TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Maus tratos infantis

Por:   •  8/11/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.283 Palavras (14 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 2]

[pic 3]

Docente: Raquel Correia

Trabalho elaborado por:

  • Ana Beatriz Diniz
  • Cácia Damião
  • Inês Pinheiro
  • Joana Fábrica
  • Liseta Ribeiro


Índice

Introdução        4

O papel dos educadores face aos maus-tratos        5

O que pode e deve fazer um educador/professor quando identifica casos de maus-tratos?        6

Fazer a denúncia        6

Qual a informação necessária para fazer uma denúncia?        6

Os professores estão preparados para denunciar casos de abuso?        7

Como lidar com a criança?        7

Relação com a família        8

Comportamentos e explicações da família que podem ser comprometedores        8

Possíveis consequências da denúncia de maus-tratos        10

Para o professor/educador        10

Para a criança        11

Para os membros da família        12

Para o alegado ofensor        12

Resultados da denúncia        13

Passos a seguir em caso de maus-tratos        13

Conclusão        16

Sítios WEB com informações uteis        16

Bibliografia        17

Anexos        18


Introdução

        

Os maus-tratos infantis são uma realidade cada vez mais evidente na sociedade atual, essa realidade provoca impactos graves no desenvolvimento da criança.

Existem à nossa volta crianças que são maltratadas, sofrem várias formas de abusos: físicos, sexuais, psicológicos e certo tipo de negligências. É de extrema importância enquanto professor/educador ter algum conhecimento sobre este assunto para que saiba reconhecer estas situações e intervir da melhor forma.

Neste trabalho com o titulo “O papel dos educadores face aos maus tratos” vamos abordas o papel do professor/educador, o que deve observar para estar alerta, o que pode fazer o professor/ educador, as consequências da denúncia e quais os passos a seguir ao detetar uma situação de maus tratos.

Consciencializar a comunidade para a realidade dos maus tratos é tarefa de todos, e em especial dos professores/educadores.


O papel dos educadores face aos maus-tratos

        Na sociedade actual é cada vez mais visível, a importância que as escolas assumem perante o desenvolvimento das crianças, pois os professores assumem um papel bastante importante na estruturação da sociedade. Isto, porque é na escola que as crianças se encontram num período muito importante do seu desenvolvimento a todos os níveis. «Esta fase tão característica da infância, representa uma etapa decisiva na formação da personalidade com consequências fundamentais em todas as motivações e aprendizagens posteriores.» Ministério da Educação e Cultura (s. d., p.14).

O educador/professor intervém a todos os níveis agindo no sentido de preparar a criança para o futuro proporcionando-lhe, bem-estar em todo um espaço, sendo-lhe atribuído algumas responsabilidades pelas seguintes razões:

  • As crianças são pessoas reais que são afectadas pelos acontecimentos que se passam na sua vida, interferindo estes de forma indelével no seu desenvolvimento;
  • Por outro lado os maus-tratos constituem importantes entraves ao desenvolvimento e à satisfação das necessidades socio afetivas mais elementares. Os maus-tratos são factores como a criança se envolver na aprendizagem, na infância precoce, na idade escolar e na adolescência;
  • É um dever moral de qualquer ser humano contribuir para que os direitos de qualquer individuo sejam respeitados para que os direitos de qualquer individuo sejam respeitados. Os professores têm a responsabilidade de denunciar suspeitas de maus-tratos sobre os seus alunos;
  • A principal função da escola é preparar os indivíduos para funcionarem adaptativamente na sociedade. Para isso, é necessário que as crianças desenvolvam competências que lhes permitam dar respostas adaptativas aos vários desafios que terão de enfrentar.

É fundamental que os educadores/professores tenham consciência do facto de que os maus-tratos constituem um dos factores mais prejudiciais ao desenvolvimento adaptativo de funcionamento. Ao não encararem os maus-tratos como algo muito grave, estes estarão também a ser negligentes, por não contribuírem às necessidades das crianças.

Como já foi referido o papel da escola assume um contexto fundamental, não só em denunciar o caso mas também, é na escola que a criança pode experimentar outras experiências de segurança emocional de livre expressão e auto-aceitação, por contraste com ambientes familiares. Este conhecimento permite-lhes considerar os problemas de cada família e de cada criança no sentido de as ajudarem nos domínios em que cada criança mais precisa, como também ajudar as famílias a procurar ajuda para lidar com estas situações.

        Por todas estas razões, o papel do professor é especialmente importante nas situações de maus-tratos, no que refere à prevenção, à identificação do caso e a forma como lidar com as crianças.

O que pode e deve fazer um educador/professor quando identifica casos de maus-tratos?

Fazer a denúncia

Fazer a denúncia significa fazer um pedido de investigação a uma suspeita de maus-tratos. Provar que esse facto existe na realidade não faz parte do papel de quem denuncia. Não cabe ao professor ou ao educador investigar a situação, este, apenas proporciona o seu desenvolvimento, dando conhecimento á Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens em Risco (CNPCJR)

Qual a informação necessária para fazer uma denúncia?

  • O nome da(s) criança(s) e dos membros da família;
  • A morada da criança;
  • O número de telefone (quando disponível);
  • As razões que motivam a denúncia;
  • A existência ou não de maus-tratos prévios.

Os professores estão preparados para denunciar casos de abuso?

        Atualmente, vários estudos têm verificado que os professores estão menos preparados e menos informados ao nível dos maus-tratos nas crianças e jovens.

        De facto, em conversas com outros professores, onde revelam as suas maiores preocupações relativamente às crianças, os maus-tratos são referidos constantemente. No entanto quando se explora o grau de conhecimento dos professores sobre os maus-tratos, estes revelam uma grande falta de conhecimento quanto à identificação e diferenciação dos vários tipos de maus-tratos. Assim, pelo impacto que os maus tratos desempenham no desenvolvimento da criança e pelo privilégio que os professores têm no contacto com as crianças, é fundamental dar informação e apoio aos professores relativamente aos maus-tratos. Esta é uma necessidade que deveria ser considerada na formação inicial de professores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)   pdf (294.2 Kb)   docx (986.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com