.1 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com