TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Métodos de Observação

Por:   •  18/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DO CEARÁ

CURSO DE PSICOLOGIA

DAVID LINO LOBO MARQUES

201602579334

IZALANA PEREIRA NEPOMUCENO

201308231202

MARIA KAROLAYNE LOBO MGALHÃES

201504142012

THALIA ERINÁDIA BRITO GERMANO

201510989056

MÉTODOS DE OBSERVAÇÃO

ATIVIDADE 01

Fortaleza- CE

2017

Atividade de Observação 01 

Data: 22/08/2017

Tempo de permanência: 20 minutos

Horário: das 16h00m às 16h20m

Local da Observação:  Centro Universitário Estácio do Ceará-FIC, unidade Via Corpvs, situado na Rua Eliseu Uchoa Beco, nº 600, no bairro Água Fria, CEP 60810-270, mais precisamente na área das piscinas localizada próximo ao bloco E.

Tipo de observação: Assistemática, de campo, participante, em equipe.

Descrição da Observação

Pôde ser observado em torno de 10 alunos na piscina olímpica da instituição, realizando natação, e uns 7 sentados num banco dentro da área isolada da piscina, em frente a mesma, assistindo a aula, dada por um professor do sexo masculino. Na segunda sala localizada a esquerda da piscina olímpica, notamos a presença de uma turma, com aproximadamente 40 alunos do curso de Educação Física, realizando aula prática com exercícios diversos, guiados por um docente de sexo feminino.

Na guarita contamos 2 seguranças fazendo a ronda no local, sendo que um deles ficava na porta de acesso, onde se localiza uma rampa com corrimão. Na cantina próxima, podíamos contar 1 funcionária no caixa, realizando os pedidos e 2 rapazes tomando café sentados à mesa.

Notamos também a presença de 1 moça sentada à mesa, estudando bem concentrada; um casal ao lado conversando e sorrindo, observando a aula de natação. Ao lado da sala onde estava sendo realizada a aula de Educação Física, num outro espaço físico, ocorria aula de ginástica rítmica com 3 adolescentes guiadas por 1 adulto do sexo feminino.

Aproximadamente pudemos contar uma média de 10 pessoas, adultas e crianças, do sexo masculino e feminino, passando pelo local. Haviam 3 alunas do curso de Psicologia da instituição, da turma da disciplina Métodos de Observação, horário CD –tarde, sala E-404, ministrada pela professora Milena Falcão, realizando atividade de observação com os participantes da aula de natação.

Relatório da Observação

Nesta atividade inicial de observação, podemos analisar o fluxo de pessoas na área observada, o que e como realizavam, num determinado período de tempo, bem como se comportavam em determinados momentos.

Conclusão

Diante desta atividade, pudemos desenvolver habilidades de grande importância para a observação como a concentração e a atenção do objeto de estudo. Neste caso, não direcionamos a atenção para um determinado grupo, mas para um local que abrange diversos sujeitos, cada qual focados na tarefa que realizavam. Este primeiro exercício, serviu para aprendermos sobre como nos comportar numa situação de observação, como escrever sobre o que fora observado, além de capacitar-nos para melhor desenvolvermos nossas habilidades como estudantes do curso de graduação em Psicologia do Centro Universitário Estácio do Ceará.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (63 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com