TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os fatores que influênciam a inteligência

Artigo: Os fatores que influênciam a inteligência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  Artigo  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  5.989 Visualizações

Página 1 de 2

O termo inteligência é derivado de inteligere, intus (entre) e legere (escolher).

A inteligência permite selecionar ou escolher as melhores opções na hora de solucionar uma questão.

D e acordo com Gardner inteligência é o potencial de cada ser humano, não podendo ser quantificado mas observado e desenvolvido através de determinadas práticas.

Podemos definir a inteligência como:

 Psicológica: a capacidade cognitiva de aprendizagem e relação;

 Biológica: capacidade de adaptação perante novas situações inteligência operativa.

A inteligência abarca a capacidade de entender, assimilar, eleborar informação e usá-la de forma adequada.

A inteligência é um desenvolvimento geneticamente determinado. A estimulação deve partir através de educação dos pais, irmãos e companheiros da escola.

Podemos deteerminar dois tipos de inteligência: a prática, recorre a ações e representações perspectivas para resolver problemas e conceitual, a inteligência é abstrata e recional se manifesta na capacidade verbal, simbólica.

Os testes de inteligência avaliam resultados e não os processos mentais.

Ainteligência é uma capacidade complexa influênciada por vários fatores que interagem entre si.

Os fatores que influênciam a inteligência são:

Genética: embora as capacidades intelectuais não sejam determinadas pela hereditariedade, esta estabelece os limites dentro dos quais o desenvolvimento da inteligência é possível. A genética interfere no modo como o sujeito utiliza a informação disponível no meio.

Fatores sociais: as condições econômicas e um meio rico em estimulos afetam o desenvolvimento da inteligência das crianças. O meio social cria contextos de desenvolvimento físico, psicológico e social que podem dificultar ou estimular as capacidades intelectuais.

As expectativas próprias e dos outros, que podem ser positivas ou negativas, estimulam ou dificultam a capacidade de ser inteligente. Se as expectativas são positivas estimulam as capacidades intelectuais, se são negativas bloqueiam - as.

A inteligência emocional é o equilibrio das ações e atitudes de um indivíduo através do qual ele aprende a ter autocontrole.

A inteligência emocional é o fator básico para a melhoria do homem aumentando a produtividade, e equilibrando a sua autoestima.

O individuo que encontra apoio, sabendo que poderá ser compreendido e não punido, tem mais facilidade em aceitar novas idéias e sugestões.

A inteligência se mantem estável durante a maior parte da vida adulta., essa estabilidade atinge a aptidão para definir e usar palavras, para acrescentar conhecimentos da cultura geral e para o envolvimento em raciocínio práticos sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com