TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os vínculos entre estímulos ambientais neutros e ações fisiológicas

Tese: Os vínculos entre estímulos ambientais neutros e ações fisiológicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  Tese  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 2

Pavlov (1889_1936)

- Conexões entre estímulos ambientais neutros e atividades fisiológicas.

Respostas Incondicionais (RI) são comportamentos involuntários, não aprendidos e importantes pata a sobrevivência da espécie. De certa maneira, são causados também por estímulos incondicionais (EI). Como por exemplo, quando o bebê suga ao colocarem um objeto na sua boca. Foi no estudo com animais em laboratório, em especial a digestão de cães, que Pavlov percebeu que alguns estímulos provocam a salivação e a secreção estomacal do animal, o que deveria ocorrer apenas quando o animal ingerisse o alimento. A partir disso, ele percebeu que o comportamento do cão estava condicionado a esses estímulos, normalmente aplicado poucos instantes antes do cão se alimentar.

Acionando a campanhia antes de alimentar o cão. Pavlov percebeu que as reações já se faziam presentes. Assim, o estímulo “campanhia” provocou reflexos alimentares no cão (respostas) mesmo sem a presença do alimento. Constatou ainda, que o cão podia ser enganado por muito tempo. Os reflexos sumiam se a comida não fosse dada ao cão logo.

Termos presentes na teoria de Pavlov

1. Eliciar -> provocar uma resposta automática. Dado um estímulo tem-se uma resposta;

2. Pareamento (ou emparelhamento) -> associação de estímulos. Para o condicionamento, usa-se normalmente um estímulo neutro.

3. Estímulo incondicionado -> efeito que elicia naturalmente certa resposta reflexiva. Tal estímulo não necessita de nenhuma estória de pareamento vivida por um indivíduo para provocar o reflexo. Ex.: A irritação nasal (EI) causa naturalmente o espirro (RI).

4. Estímulo neutro -> evento que não provoca nenhuma espécie de resposta reflexiva.

5. Estímulo condicionado -> estímulo inicialmente neutro, que passa provocar uma resposta reflexa a partir de uma sucessão bem sucedida de pareamentos. Um estímulo neutro, depois de ser emparelhado um numero suficiente de vezes com um estímulo incondicionado, passa a eliciar a mesma resposta que este, podendo substituí-lo.

Os Achados de Pavlov

- As relações entre ambiente e fisiologia são também de cunho psicológico e não também apenas biológico.

- Mostrou comportamentos essencialmente biológicos como salivação e sucção não eram apenas de natureza fisiológica, mas podiam ser controlados por fatores ambientais e psicológico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com