TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE ESTUDOS – TEORIA E SISTEMAS EM PSICOLOGIA

Por:   •  10/10/2018  •  Resenha  •  1.103 Palavras (5 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 5

PLANO DE ESTUDOS – TEORIA E SISTEMAS EM PSICOLOGIA: 2S – NP1.

Segundo B. F. Skinner, existem vários subprodutos derivados do controle exercido pelo grupo e pelas agências sociais. O campo da psicoterapia engloba alguns desses subprodutos que incapacitam o indivíduo ou que são perigosos para ele/para seu grupo social. Quais são? O medo, a ansiedade, a raiva e a depressão são considerados subprodutos emocionais do controle.

Behaviorismo – Watson > Pavlov e Skinner: E – R

O

Bandura: S R

A terapia cognitiva comportamental tem um enfoque: No aqui e no agora, lidam com situações atuais deixando de lado os traumas passados ou as fixações (etapas de Freud) para que possa ser pautado apenas o presente.

B. F. Skinner definiu a personalidade como: Uma coleção de padrões do comportamento.

A Psicanálise, que nasce com Freud na Áustria, a partir de praticas médicas (mesmo ele sendo neurologista), recupera para a Psicologia a importância da afetividade e postula o inconsciente como objeto de estudo, quebrando a tradição (do behaviorismo) da Psicologia como ciência da consciência e razão.

Segundo B. F. Skinner, o modo efeito de remover um operante de repertorio de um organismo é através de: Extinção.

O Behaviorismo, a Gestalt e a Psicanálise são considerados, por inúmeros autores, as três mais importantes tendências teóricas da Psicologia no século XX.

No processo terapêutico e de postulação teórica, Freud, inicialmente, entendia que todas as cenas relatadas pelos pacientes tinham de fato ocorrido. Posteriormente, descobriu que poderiam ter sido imaginadas, mas com a mesma força e consequências de uma situação real. Aquilo que, para o individuo, assume valor de realidade é a realidade psíquica. E é isso o que importa, mesmo que não corresponda a realidade objetiva.

O funcionamento psíquico é concebido a partir de três pontos de vista: O econômico (existe uma quantidade de energia que "alimenta" os processos psíquicos/energia pulsional).

O tópico (o aparelho psíquico é construído a partir de um numero de sistemas que são diferenciados quanto a sua natureza e modo de funcionamento, o que permite considera-lo como “lugar” psíquico).

Primeira tópica: ICS / CS / PCS – Segunda tópica: ID(ISSO) / EGO(EU) / SUPER EGO(SUPER EU)

(Quando ele criou a segunda tópica, ele não anulou a primeira mas sim fez uma complementação da mesma).

(O ego e o super ego tem parte inconsciente e parte consciente, já o ID, apenas parte inconsciente).

O dinâmico (no interior do psiquismo existem forças que entram em conflito e estão, permanentemente, ativas; e a origem dessas forças é a pulsão/é uma briga entre as forças psiquicas).

Compreender os processos e fenômenos psíquicos é considerar os três pontos de vista simultaneamente.

A pulsão refere-se a um estado de tensão que busca, através de um objeto, a supressão deste estado. Eros é a pulsão de vida e abrange as pulsões sexuais e as de autoconservação. Tanatos é a pulsão da morte, pode ser autodestrutiva ou estar dirigida para fora e se manifestar como pulsão agressiva ou destrutiva.

Sintoma, na teoria psicanalítica, é uma produção – quer seja um comportamento e quer seja um pensamento – resultante de um conflito psíquico entre o desejo e os mecanismos de defesa. O sintoma, ao mesmo tempo em que sinaliza, busca encobrir um conflito, substituir a satisfação do desejo. Ele é ou pode ser ponto de partida da investigação psicanalítica na tentativa de descobrir os processos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (48.2 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com