TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRATICAS RESTAURATIVAS E CIRCULOS DE CONSTRUÇÃO DE PAZ

Por:   •  22/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  826 Palavras (4 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 4
  1. Defina práticas restaurativas.

Práticas restaurativas são formas de gerenciamento de conflitos, através das quais um facilitador auxilia as partes direta e indiretamente envolvidas em um conflito.

  1. Como se originaram as práticas.

Originaram-se do modelo de justiça restaurativa cuja filosofia surgiu inicialmente dentro do campo da justiça criminal e basearam-se em praticas oriundas de comunidades indígenas, principalmente no sudeste Asiático e do Canadá.

  1. Cite alguns dos objetivos das praticas restaurativas?

Ajudar na segurança da comunidade escolar, desenvolver competências nas pessoas, trabalhar valores humanos essenciais, assumir responsabilidades.

  1. O que a disciplina restaurativa busca?

Ela busca levar ao jovem a compreensão, do dano causado por suas ações e como combina alto controle e apoio ela leva o jovem á reflexão, á responsabilização e a restauração dos danos causados.

Mediação (Cap. 05)

A mediação é uma ferramenta muito eficiente e que sempre pode ser usadas nas escolas diante de situações de conflitos. Ela é uma reunião entre o facilitador/ mediador e as partes envolvidas visando o restabelecimento do dialogo, atualmente as escolas tem usado muitos alunos como mediadores, que são chamados de “mediadores de pares”, “mediadores jovens” e “mediadores mirins”.

Os passos para uma mediação são á pré-mediação, e a mediação. Na pré-mediação as partes primeiramente devem concordar com a mediação, é aquele momento em que o mediador ganha a confiança das partes, ouvindo-as de cada vez, delimitando o problema e convidando-os para a mediação.

Na mediação o mediador recebe as pessoas ás convida para sentar de preferencia uma de frente para a outra, deixando-as á vontade e logo inicia uma conversa mostrando preocupação com ambas e mostrando também disposição para ajudar. O mediador deve pedir ás partes que procurem restabelecer um dialogo, tentem solucionar a questão, usem técnicas para um bom dialogo (de forma alguma fazer qualquer tipo de ataque), não interromper o outro quando estiver falando, não culpar uma a outra, e manter confidencia sobre o que for abordado durante a mediação.

O mediador deve entender quais são os sentimentos e as necessidades das partes envolvidas e focar nelas para uma boa mediação e para dar fim ao conflito. Após a solução ser encontrada o mediador pode fazer uma ata ou um formulário escrito de forma simples e assinada por ambas as partes, e agradecer a colaboração.

Círculos de construção de paz (Cap. 06)

O circulo é uma importante forma geométrica para reuniões pedagógicas, para atividades escolares e para a resolução de conflitos em geral. Pois ele estabelece uma conexão profunda entre as pessoas explorando suas diferenças ao invés de elimina-las, ele é bastante usado como forma de “quebrar o gelo”, acalmando desacordos e discórdias.

Os círculos de construção de paz representam os costumes dos povos tradicionais da América e da Nova Zelândia. Temos por exemplo círculos de entendimento, para compreensão de questões de apoio, para apoio a vitima ou ao ofensor do ato danoso. Para poder organizar um processo circular adequadamente é preciso primeiramente preparar, ver se aquele processo é adequado para  o fim indicado, se as pessoas envolvidas querem participar e se estão abertas ao dialogo.

Em seguida precisa-se de facilitadores e de um tempo suficiente para a aplicação do circulo, um limite aceitável de participantes é o de no máximo 40, dependendo do tipo de circulo. É preciso definir quem sera o guardião ou facilitador, dia e horário do encontro e focar no contexto do problema escolhido. No dia marcado podem ser feitas dinâmicas colocando algum objeto que possua significado para o grupo como peca central do circulo, lembrando que o circulo não pode ser muito demorado para não perder o foco do problema e nem dispersão, é muito importante que todos ou a maioria participe expondo suas ideias e opiniões. No final faz-se o encerramento resumindo tudo que foi vivido e tirado como experiência e agradecendo aos participantes, é importante que haja um acompanhamento para monitorar os acordos que foram feitos durante o circulo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (84 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com